Guia da ética profissional: aprenda a se comportar no ambiente de trabalho
A chave para ser um profissional ético está no respeito às diferenças em suas múltiplas formas de ser.
Anúncios
Ter um bom currículo pode te ajudar a conseguir aquela vaga dos sonhos, mas somente a ética profissional é capaz de te ajudar a permanecer dentro de uma empresa e conseguir alcançar bons cargos.
Ser um profissional ético é a chave para a manutenção de relações saudáveis e amigáveis. E não se engane, não é só profissionais como: advogados, médicos e psicólogos que precisam seguir um código de ética. Na verdade, todos os profissionais devem estar alinhados aos códigos de ética da empresa que trabalham.
Até mesmo porque, a falta de retidão dentro do ambiente de trabalho pode colocar o seu emprego em risco, aumentando as chances de uma possível demissão.
Anúncios
O que é ética profissional?
Ética é uma área da Filosofia que estuda os valores que permitem que a convivência na sociedade seja harmoniosa. Em outras palavras, a Ética rege a capacidade dos seres humanos em estabelecer sociabilidade e relações mais respeitosas e justas.
No ambiente profissional, temos o exercício da diferença e da alteridade, o que traz como necessidade relações mais éticas por excelência. Isso porque a convivência cotidiana com o outro requer um respeito à individualidade do próximo e, talvez, este seja o princípio maior de ética profissional.
Anúncios
Em contrapartida, condutas antiéticas acabam promovendo um desequilíbrio no clima organizacional da empresa, afetando, inclusive, a produtividade dos colaboradores. Lembrando ainda que a falta de retidão dentro do ambiente profissional pode acarretar na demissão dos funcionários.
Como se comportar no ambiente de trabalho?
Grande parte das demissões está atrelada ao mau comportamento dos colaboradores no espaço de trabalho. A falta de maturidade, de respeito e de empatia dentro de uma empresa só demonstra o quanto a ética profissional é fundamental a todo e qualquer funcionário.
E quando falamos de etiqueta profissional, esta pode ser vista em pequenas atitudes do dia a dia. Vejamos a seguir alguns exemplos de boas condutas!
1. Conheça o código de ética da empresa
Toda empresa que se preze possui um código de ética, que tende a guiar o comportamento de seus colaboradores no ambiente profissional. Desse modo, é fundamental que você se inteire das regras de conduta estabelecidas pela organização da qual você faz parte para que não se comporte de uma forma inconveniente.
Lembrando que o funcionário não deve impor a sua forma de conduta à empresa, uma vez que regras existem para serem seguidas. Mas, isso também não equivale a dizer que você precisa aceitar tudo o que lhe é imposto sem refletir, respeite os seus princípios!
Aliás, o conhecimento do código de conduta da empresa é uma forma do colaborador entender o que a organização espera dos funcionários dentro de um ambiente de trabalho.
2. Dê atenção ao seu interlocutor
Não tem nada mais desagradável do que conversar com uma pessoa que transmite não se importar com o que você está falando. E isso não poderia ser diferente no ambiente profissional. Afinal, é comum que sejamos colocados a todo momento em situações que exigem uma comunicação com nossos pares ou superiores.
Por isso, quando precisar se comunicar com alguém, evite se distrair com coisas que pouco importam à conversa. Tenha foco no seu interlocutor e preste atenção na mensagem que está sendo passada a você.
Isso é uma forma de demonstrar ao colega de trabalho que ele está sendo ouvido e que você está atento ao que está sendo dito em seus pormenores.
3. Respeite todos indiscriminadamente
Em uma organização, cada funcionário possui sua função e importância para que o todo funcione, desde a faxineira até o CEO da empresa. Por isso, respeite cada um dos trabalhadores, não pelo poder hierárquico que possuem, mas como seres humanos.
Todos ali são iguais perante a lei e merecem o seu respeito. Como vimos anteriormente, a ética profissional toca no respeito pelo outro em suas diferenças. Não é uma questão de conviver e tolerar, mas de respeitar o outro como ele é em todas as suas particularidades.
4. Seja íntegro
Manter a integridade e não se corromper no ambiente de trabalho é extremamente importante quando o assunto é ética profissional. Afinal, um dos valores humanos amplamente difundidos é a honestidade.
Ser honesto vai muito além de não roubar ou furtar, mesmo porque a honestidade está em pequenas atitudes do cotidiano. Como por exemplo, cumprir horários, bater o ponto na hora certa e dizer a verdade em situações que pedem lisura.
Evite também mentir tanto para seus superiores quanto para os seus amigos, isso pode te queimar para a empresa, acarretando, inclusive em uma possível demissão.
Curtiu essas 4 condutas de ética profissional? Então compartilhe com os seus colegas de trabalho e continue com a gente. Pelo Infocu você encontra muitos conteúdos que podem facilitar o seu dia a dia e te ajudar a alavancar a sua carreira profissional.