Descubra a importância do dress code no ambiente profissional

Dress code no ambiente profissional: a importância de se vestir corretamente!

A forma como você se veste no local de trabalho impacta diretamente na percepção que colegas, chefes e clientes têm sobre você. Saiba mais!

Anúncios

dress code no ambiente profissional
Fonte: Freepik

O dress code no ambiente profissional é fundamental para transmissão de uma imagem mais credível, implicando ainda na forma como somos percebidos pelas pessoas com as quais nos relacionamos profissionalmente.

Existem diversos estudos que apontam que a aparência é um fator importante na forma como somos percebidos inicialmente pelos outros. Um deles foi feito pela Universidade de Chicago, o qual constatou que a aparência física pode desempenhar um papel significativo nas decisões de contratação.

A pesquisa encontrada em Perceiving Sex From Body Movement and Anatomy avaliou candidatos a empregos com base em suas fotos. Desse modo, a conclusão foi que a aparência física influenciava suas percepções sobre a adequação para o trabalho.

Anúncios

Não nos surpreende o fato de que a escolha das roupas no ambiente profissional desempenha um papel crucial na forma como somos percebidos, moldando a nossa imagem profissional.

Desse modo, vestir-se adequadamente para o trabalho pode transmitir profissionalismo, confiança e respeito pelos padrões da empresa. Entenda melhor a seguir!

Anúncios

Entenda a importância do dress code no ambiente profissional

A verdade é que um dress code apropriado é responsável pela transmissão de uma imagem mais profissional. Uma escolha mais atenta às suas roupas pode demonstrar à empresa que você leva o seu trabalho muito a sério, além de se preocupar com a imagem projetada.

E nem precisamos dizer que um visual mais alinhado com as expectativas da empresa pode passar uma impressão mais positiva aos superiores. Além disso, quando você respeita e adere o dress code da empresa a qual trabalha também está representado os valores da organização.

Afinal, cada organização possui sua cultura e identidade visual, e seguir as diretrizes de vestimenta contribui para fortalecer essa imagem. Desse modo, quando os colaboradores se vestem de acordo com o código de vestimenta, reforçam a identidade da empresa e promovem uma aparência coesa.

Aliás, esta mesma coesão pode ser vista quando os membros da equipe se vestem de acordo com as mesmas diretrizes.

Isso porque um senso de igualdade é estabelecido, bem como um senso de pertencimento e identidade compartilhada. Por conseguinte, essa identidade visual coesa pode engendrar um ambiente de trabalho colaborativo, impactando diretamente no clima organizacional da empresa.

No mais, a adoção do dress code no ambiente profissional, demonstra também um respeito para com os clientes e pelas relações mantidas. Lembre-se, a sua imagem chega antes mesmo da sua comunicação verbal em qualquer ambiente.

dress code no ambiente profissional
Fonte: Freepik

Como se vestir de forma adequada no ambiente profissional?

Como vimos anteriormente, a maneira como nos vestimos pode afetar a forma como somos percebidos pelos colegas, superiores e clientes. Assim, agora que você já entendeu a importância do dress code no ambiente profissional, confira algumas dicas de como se vestir no ambiente de trabalho.

1.   Conheça o código de vestimenta da empresa

Antes mesmo de decidir o que vestir, é fundamental conhecer e entender o dress code da sua empresa. Algumas organizações têm uma política de vestimenta formal, enquanto outras adotam um estilo mais casual, como é o caso da maioria das unicórnios.

De todo modo, certifique-se de seguir as diretrizes estabelecidas. Afinal, isso demonstra respeito e comprometimento com a cultura da empresa.

2.   Vista-se de acordo com a ocasião profissional

Leve em consideração o tipo de atividade ou evento que ocorrerá no ambiente profissional. Para reuniões importantes, apresentações ou eventos formais, opte por uma roupa mais clássica com cores mais sóbrias e fechadas. Ternos, blazers e camisas são ótimas opções, tanto para homens quanto para mulheres.

Em situações mais casuais, você pode escolher um visual mais descontraído, mas sem perder a seriedade e profissionalismo.

3.   Ajuste-se ao ambiente

Além do dress code da empresa, observe atentamente o ambiente de trabalho e ajuste seu estilo de acordo. Em um escritório corporativo, já se espera um traje mais formal, enquanto em uma startup, um visual mais casual e despojado é totalmente aceitável. Mas, o grande segredo é evitar ser excessivamente informal, independentemente do ambiente.

4.   Evite roupas muito chamativas

Em todo e qualquer ambiente profissional, o mais recomendado é evitar o uso de decotes e roupas excessivamente chamativas ou extravagantes. Lembre-se, mesmo a empresa mais flexível, o profissionalismo é uma expectativa que sempre existirá.

Além de roupas muito decotadas, roupas muito coloridas e com estampas bem chamativas também não são a melhor opção em um ambiente que requer ares de seriedade.

Dessa forma, opte por roupas que transmitam uma imagem sóbria e elegante. Aqui as cores neutras e vestimentas mais clássicas não têm erro. E, claro, você pode incluir uma pitada de personalidade ao seu visual, dispondo de acessórios, tais como: brincos, colares e relógios.

5.   Se precisar de ajuda, contrate um personal stylist

Um personal stylist consiste no profissional responsável por prestar consultoria de moda e estilo aos seus clientes, auxiliando-os na transmissão de suas personalidades a partir das vestimentas.

Além de consultorias para eventos, também são muito buscados quando o assunto é como se vestir adequadamente em um ambiente profissional.

Sendo assim, se estiver com dúvidas de qual é o estilo mais alinhado ao seu local de trabalho e até mesmo ao cargo que ocupa, contratar um personal stylist pode ser uma boa saída. Afinal, segundo um estudo realizado pela Universidade de Londres, a aparência física tem um impacto significativo nas percepções de liderança.

Dessa forma, com auxílio de um profissional, você terá maior repertório e embasamento para tomar escolhas de estilo mais fundamentadas.

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo