Como se tornar um piloto de avião: passo a passo para quem quer ingressar na carreira
Seja privado, comercial ou executivo, um piloto de avião precisa passar por diversas provas para conseguir retirar sua licença.
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Uma carteira de piloto vem acompanhada de muitos sonhos e uma ótima remuneração mensal. Mas, enganam-se aqueles que acham que o processo é simples. Afinal, o percurso de como se tornar um piloto requer muitos dias de estudos, um teste na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), vários exames de saúde e muitos treinos de voo.
Embora não seja preciso ter uma faculdade, aqueles que aspiram adentrar na profissão de piloto precisam ter ensino médio completo e idade mínima de 18 anos. Mas, vale dizer que qualquer conhecimento prático ou teórico a mais pode ser um diferencial. Inclusive, um segundo idioma.
A seguir você descobrirá como se tornar um piloto privado, comercial e executivo, aprendendo todos os processos necessários para voar até mesmo de forma remunerada.
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1. Piloto Privado
Para que se possa obter a licença de piloto privado (PP), é preciso cumprir o curso teórico, seja por uma escola, seja se educando sozinho. Em seguida, será necessário fazer a prova da ANAC, além de praticar 40h de voo.
No geral, as aulas teóricas duram aproximadamente 4 meses, e o aluno é imerso em conteúdos diversos, como: aerodinâmica de voo, administração aeroportuária; meteorologia; direito aeronáutico; etc.
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O curso em questão pode ser concluído em escolas de aviação ou ainda em aeroclubes. Contudo, não é obrigatório fazer um curso teórico de piloto de avião. Caso queira, o estudante pode estudar as matérias por conta própria.
Concluída a teoria, é hora de passar pelo teste da ANAC condizente com a carteira específica. O teste possui cerca de 20 questões a respeito de cada matéria, e o aspirante a piloto necessita ter uma margem de acerto de 14 perguntas.
Antes de passar para as aulas práticas, é requisitado o exame médico aeronáutico, para checar se o aluno está em plenas condições de voar. Nesse exame, tanto as capacidades físicas quanto psicológicas do indivíduo são testadas a fim de assegurar que o mesmo está apto a pilotar sozinho um avião.
Depois do exame médico, o estudante já estará habilitado para as aulas de voo, que podem durar 40h, isso se a sua performance for satisfatória. Após cumprir a carga horária, o estudante tirará a licença PP e, caso queira, poderá seguir para o processo de aquisição da licença de piloto comercial (PC).
Vale dizer que a licença de piloto privado vale unicamente e exclusivamente para voos de pessoa física, não podendo ser utilizada para o exercício de atividade remunerada.
2. Piloto Comercial
Para conseguir a licença de piloto comercial, o estudante não pode estudar a parte teórica por conta própria, tendo que se matricular em uma instituição de ensino credenciada. Feito isso, precisará passar por um processo similar ao processo de habilitação do piloto privado – teoria, prova, aulas práticas.
No entanto, se para a carteira de piloto privado é necessário 40h de voo, na carteira de piloto comercial é necessário 110h. Desse modo, após cursar as horas prescritas, o piloto terá a carteira PC, que lhe permitirá fazer voos com remuneração.
3. Piloto Executivo
Outra licença que pode ser tirada após a passagem pela habilitação de piloto privado e piloto comercial é a de piloto executivo. No geral, o piloto executivo trabalha com voos sob demanda para pessoas famosas.
Para tirar a carteira de piloto executivo é preciso conseguir a habilitação do avião a ser pilotado, seja ele um King Air, Dassault, Pilatus PC-24, Phenom 300 etc.
4. Piloto de companhia aérea
Agora, se o seu sonho é ser piloto de uma companhia aérea, saiba que a demanda é alta. Segundo a Forbes, os pilotos são disputados por companhias aéreas do mundo inteiro.
Mas, para poder voar por companhias aéreas é necessário que o piloto se enquadre nos requisitos da vaga. Algumas linhas aéreas exigem que o piloto tenha, além da carteira de piloto comercial, inglês fluente e faculdade de ciências aeronáuticas. Além disso, o piloto precisará possuir a licença IFR – voo por instrumento.
De todo modo, as companhias aéreas possuem requisitos próprios. Desse modo, é mais efetivo entrar no site institucional daquelas que você gostaria de se habilitar e conferir os requisitos das vagas antes de se candidatar.
Prontinho! Agora você já sabe como se tornar um piloto, que tal compartilhar esse conteúdo com aquele seu amigo que também alimenta esse sonho? Além disso, venha conferir nossos artigos sobre carreira para alavancar o seu desempenho profissional.