Guia para iniciantes: aprenda como ser motorista Uber!
Pular para o conteúdo

De casa às ruas: tudo o que você precisa para ser motorista Uber

Depois de atender a todos os requisitos cadastrais da plataforma, o motorista é habilitado a trabalhar em até 7 dias.

Anúncios

ser motorista Uber
Fonte: Freepik

Segundo o Ipea, o Brasil possui aproximadamente 1,5 milhão de motoristas de aplicativos, 485 mil deles dirigem para a Uber. Isso porque ser motorista Uber hoje está sendo muito lucrativo para aqueles brasileiros que sabem tirar proveito de corridas rentáveis.

Assim, os altos lucros somados à alta flexibilidade de rotina de trabalho tem feito com que muitos deixem o diploma de lado e saiam às ruas sobre quatro rodas para prestarem serviço de transporte.

Anúncios

E, claro, a facilidade de se cadastrar e a agilidade de liberação para rodar é um grande atrativo de uma das maiores empresas que visa conectar motoristas a passageiros. Entenda a seguir como você pode executar o seu cadastro na Uber hoje mesmo!

Requisitos para se cadastrar no site da Uber

Para começar na profissão de motorista Uber, é necessário fazer o cadastro no próprio site da Uber, repassando as suas informações pessoais para o preenchimento do cadastro.

Anúncios

Vale dizer que você precisará ter em mãos alguns documentos para finalizar a sua conta, como: carteira de motorista, identidade e documentação regular de seu carro de trabalho. Veja a seguir a lista de documentos que você irá precisar:

  • Carta de motorista habilitada para execução de funções remuneradas;
  • Veículo elegível à plataforma;
  • Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo;
  • 21 anos.

Lembrando que todos os esses documentos serão analisados pela Uber, inclusive os antecedentes do veículo e os seus. Portanto, é essencial que não constem restrições criminais em seu nome. No mais, após a análise apurada da Uber, o motorista estará apto a trabalhar em até 7 dias.

4 dicas para quem está começando agora na profissão de motorista Uber

ser motorista Uber
Fonte: Freepik

Uma vez que o seu cadastro foi aprovado, agora você precisará se preparar para iniciar as suas corridas, aumentando assim o seu desempenho e qualificação. Aliás, você pode começar a aplicar algumas dicas que apresentaremos aqui antes mesmo de ir às ruas. Então, aperte o cinto e confira essas dicas especiais que separamos para você!

1.  Lave o seu carro regularmente

Todo profissional que se preze mantém seus equipamentos de trabalho limpos. E com um motorista Uber não poderia ser diferente.

Lave o seu carro com certa regularidade tanto externamente como internamente. Isso porque, ao fazê-lo, você promove um ambiente agradável ao passageiro, que verá o seu carro com bons olhos.

Lembre-se que no percurso todo o passageiro estará analisando a parte interna do carro, parte está em que ficará por um bom tempo. E, caso ele encontre um carro sujo, possivelmente te dará uma avaliação baixa no app.

Além de um carro limpo, você ainda pode deixar um potinho de balas, um mimo para o cliente se deliciar enquanto segue viagem. É uma atitude simples, mas que pode fazer toda a diferença na hora do feedback.

2.   Escolha bem os postos de trabalho

Regiões comerciais, hotéis e restaurantes são ótimas localidades para quem decide trabalhar fora do horário de pico. Isso se deve ao fato dessas regiões serem bastante movimentadas, o que aumenta as chances de você, motorista Uber, conseguir uma corrida.

Por outro lado, evite aceitar corridas em ambientes afastados, com baixa movimentação e visibilidade acuada. Esses ambientes são propícios para roubos e, muito possivelmente, você não conseguirá nenhuma viagem.

3.   Evite pagamentos em dinheiro em espécie

Atualmente, a Uber já permite que o motorista aceite apenas corridas pagas com o cartão de crédito, o qual é integrado ao próprio app. Isso facilita muito na hora de gerenciar os recebíveis, uma vez que o motorista não precisa ter em mãos uma quantia para troco.

Além disso, a liberação do pagamento, unicamente e exclusivamente, pelo cartão também auxilia na segurança do motorista e do passageiro, em casos de tentativas de roubo. Então, não pense duas vezes na hora de tirar corridas em dinheiro do seu dia a dia.

4.   Não rode vazio

É comum para quem está começando ficar ansioso por corridas. E, assim, ao chamado do app, os iniciantes acabam aceitando qualquer corrida sem saber se realmente vale a pena.

A dica aqui é evitar aceitar viagens em que você terá que se locomover mais de 3 km. Lembre-se que em todo o trajeto percorrido até o passageiro você não receberá nem um centavo. Afinal, um motorista Uber só ganha a partir do momento em que o passageiro está dentro do carro. Portanto, analise bem antes de tomar qualquer decisão de aceite.

Prontinho! Agora você já tem tudo o que precisa para ser motorista Uber e potencializar ainda mais o seu desempenho. Se gostou das dicas, compartilhe-as nas redes e se quer saber quanto ganha um motorista de aplicativo, fique com a gente!

    Gabriel Mello

    Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.