Motorista de aplicativo: o que é preciso para se tornar um?
Pular para o conteúdo

Quanto ganha um motorista de aplicativo?

Ser um motorista de aplicativo pode te trazer flexibilidade de horário e independência financeira. Saiba mais a seguir!

Anúncios

Hoje em dia, usufruímos bastante do trabalho de motorista de aplicativo. Esse serviço com certeza é mais econômico do que os táxis, por exemplo. Além disso, ser motorista de aplicativo é uma das maiores novidades no mundo do trabalho.

Sabemos que o trabalho de motorista já existe há muito tempo, entretanto, essa facilidade por aplicativo é recente. O trabalho de motorista de aplicativo gera renda extra ou fixa mensal, e pode ser a sua nova opção. Geralmente, quem busca por esse trabalho precisa de uma oportunidade para sobreviver com o próprio dinheiro.

Anúncios

É necessário ressaltar que o trabalho de motorista de aplicativo existe por conta da evolução tecnológica. Os aplicativos voltados para mobilidades são um grande avanço em nossa sociedade. Eles permitem que a nossa locomoção se torne mais acessível, além de econômica.

Caso você esteja pensando em se tornar um motorista de aplicativo, o primeiro questionamento é sobre os ganhos. Afinal, quanto ganha um motorista de aplicativo?

Anúncios

Essa é uma pergunta que você deve se fazer antes mesmo de começar a trabalhar como um motorista. Ser motorista de aplicativo pode render diversos benefícios a você. Dentre eles, você conseguirá a sua independência financeira. Dito isso, vamos conferir algumas informações importantes sobre o motorista de aplicativo e quanto ele ganha.

O motorista de aplicativo tem uma remuneração fixa?

Não há o que se falar em remuneração fixa, quando o assunto é motorista de aplicativo. É possível, então, levar em consideração uma referência entre os motoristas. Essa referência é de R$ 4 a R$ 7 mil mensais, mas claro que você pode fazer mais do que isso, ou menos.

O seu rendimento depende muito também da sua jornada diária. Para estar no rendimento citado acima, é necessário ter uma jornada entre 10 e 12 horas ao dia. Além disso, você também deve se importar com as avaliações dos seus passageiros. Com isso, você consegue alcançar bons patamares no aplicativo.

Outro fator que interfere no seu rendimento é a cidade de trabalho, visto que cada uma tem as suas particularidades. É necessário destacar que as empresas de motorista de aplicativo não exigem exclusividade.

Portanto, é possível atuar com mais de um aplicativo, conseguindo mais clientes. Dessa maneira, o seu lucro depende de diversos fatores, e você precisa estar atento a todos eles. Procure, como objetivo, diminuir os percalços do dia a dia, a fim de ganhar mais.

Por exemplo, tenha um horário fixo para trabalhar todos os dias, criando uma certa rotina. Assim, você terá no fim do mês uma noção de quanto está tirando obtendo um horário fixo para suas corridas. Dessa forma, você poderá ajustar seus horários de acordo com o maior volume de chamados no aplicativo que estiver cadastrado. Sem contar que você irá aumentar seus ganhos!

Como trabalhar de motorista de aplicativo?

Você, como motorista, hoje pode escolher por aplicativos diferentes e modalidades diversas para esse trabalho. Para decidir o melhor método para exercer o seu trabalho como motorista de aplicativo, você tem alguns fatores a considerar.

Dentre eles, temos o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Esse imposto depende do estado em que você mora. Além desse imposto, considere também os descontos encontrados nas concessionárias.

Afinal, em alguns casos, você precisará comprar ou alugar um carro para ser o seu meio de transporte. No caso de trabalhar diretamente em aplicativos, você deve ter o seu próprio automóvel.

Caso opte por trabalhar como motorista, é preciso ter uma licença de atuação em alguns municípios. Este é o alvará de funcionamento. Esse alvará não é exigido para os motoristas de aplicativos. Por isso, pesquise antes como fará sua jornada de motorista de aplicativo, para que não ocorra imprevistos.

Trabalhar parcial ou integralmente?

Ao decidir ser motorista, outro questionamento surge no meio caminho, que é o horário de trabalho. Você pode trabalhar de forma integral, o dia todo, ou parcialmente, apenas um turno. Essa decisão será unicamente sua, mas leve em consideração alguns fatores.

O primeiro deles é a região e a sua cidade. Não adianta optar por trabalhar o dia todo em uma cidade que as pessoas trabalham mais de home office. Principalmente, nesse período que precisamos respeitar as regras de distanciamento e isolamento social.

Outro fato a ser considerado é a sua disponibilidade. Trabalhar de madrugada, independente do dia, com certeza é uma escolha lucrativa. Entretanto, alguns são os riscos que você pode correr.

Por outro lado, os motoristas nesse horário são reduzidos, logo, as suas chances de corrida são bem maiores. Caso você opte por trabalhar parcialmente, veja quais são os horários de pico em sua cidade. Assim, você conseguirá atender um número interessante de passageiros em seu carro. Afinal, esse é o objetivo, conseguir mais passageiros para ter lucro com as suas corridas certo?

Quais as principais opções para motorista de aplicativo?

Veja abaixo, então, quais são as principais opções para motorista de aplicativo. Claro que separamos os mais utilizados, mas pode haver outros em sua cidade, dependendo da região.

99

Quando o 99 foi lançado, a empresa era conhecida como 99Táxi. Antes, o objetivo desse aplicativo era conectar os taxistas aos passageiros, de uma maneira simplificada. Depois de um tempo, o app virou apenas 99 e abriu o seu leque para serviços. Hoje não temos o app do 99 apenas para corridas, mas também para entrega de comida e como carteira digital.

Uber

O Uber com certeza foi o primeiro aplicativo no Brasil que ganhou popularidade. Vemos isso até hoje, quando chamamos outros aplicativos de Uber. A empresa Uber se trata de uma multinacional, de natureza norte-americana.

O objetivo do Uber é fazer com que a busca pelo motorista seja realizada considerando a localização atual. Embora a premissa do aplicativo seja de carona, o serviço é remunerado. Os preços serão cobrados com base na oferta e demanda.

Cabify

A Cabify já é uma empresa que opera em Portugal, na Espanha e na América Latina. A sua oferta é também de motoristas de aplicativo, ou seja, serviços dos motoristas autônomos. Esses motoristas devem possuir carros qualificados para tal serviço, da mesma forma que ocorre no 99 e Uber.

É possível encontrar algumas ofertas diferentes desse app, dependendo da cidade. Temos a CabifyLite, que oferta serviços mais baratos, e a CabifyCab, com linha executiva. Esse é um aplicativo bem interessante para quem mora fora não é mesmo?

Contudo, cada aplicativo possui as suas vantagens e desvantagens para quem está entrando nesse meio. Por isso, escolha o que melhor te atenda para ter sucesso em suas corridas. Tendo em vista que você pode operar em mais de um aplicativo aumentando o seu lucro como motorista de aplicativo.

E agora que você já tem as informações mais relevantes sobre ser motorista de aplicativo, já vai fazer o seu cadastro? Baixe agora mesmo o seu aplicativo! E não perca tempo para começar a lucrar a qualquer hora do dia ou conforme a sua rotina diária.

Afinal, como citamos acima o valor a ser ganho dependerá da sua jornada e região, então pesquise bem para obter sucesso com esse meio de trabalho. Assim, não terá dor de cabeça, pois terá todas as informações necessárias para começar como motorista de aplicativo.

Deixe nos comentários o que achou do nosso conteúdo e como ele te ajudou a tornar-se um motorista de aplicativo. Até a próxima!

    Tuanny Silva

    Graduada em Administração e Especializada em Marketing Digital. Sou uma profissional apaixonada por publicidade, com uma sólida formação e experiência em estratégias de SEO.