Entenda tudo sobre o IPO do banco digital Nubank na Bolsa!
O banco Nubank planeja valores altíssimos em seu IPO e, se conseguir, pode se tornar mais valioso que o Itaú.
Anúncios
O banco digital Nubank está com metas ambiciosas para o seu futuro. A última meta é levantar mais de cinquenta bilhões de dólares para sua oferta pública inicial de ações nos EUA.
Se isso acontecer, a empresa se torna mais valiosa que o Itaú Unibanco, o maior banco brasileiro atualmente. Em documento de transparência, o Nubank disse que planeja vender aproximadamente 289 milhões de ações. O intuito é levantar mais 3 bilhões de dólares em seu IPO. Para isso, foi definido um preço de 10 a 11 reais a ação.
Entretanto, o que significa tudo isso? Bom, vamos começar do começo; então se quer saber mais sobre a estreia do banco digital Nubank na bolsa, continue a leitura!
Anúncios
O que é o banco digital Nubank?
O Nubank foi fundado em 2013 por David Vélez. Nascido na Colômbia e formado na faculdade de Stanford, ele iniciou o banco digital como um emissor de cartões de crédito que não cobrava taxas anuais.
A partir disso, foi apenas sucesso. O banco atingiu mais de 48 milhões de clientes e lançou outros serviços e produtos, como conta corrente e empréstimo. Com esse crescimento estrondoso, era apenas questão de tempo até a empresa estrear na Bolsa de Valores de Nova York.
Anúncios
O banco digital Nubank na Bolsa estará listado sob o código “NU” e seus BDRs na B3 sob o código “NUBR33”. Após o IPO, o fundador do banco digital, Vélez, junto com os cofundadores Cristina Junqueira e Adam Edward Wible, deterão 87% do poder de voto e 25% das ações em circulação. No entanto, para entender melhor o que é o IPO, veja o tópico a seguir!
O que é IPO e como ele se relaciona com o Nubank na bolsa?
IPOs são um dos eventos mais acompanhados pelos investidores do mundo todo. Por que isso? Bom, o IPO marca a estreia de uma empresa na Bolsa de Valores, o que costumeiramente gera bastante curiosidade e interesse nos investidores. Obviamente, muitos ficam de olho porque visam a investir na empresa e obter ganhos!
Primeiramente, IPO significa “Initial public offering”, em tradução: oferta pública inicial. Ela representa a primeira vez que uma empresa, no caso o banco digital Nubank, receberá novos sócios com uma oferta de ações no mercado. Ou seja, é como a estreia do banco digital Nubank na Bolsa de Valores.
Com o IPO, a empresa se torna de capital aberto com papéis negociados na Bolsa de Valores. Costumeiramente, as empresas que fazem o IPO são empresas que estão expandindo e avançando seus negócios, como é o caso da Nubank.
O IPO que o banco digital almeja, com certeza, será classificado como um dos maiores do ano nos EUA, ao lado de gigantes do mercado como Coupang e GlobalFoundries.
Além disso, como já dito, se o banco Nubank na Bolsa de fato conquistar o IPO que mira, ultrapassará o valor do banco Itaú Unibanco, que atualmente tem o valor de mercado de 38 milhões de dólares.
Por que uma empresa faz IPO?
Mesmo sendo um processo bastante caro e trabalhoso, pois significa uma mudança na gestão, o IPO é feito, muitas vezes, com intuito de levantar recursos. Por exemplo, no caso do banco Nubank na Bolsa, a meta do IPO, como mencionado, é levantar mais 3 bilhões de dólares.
Com isso, pretende uma avaliação de valor de mercado de mais de 50 bilhões de dólares. Funciona basicamente assim, os investidores compram as ações da Nubank a fim de participarem dos resultados, o que levanta recurso para a empresa. Esse recurso é usado para investimentos que permitem a empresa a crescer ainda mais.
Além disso, empresas também podem procurar o IPO para promover uma liquidez. Com o IPO, existe a possibilidade dos investidores venderem suas ações para outros investidores, transformando suas ações em dinheiro. Essa liquidez promovida pela empresa cai bem tanto para os investidores que vendem quanto para os que compram.
Assim, o banco Nubank na Bolsa cria um renome para si. Afinal, quando se abre o capital, é necessária uma transparência muito maior nas suas operações e nos seus resultados.
Essa transparência leva a maior credibilidade no mercado financeiro, assim como projeção e reconhecimento devido ao olhar atento dos investidores. Ou seja, o banco digital também visa a se estabilizar no mercado com seu IPO.
Dessa forma, por mais que seja um processo burocrático e que necessita muitos requisitos legais e regulatórios, fazer o IPO para uma empresa, significa, principalmente, expansão.
A estreia do banco digital Nubank na Bolsa mostra, então, principalmente, uma vontade de expandir e se estabilizar ainda mais no mercado — mostrando-se uma potencia forte no mundo dos bancos.
E aí, gostou do texto? Então compartilhe com mais pessoas para todos entenderem sobre o IPO do banco digital Nubank na Bolsa de Valores de Nova York!