Dia do Profissional de Educação Física: origem e áreas de atuação da profissão
A data em questão tem o intuito de celebrar a profissão daqueles que se dedicam à promoção do bem-estar físico, motor e cognitivo.
Anúncios
No dia 1º de setembro, comemoramos o Dia do Profissional de Educação Física. A data em questão não é de todo aleatória, muito pelo contrário, é uma homenagem à criação da profissão, que foi oficializada em 1º de setembro de 1998 a partir da Lei nº 9.696.
Essa data visa reconhecer e valorizar o trabalho desempenhado pelos profissionais de Educação Física, que são responsáveis por promover a prática de atividades físicas e esportivas.
Desse modo, o Dia do Profissional de Educação Física é uma ótima oportunidade para agradecer pelo trabalho que realizam em sociedade, transformando vidas por meio do exercício de suas atribuições.
Anúncios
Aliás, é oportuna para conscientização da população sobre os benefícios da prática de atividades físicas e sobre a real importância de se manter saudável. E, aqui, a busca por um profissional de Educação Física pode fazer toda a diferença na promoção de uma melhor qualidade de vida.
Mas, vale a ressalva, o escopo de atuação desses profissionais vai além de orientações de exercícios. Afinal, eles são essenciais na promoção da saúde integral e na prevenção de doenças. Como veremos a seguir!
Anúncios
Profissional de Educação Física: quais as atribuições?
Para se tornar um profissional de Educação Física é necessário cursar uma graduação em Educação Física em uma faculdade ou universidade.
O curso tem duração média de 4 anos e nele os estudantes têm contato com diversas disciplinas, como: Anatomia, Histologia, Fundamentos da Ginástica, História da Educação Física e do Esporte e Ética e Deontologia da Educação Física.
Uma vez formados, os profissionais estão aptos a elaborarem treinamento personalizados, considerando as características individuais de cada aluno. Aliás, são eles os profissionais melhores capacitados por transmitir conhecimentos sobre técnicas esportivas, contribuindo para o desenvolvimento físico, motor e cognitivo dos indivíduos.
Além disso, educadores físicos também podem atuar em equipes de diferentes modalidades esportivas, seja treinando atletas ou em preparando competições esportivas.
No mais, podemos encontrá-los dentro das salas de aula, tanto no ensino básico, médio ou ainda superior. Independentemente do grau do ensino, enquanto professores têm um papel fundamental na formação integral dos estudantes, por meio da vivência de atividades físicas e esportivas.
Campos de atuação do profissional de Educação Física
Agora que já conhecemos as origens do Dia do Profissional de Educação Física, vejamos a seguir em quais áreas do mercado de trabalho esse profissional pode atuar.
1. Academias
Os espaços mais comuns para se encontrar um educador físico são as academias. Nelas, os profissionais desenvolvem fichas de treinos personalizados, orientam os alunos sobre a execução correta dos exercícios e monitoram o progresso de cada um dos alunos. Aliás, suas funções são cruciais para aqueles que buscam uma vida mais saudável.
2. Instituições de ensino
Nas instituições de ensino, os profissionais de Educação Física são essenciais na formação multidisciplinar dos alunos. Dentro de sala de aula, os professores de Educação Física promovem atividades lúdicas, esportivas e recreativas que estimulam o desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo dos alunos.
3. Personal Trainer
Como personal trainer, profissionais dessa área também podem prestar seus serviços para indivíduos que querem um acompanhamento mais personalizado em rotinas de treino. Dessa forma, são procurados para construção de planos de treino, seguindo as necessidades de cada um dos seus clientes.
Aliás, com o atendimento individual, fica mais fácil oferecer orientação e motivação durante o atendimento e acompanhar de perto o progresso de cada um.
4. Treinamento esportivo
Os profissionais de Educação Física também desempenham um papel essencial no campo do treinamento esportivo, seja em equipes amadoras ou profissionais.
Afinal, são responsáveis pela criação de programas de treinamento, visando o aprimoramento das habilidades táticas, técnicas e físicas dos atletas, com o objetivo de melhorar seu desempenho esportivo na modalidade que praticam.
5. Pesquisa científica
A pesquisa científica também é um campo de atuação possível ao profissional da Educação Física. Mas, para construir uma carreira promissora, é extremamente importante que, além da graduação ou bacharelado, o profissional siga carreira acadêmica, efetuando uma pós-graduação, como mestrado e doutorado.
6. Recreação e lazer
Por fim, mas não menos importante, podemos encontrar os profissionais em questão atuando em clubes, resorts, hotéis e parques, planejando atividades lúdicas recreativas e esportivas para diferentes públicos, de crianças a idosos.
Tais atividades, além de serem ótimos exercícios físicos, promovem momentos de diversão, socialização entre diferentes grupos, criando ainda um ambiente descontraído e de acolhimento.
Prontinho! Gostou de conhecer mais sobre o Dia do Profissional de Educação Física? Então, compartilhe com seu educador físico predileto e não se esqueça de lhe dar os parabéns por essa data tão especial.
E se quiser conhecer outras carreiras, aproveite e continue navegando pelo nosso site. Aqui, você encontra diversas áreas profissionais e seus campos de atuação.