Habilidades para colocar no currículo: TOP 5 melhores para qualquer vaga
Conquiste a vaga dos sonhos com essas dicas de habilidades para colocar no currículo.
Anúncios

Você está buscando o primeiro emprego, tentando conquistar a vaga dos sonhos ou apenas conferindo como está o mercado de trabalho? Seja qual for o seu caso, uma coisa é certa: o mercado está cada vez mais competitivo. Por isso, para se destacar, é fundamental focar nas habilidades para colocar no currículo.
Atualmente, muitas pessoas possuem formações acadêmicas como graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, enquanto outras acumulam anos de experiência. Diante disso, os recrutadores enfrentam dificuldades para escolher o candidato ideal para a vaga. Nesse cenário, o que você entrega a mais se torna o grande diferencial dessa escolha.
Então, o que faz você se destacar dos outros candidatos? Quais são os seus pontos fortes? Essas questões costumam ser decisivas, e é essencial incluí-las no currículo. Mas como fazer isso? Fique tranquilo! Neste conteúdo, vamos apresentar as principais habilidades para colocar no currículo para impressionar os recrutadores. Continue lendo!
Anúncios
O que são soft e hard skills?
Os termos podem parecer desconhecidos à primeira vista, mas você certamente sabe o que significam na prática. Soft skills e hard skills representam as habilidades e competências técnicas que um profissional desenvolve ao longo da carreira.
As competências, também chamadas de hard skills, englobam tudo o que torna você um profissional tecnicamente capacitado. Sua formação superior, especializações, cursos, treinamentos e workshops fazem parte desse conjunto. Em outras palavras, são conhecimentos que você pode facilmente comprovar por meio de diplomas e certificações.
Anúncios
Por exemplo, algumas hard skills incluem fluência em outro idioma, como inglês, domínio avançado do Excel, conhecimento em logística e carteira de motorista categoria D.
Por outro lado, as soft skills são habilidades que fazem de você um profissional único. Elas envolvem sua capacidade interpessoal, comportamental, social e emocional. Ou seja, mostram como você lida com problemas e desafios, colabora em equipe, trabalha sob pressão e se adapta a cenários adversos.
Por que as habilidades são importantes?
Grande parte do sucesso de um trabalho depende mais de como ele é percebido e resolvido do que das técnicas aplicadas. Isso não significa que as competências não sejam importantes – muito pelo contrário. No entanto, o mercado de trabalho já reconheceu que o comportamento também exerce uma influência significativa nos resultados.
Por exemplo, em uma vaga de gestor, não basta o candidato dominar as funções do setor se ele não possui uma boa comunicação ou tem dificuldade em demonstrar empatia. Nesse caso, ele se encaixaria melhor em uma vaga mais operacional, onde essas habilidades interpessoais não são tão exigidas.
Portanto, manter o equilíbrio entre soft skills e hard skills é essencial. Dessa forma, você não apenas se destaca nos processos seletivos, mas também fortalece seu desenvolvimento profissional a longo prazo.
Quais habilidades colocar no currículo?
Agora que você compreendeu melhor o que são as habilidades e qual a sua importância, pode estar se perguntando: entre tantas, quais devo colocar no currículo?
A primeira dica para fazer essa escolha é simples, mas fundamental: não minta. O objetivo de adicionar soft skills não é criar a ilusão de um profissional perfeito, mas sim destacar seus pontos fortes. Por isso, em vez de apenas listar habilidades, valorize aquilo que realmente diferencia você dos demais.
Outra dica essencial é identificar quais habilidades são mais relevantes para a vaga. Muitos anúncios de emprego já especificam as competências esperadas dos candidatos. A partir disso, reflita sobre quais você realmente domina. Esse exercício de autoconhecimento pode parecer desafiador, então, se precisar, peça ajuda a alguém de confiança.
Mas, podemos destacar algumas das habilidades para colocar no currículo que são coringas e costumam agradar os recrutadores. São elas:
1. Adaptabilidade
É fato que o mundo está cada vez mais dinâmico e que as coisas mudam muito rapidamente. A própria inteligência artificial é uma prova de que a forma como realizamos tarefas pode mudar do dia para a noite. Por isso, superar desafios e se manter competitivo em um mercado instável é altamente valorizado no meio corporativo.
Se você não tem medo de mudanças, busca soluções inovadoras ou até mesmo se sente confortável sem uma rotina de trabalho fixa, a adaptabilidade pode ser uma habilidade importante para incluir no seu currículo.
2. Liderança
Liderar vai muito além do cargo que você ocupa – trata-se de como as pessoas enxergam você. Você é visto como uma referência? As pessoas procuram você para pedir conselhos ou ajuda? Aqui, a liderança se refere à capacidade de inspirar, orientar, aconselhar e fortalecer a equipe, criando um ambiente seguro e colaborativo.
3. Comprometimento
Pode parecer clichê, mas o comprometimento tem se tornado cada vez mais raro e pode ser percebido já na forma como você se comporta em uma entrevista. É aquela velha questão de “vestir a camisa da empresa”.
Você cumpre prazos e se esforça para entregar o que prometeu? Se a resposta for sim, o comprometimento é uma habilidade essencial para destacar no seu currículo.
4. Resiliência
Diz respeito à sua habilidade de cuidar de si mesmo e manter a resiliência, mantendo-se firme diante de desafios, obstáculos e contratempos, principalmente em situações de alta pressão.
A exigência por resultados pode ser um disruptivo para quem não possui um preparo emocional sólido. Por isso, é fundamental mostrar que você consegue manter a produtividade mesmo diante de situações adversas.
5. Boa comunicação
A comunicação é a base de qualquer relação, e no ambiente de trabalho não é diferente. Nele, você precisa conviver com diversas pessoas que, muitas vezes, têm crenças diferentes das suas. Por isso, saber se comunicar com todos é essencial para uma boa convivência.
Ficou mais simples de selecionar as suas habilidades para o currículo? Esperamos que sim! E se você gosta deste tema, não deixe de ler o nosso conteúdo com dicas para desenvolver habilidades sociais.