Influencer digital: como se tornar um?
A profissão de influenciador digital está cada vez mais em destaque no mercado devido a forte presença das redes sociais no dia a dia.
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Hoje em dia, atuar como digital influencer é considerado uma profissão. Em meio aos avanços digitais e popularidade das mídias sociais, é uma atuação cada vez mais em destaque, assim como o crescimento da concorrência.
Aliás, para compreender ainda mais esse cenário, vale considerar que antes o “boca a boca” era de grande importância para divulgação de serviços e produtos. Logo, com maior acesso da internet e surgimento do marketing digital, o influenciador se tornou um meio muito visado e como consequência, o marketing de influência.
Não é à toa que, de acordo com o Business Insider, a estimativa é de que até o final desse ano, essa área esteja valendo aproximadamente R$79 bilhões, considerando a movimentação significativa que já promove. No entanto, como se tornar um digital influencer? Quais são os tipos? As respostas para essas e outras perguntas estão disponíveis a seguir.
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O que é digital influencer e quais são os tipos?
Basicamente, o influenciador digital ou digital influencer é uma pessoa que está em posição de influenciar o comportamento de seu público. É muito importante ter atenção a essa definição, pois indica também que não há necessariamente um padrão do canal de atuação ou do tamanho da audiência.
Desse modo, os profissionais dessa área se dividem em diferentes classificações enquanto audiência, nicho, entre outros aspectos. Em primeiro lugar, por mais que seja muito comum pensar no Instagram, o digital influencer pode atuar em diferentes redes sociais, como o Twitter, Youtube, TikTok, Facebook, entre outras plataformas que visam a produção de conteúdo e as interações.
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Já ao falar dos principais nichos de atuação, é algo realmente abrangente, uma vez que há influenciadores associados a pets e viagens até mesmo ciência, tecnologia e restaurantes. Sendo assim, dentro de beleza, bem-estar, lifestyle, moda e comportamento, há uma série de nichos.
Além desses pontos, os influenciadores podem ser celebridades, por exemplo, cantores e atrizes ou pessoas locais que seguem determinado nicho e influenciadores que possuem outra profissão. Nesse último caso, usam as redes sociais como um meio de gerar autoridade e, com o alcance e engajamento do público, acabam se enquadrando como influenciadores.
Quais são as principais dicas para se tornar um digital influencer?
Naturalmente, cada forma de atuação, o que envolve a audiência e recursos usados, conta com as suas particularidades. Todavia, há algumas dicas gerais que podem contribuir com quem deseja atuar nessa área, tais como:
Defina o tipo de influencer que será
Ao longo do texto, é possível compreender o quanto esse meio é amplo. Uma vez que há influencers que apresentam diferentes maneiras de lidar com o público, parcerias, entre outros fatores. Logo, é interessante identificar qual tipo é mais compatível com você.
A partir disso, será possível ter um direcionamento maior em tudo o que for fazer, desde a busca por aprendizado até os conteúdos. Há várias maneiras de se desenvolver e o melhor é que seja algo alinhado com sua personalidade, valores e recursos.
Estude marketing digital
Não é à toa que, hoje em dia, o marketing digital está em alta. Afinal, muitas empresas passaram a apostar na transformação digital, o que influencia também nas escolhas estratégicas em prol do crescimento, atração de consumidores, entre outros fatores.
Nesse contexto, o marketing digital contribui com um maior conhecimento das plataformas e seus recursos, o que pode ser determinante para um posicionamento mais estratégico, postagens e construção de autoridade. Não se esqueça da importância de saber usar de modo estratégico cada ferramenta, uma vez que hoje em dia há recursos específicos para criadores de conteúdo.
Também é interessante estudar vendas e outros temas que sejam relevantes tanto para essa forma de atuação, quanto para o seu nicho. A busca por conhecimento pode ocorrer de diversas formas, inclusive ao participar de eventos, onde também é possível cuidar do networking. Afinal, em qualquer área uma rede de contatos é importante. A partir disso, indicações para oportunidades, parcerias em conteúdos, entre outros fatores vantajosos podem surgir.
Lembre-se: não há um padrão para seguir
A naturalidade é um dos principais aspectos que chamam a atenção do público, em especial, pelo potencial que se observa para que exista a proximidade e identificação. Todavia, por mais que existam dicas gerais, é preciso ter cautela ao querer seguir um certo padrão para se tornar digital influencer.
Isso porque cada nicho, audiência e cada profissional conta com as suas particularidades. E, a partir da sua atuação, será possível identificar os melhores parâmetros para seguir.
Sendo assim, não é preciso esperar ter um certo número de seguidores, equipamento, a mesma disponibilidade de postagem de alguém, entre outros aspectos que servem comumente como comparação.
Em outras palavras, a maior preocupação deve ser a produção de conteúdos que sejam relevantes para o público e a busca pelo aprendizado na área. Por fim, se pode perceber que é uma área que, assim como outras, exige estudo e comprometimento.