Jeito Disney de encantar clientes: veja as principais informações
O jeito Disney de encantar os clientes conta com esses consumidores como o núcleo das estratégias, o que potencializa a retenção.
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A atração, conversão e retenção de clientes é algo de interesse de qualquer empresa. E, o jeito Disney de encantar clientes se destaca nesse meio pela eficácia ao encantar e fidelizar as pessoas. Além de ser o nome de um livro do Disney Institute, por Richard Branson, é uma metodologia atrativa para os negócios.
Aliás, a Disney é um dos principais grupos de entretenimento ao se tratar de parques temáticos. Uma pesquisa do Mercado & Eventos indicou que, só em 2018, 157,3 milhões de pessoas visitaram os parques. Além disso, pesquisas a respeito de visitantes de 2014, indicam que 70% das pessoas já tinham visitado antes.
Certamente, a rentabilidade é um ponto importante nesse cenário e está associada com diferentes pontos que serão abordados no decorrer do texto.
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Saiba mais sobre o jeito Disney de encantar os clientes
Naturalmente, em meio a pandemia, diversas atrações e práticas nos parques temáticos do grupo Disney foram comprometidas. No entanto, ocorreu o retorno gradual e o encantamento segue em meio aos clientes. Como isso é possível?
Atenção aos detalhes
Certamente, esse é um dos pontos de maior destaque. Isso porque muitas pessoas pensam que o impacto vem de ações que geralmente podem ser relativamente caras e exibicionistas. No entanto, não se pode deixar a atenção aos detalhes de lado.
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O jeito Disney de encantar trabalha esse aspecto tanto no atendimento quanto na estrutura dos parques e em demais aspectos. As empresas também podem trabalhar isso de várias formas, por exemplo, em uma comunicação mais personalizada.
Experiência única e cliente como núcleo no jeito Disney de encantar clientes
No jeito Disney de encantar, o cliente é o núcleo e por isso, em todos os pontos de contato, a excelência é trabalhada. Esse fator pode ser percebido principalmente com um dos métodos criados pelo grupo, o Método H.E.A.R.D. Aliás, essa tática é uma grande inspiração para outras empresas.
O Método condiz com Hear, Empathize, Apologize, Resolve e Diagnose, em tradução, Escute, Empatize, Desculpe-se, Resolva e Diagnostique. Cada ponto pode ter diferentes interpretações e serem aplicados de formas distintas. No entanto, é interessante falar sobre eles em um cenário mais geral.
Em primeiro lugar, escutar o cliente é algo que dá a oportunidade de ter uma troca interessante. Ao ouvir sem interromper, será possível promover uma experiência ainda melhor, com uma resolução de problemas mais cuidadosa, entre outros aspectos que podem se tornar ainda mais específicos.
Já no que diz respeito a ter empatia, é algo que consiste em se colocar no lugar do cliente. A partir disso, será possível trabalhar a habilidade de se conectar de forma mais autêntica e personalizada.
Em alguns momentos, é normal que ocorram falhas e neles, se desculpar de maneira sincera, é indispensável. Por isso, esse é o terceiro ponto do jeito Disney de encantar clientes. E, de certa forma, está ligado com o seguinte, uma vez que assumir os erros também envolve disposição para resolver diferentes situações.
Por fim, é preciso diagnosticar, ou seja, analisar cada processo em busca do aprimoramento e correções necessárias. Inclusive, é uma forma de surpreender os clientes com melhorias constantes.
Confira mais aspectos sobre a retenção de clientes
Certamente, o jeito Disney de encantar clientes tem um grande impacto para a retenção e, nesse ponto do texto, você obterá mais informações a respeito do que se pode fazer para reter os consumidores.
Assim como citado, o cliente como foco tem grande destaque. Aliás, envolve a forma de se organizar e se adaptar para trabalhar a excelência na experiência de cada um.
No que diz respeito ao atendimento, desde o primeiro contato é indispensável prestar um bom suporte e que se preocupe em atender as expectativas dos clientes. Por isso, muitas empresas possuem equipes específicas para essa parte, inclusive com estratégias de boas-vindas e de pós-venda.
Além de refinar o processo de atendimento, apresentar resultados concretos contribui com a construção e reforço da autoridade da empresa. Os clientes não precisam mostrar pouco ou nenhum interesse de recorrer novamente a empresa para que esse tipo de estratégia exista.
Por isso, a coleta de dados se faz crucial, inclusive para medir o desempenho da empresa. Sendo assim, se deve ir além das métricas e ouvir também o que os clientes têm a dizer, sendo ambos pontos de grande importância.
Além desses aspectos, valorizar a empresa e sua trajetória são ações que também fazem grande diferença. Não se esqueça que isso envolve valorizar os clientes antigos tanto quanto os novos.
Por fim, se deve considerar que cada empresa conta com as suas especificidades, tanto em relação ao público-alvo quanto a orçamento e demais pontos de atuação. Seja para aplicar aspectos do jeito Disney de encantar clientes ou outros associados à atração, conversão e retenção.