Empreendedorismo: como começar do zero?
Pular para o conteúdo

Empreendedorismo, por onde começar?

Aprender os primeiros passos para começar a empreender podem ser decisivos para o futuro de sua empresa.

    Anúncios

    Já imaginou começar a criar seu próprio negócio, ou ainda implementar uma ideia nova a algum já existente? Para muitos, o empreendedorismo é um dom, que nasce com as pessoas. Em certos casos isso é até real, mas não é algo unânime. Então a questão é: como começar a empreender?

    Todas as pessoas podem ser empreendedoras, algumas, no entanto, apresentam mais facilidade na apresentação dessa característica. Isso porque o empreendedorismo também se baseia em experiência, no entanto, até mesmo uma criança de 5 anos pode empreender. Esse fator é o dom!

    A ideia nem sempre está baseada em negócios, quase sempre esse fator é irrelevante para identificar um empreendedor de fato. Nesse caso, o que existe é um empresário que, possivelmente, terá ideias inovadoras.

    Anúncios

    Sim! Falamos de ideias inovadoras! Aqui vamos dissertar um pouco mais sobre esse termo que é tão conhecido e por onde você deve começar para conseguir ter ideias originais e que se destacam frente a outras.

    Tenha educação financeira

    Talvez esse seja o ponto mais importante! A educação financeira permite que o indivíduo tenha foco em seus planos e se permita pensar nas possibilidades, sejam elas com relação a sua vida financeira ou não.

    Anúncios

    Imergir no mundo do empreendedorismo é algo que exige, acima de tudo, comprometimento. Ficar alguns dias parado pensando nas possibilidades que existem para cada ideia nova que possui. Não necessariamente ficar sem trabalhar para conseguir qualquer valor que seja, mas dívidas e pagamentos que não dão certos podem atrapalhar esses acontecimentos.

    O hábito da leitura

    Muitas ideias já existem no mercado e por esse motivo é tão importante que tenha uma construção mais elaborada de certos fatores. Uma mente empreendedora é construída a partir do momento em que se enxerga frente a outras grandes ideias.

    A leitura de livros referentes ao assunto pode ajudar para que seus pensamentos ganhem formas mais nítidas e a elaboração da ideia geral pareça mais simples.

    Vale lembrar que pode aproveitar para ler qualquer coisa. Livros de conto, por exemplo, introduzem bastante pensamentos importantes na mente de uma pessoa. Geralmente é a construção de um mundo novo, e como fazer isso sem ter ideias inovadoras?  Tudo pode ser bem resumido ao empreendedorismo.

    Decida o que deseja

    O que você deseja alcançar com ideias empreendedoras? O trabalho dos sonhos? Abrir um novo negócio? Conseguir o total controle de sua vida financeira? Seja o que for, pense a respeito, comece otimizando seu tempo, depois seus recursos e assim os resultados começarão a aparecer.

    Os objetivos também podem ser representados pelo termo KPI que, de forma geral, é apenas uma forma de decidir o que deseja de uma forma que possa mensurar. O mais comum é utilizar esse processo quando falamos de dinheiro.

    Empreendedorismo, por onde começar: teste antes de tudo

    Imaginar uma ideia é uma coisa e colocar em prática é outra. Na maioria das situações sua ideia deverá passar por modificações. É claro, é sempre importante a famosa adaptação.

    Os testes servirão para criar metas e tentar alcançar certos pontos. Por exemplo, quando você cria uma empresa existe toda uma preocupação quanto a estratégia de abordagem de clientes levando em conta a lucratividade também.

    E se a sua estratégia estiver com péssimos resultados, o que fazer? Bem, neste momento não é interessante já ter uma solução em mente? Os testes servem, basicamente, para que se possa prever certos acontecimentos e administrar melhor os resultados.

    Não diríamos exatamente prever, o mercado é bastante incerto, então esse termo está equivocado, porém, com toda certeza é possível ter uma base para possíveis mudanças ou falhas.

    Estabeleça metas a cada período 

    Em um certo tempo você consegue observar certos ganhos dentro de uma empresa, correto, então não existe melhor estratégia que estabelecer metas.

    Colocar períodos fará com que elas sejam cumpridas com mais responsabilidade e de forma mais gradual. Isso exige tempo para trabalhar todas as ideias e construir algo eficaz.

    Podemos deixar claro que alguns momentos são de fato mais relevantes na construção de algo, por exemplo, quando uma empresa começa, um dos primeiros focos é construir uma boa folha de clientes.

    À medida que o tempo passa é necessário manter e administrar essa quantidade. Então, cada período exige um comportamento diferente também, seja esperto nesse momento!

    As metas, por sua vez, quando apresentam problemas para serem construídas, devem ser trabalhadas de forma diferente. Caso tenha formação em alguma área de finanças, esse processo pode ser mais fácil.

    Regra base do empreendedorismo: Aja!

    Aqui é ponto que decidirá tudo. Realmente existe uma grande diferença entre colocar a ideia no papel e a executar, cada ponto que foi definido antes gera sim resultados no momento de começar, porém, nem sempre acontece da forma que queremos.

    É importante destacar a palavra: começo, afinal, esse é de fato um início para tudo, então busque ser paciente e entenda que qualquer estratégia está sujeita a erros. 

    Ao começar, estruture também seu lado emocional, visto que ela representará sua persistência no mercado. Isso é importante porque é possível criar algo a mais, as pessoas te conhecem por esse fator.

    Falando de maneira mais simples, podemos dizer que os métodos utilizados para crescer no mercado são apenas questões para melhorar a sua capacidade de criar ações.

    Empreendedorismo, por onde começar: concluindo…

    Todos os pontos citados aqui são de fato muito importantes para a construção de uma imagem de empreendedorismo, no entanto, quase sempre é necessário que se entenda mais sobre você mesmo.

    Então esse é o ponto “pre-começo” ele é importante para que se consiga detalhar adequadamente sua estratégia. Entenda sobre sua personalidade e deixe claro o que é necessário para que tenha sempre determinação para continuar.

    Na verdade, esse último ponto é trivial. Imagine só, você está prestes a fazer algo importante e algo “sai dos trilhos” sua opção é, somente, desistir dessa ação, mas como se sentirá com isso?

    Então sim! Empreendedores também desistem. Então, não caia no mito popular de que a perseverança sempre resultará em resultados positivos. Geralmente, o que se faz para evitar é entrar em ações que já estão bem estruturadas. É claro, que se for necessário dar um passo para trás, não se preocupe, em certos momentos é importante e pode ser decisivo para o futuro do seu negócio.

    Caroline