Marketing de afiliados: o que é, como começar e principais erros - INFOCU

Marketing de afiliados: o que é, como começar e principais erros

O marketing de afiliados pode representar uma grande oportunidade para impulsionar os negócios ou fazer renda extra

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marketing de afiliados
Fonte: Freepik

O marketing de afiliados ganhou um grande espaço no mercado devido a dinâmica atrativa dessa opção para a divulgação de serviços e produtos de empresas. No caso, a partir de uma tática aplicada de forma certa, há uma comissão por cada venda feita e a porcentagem pode variar de forma notável entre os vários sistemas e produtos presentes no mercado.

Imagine alguém que resolveu apostar na criação de um curso online de confeitaria e deseja que o produto alcance um maior número de pessoas. Essa pessoa pode se inscrever em plataformas com programas de afiliados para alavancar o seu negócio.

Hoje em dia, há uma série de plataformas de afiliados, como Hotmart, Monetizze e até mesmo o Associados Amazon. No entanto, para obter um bom retorno, é preciso ter atenção em diferentes fatores. A seguir, será possível ver alguns deles, os principais erros e demais aspectos do marketing de afiliados.

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Como começar no marketing de afiliados?

Em primeiro lugar, é crucial ter noção do mercado digital, o que abrange questões como a operação das vendas online, recursos que podem ter aplicação, concorrentes, tendências, entre outras. Até mesmo quem não tem muito entendimento deste meio pode apostar no conhecimento, se dedicar e descobrir mais, não apenas sobre o mercado como um todo, como a respeito de aspectos que abrangem os produtos ou serviços que contarão com a divulgação.

Não se deve esquecer que a proposta do marketing de afiliados é tornar o alcance de uma certa marca mais amplo. Para isso, os afiliados devem usar do espaço que têm para conquistar cada vez mais a audiência.

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Desse modo, uma vez que o marketing de afiliados é uma estratégia de divulgação de produtos e serviços de terceiros, um ponto crucial é se estabelecer no meio digital. Por mais que não seja obrigatório ter um site, analisar canais para a conquista do público-alvo vale a pena, como um podcast, blog ou canal do youtube.

Com conhecimento, será possível escolher de um modo mais seguro uma plataforma para uso, assim como o método para divulgação. Vale lembrar que quando se fala em plataforma nesse momento, trata-se tanto das que possuem os programas de afiliados quanto os canais que atenderão cada tática. No segundo caso, não se esqueça de checar opções que te deixem à vontade para a criação de conteúdo.

As principais dicas para quem deseja apostar nessa opção

Além dos pontos anteriores, existem algumas dicas gerais que podem contribuir com a jornada de quem quer apostar no marketing de afiliados. Tais dicas são voltadas em sua maioria para os afiliados, porém, algumas podem ser aplicadas por marcas que querem conhecer diferentes perspectivas da estratégia.

Além do mercado digital em si, saber sobre a empresa e o produto é crucial para a criação de conteúdos, alcance do público de forma correta, entre outros fatores. Vale também pensar na imagem do afiliado, por exemplo, no que ele representa para o público, uma vez que a relevância do conteúdo e credibilidade também são questões a se levar em consideração.

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Fonte: Freepik

Isso porque o afiliado assume um importante papel entre as empresas e respectivas audiências. Com isso, também é preciso se concentrar na segmentação do produto ou serviço para obter uma melhor direção. Afinal, a estratégia de marketing de afiliados deve ter um público bem definido para a execução. Desse modo, as chances de atração, conversão e fidelização serão maiores.

Por outro lado, testar formas distintas de anúncios, até em canais diferentes, também vale a pena para elevar o alcance da mensagem. Só não se esqueça de que devem ter uma escolha estratégica, levando em consideração os pontos acima.

Quais são os principais erros no marketing de afiliados?

Em qualquer área, é comum que diferentes erros ocorram. Logo, vale a pena buscar dados também sobre eles para amenizar as chances de ocorrência, seja para profissionais iniciantes ou experientes. Em meio as principais falhas que podem existir, estão os seguintes pontos:

Ter métricas ignoradas

Dados são valiosos no marketing e não seria diferente ao se tratar da opção de afiliados. Todas as estratégias devem ter uma checagem constante. Dessa forma, será possível ver o que precisa de ajuste e quais são os resultados de forma mais precisa.

Se lembre que, o acompanhamento será crucial para analisar a saúde de sua atividade online em diferentes aspectos, como atratividade, conversão e retorno no geral.

Afiliação em diversos produtos de uma vez 

Essa dica serve, em especial, para quem deseja começar no marketing de afiliados. Sem dúvidas, é preciso ter consciência dos processos e das estratégias mais adequadas, mas ao escolher vários produtos de uma vez, pode ser difícil ter consistência no retorno.

Com o tempo, será mais viável apostar na expansão do catálogo de produtos, sejam de nichos distintos ou não. A ideia é ganhar conhecimento e tomar decisões melhores, o que também abrange a escolha do nicho. Essa é outra dica valiosa, pois é comum que nichos mais populares no momento chamem maior atenção, mas vale a pena checar o que se pode ofertar para o público dentro de um tema que tenha domínio ou interesse. 

Não se esqueça que, esse mercado segue crescendo e reúne grande potencial para os vários nichos. Logo, é crucial se atualizar sempre para potencializar as chances de obter resultados positivos a partir do marketing de afiliados. Por fim, de acordo com o citado, desde o início, a dedicação deve existir em cada passo, assim como a reunião de dados.

Nathalia Oliveira

Graduada em Jornalismo especializada em SEO, finanças e redação de artigos. Sou apaixonada por contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas.

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