Como se candidatar a uma bolsa de estudos fora do Brasil?
Estudar fora do Brasil é uma ótima opção e existem vários métodos para fazê-lo, então porque não começar hoje?
Anúncios
Já imaginou como seria estudar fora do Brasil? Muitos estudantes sonham com essa possibilidade porque é uma ótima maneira de aprender, em muitos casos, sem pagar nada. Mas, você sabe como se candidatar a uma bolsa de estudos fora do Brasil?
Se ainda está perdido quanto a isso, acompanhe aqui dicas valiosas de como começar sua vida estudantil no exterior. Vale lembrar que as vagas são distribuídas para diversos estudantes que buscam diferentes cursos e que em muitos casos são concorridas. Vamos lá!
Decida o que deseja estudar
São várias vagas distribuídas para diferentes países, sendo assim não há o que discutir. Vale lembrar que no Reino Unido existe a maior porcentagem de estrangeiros estudando. O que chega a representar 20% do total das vagas, nas quais os brasileiros aparecem em destaque maior ainda.
Anúncios
Ache alguma instituição que ofereça programas de intercâmbio ou de bolsas para fora do país. Assim, com a vantagem de ser indicado ou selecionado, ficará mais simples entrar na universidade dos sonhos.
Geralmente as universidades desses países já estão com quadro de vagas completo, visto que existe uma demanda do país. Entretanto, algumas instituições se preocupam com a quantidade de estrangeiros e vamos falar delas a seguir.
Anúncios
Melhores locais para estudar fora do Brasil
São muitas instituições que oferecem bolsas de estudo de até 100%. Elas estão distribuídas de uma maneira bem igual, a maioria, contudo, fica em países da Europa.
Os cursos pagos que serão citados aqui também não representam um valor muito alto, por isso são concorridos. Lembrando que pode encontrar também bolsas de 100% em certos locais.
- Portugal: Um curso de pós graduação custa aproximadamente £ 950,00. Em Portugal isso é possível e é um dos destinos mais escolhidos pelos brasileiros, já que lá se fala português, o que facilita a comunicação. O mestrado em energia sustentável da Universidade do Porto, por exemplo, dura apenas 2 anos e é necessário pagar apenas £ 1.900,00;
- Na Alemanha: Quando falamos desse grande país, as oportunidades são ainda melhores, já que é possível conseguir bolsas de até 100% para cursos de graduação ou mestrado integrado. Em certos casos, é cobrado apenas uma taxa de £ 50,00, referentes a questões administrativas;
- Áustria: Geralmente, o que mais fica em foco nesse caso é o custo de vida da região, que pode ser mais alto que o padrão. Entretanto, os valores para começar seus estudos na Áustria não são altos, em certos casos apresentando bolsas de valores de acordo com alguns critérios.
E falando em critérios para receber uma bolsa, vamos entrar mais nesse quesito agora mesmo. Será que se encaixa no grupo?
Critérios para receber uma bolsa de estudos fora do Brasil
Primeiramente, entenda que para receber uma boa bolsa é necessário estar em algum programa que consiga fornecer intercâmbio para você. E, para que seja possível, é necessário comprometimento da sua parte.
Esse é o primeiro critério que pode garantir uma bolsa integral. Julgue ele um dos mais importantes, já que diversos programas oferecem também ajuda na estadia, considerando a situação econômica do candidato.
Também pode fazer parte de uma universidade parceira, o que facilita para outras instituições que você seja aceito. Considere os custos com hospedagem e alimentação antes de tomara decisão. Como se candidatar a uma bolsa de estudos fora do Brasil é uma boa pergunta, mas saber os critérios é ainda mais importante, veja 4 deles:
- Ter um bom desempenho escolar;
- Capacidade de falar na língua do país (médio ao avançado);
- Desenvolver atividades extracurriculares;
- Entrar em contato com a universidade.
Como se candidatar?
Depois de entender mais como funcionam as vagas para onde deseja ir, a recomendação é procurar instituições que façam intercâmbio. Isso será útil caso deseje uma bolsa de estudos integral.
Faça a busca na internet ou procure informações com que já se candidatou. Também esteja ciente que em alguns casos poderá ser convidado para estudar fora. Algumas instituições ficam interessadas em alunos que apresentam certa proficiência para determinada área.
No momento da candidatura, procure informar também pontos importantes. Assim terá mais chances de ser aceito. Quais os seus objetivos, em que grau de formação se encontra e porque está escolhendo aquela instituição.
Como se candidatar a uma bolsa de estudos nos Estados Unidos
Os Estados Unidos é certamente um local que muitos estudantes desejam conhecer, principalmente para auxiliar no aprendizado do inglês. Nesse ponto, é possível conseguir intercâmbios com mais facilidade, já que o foco de muitas instituições é levar alunos para esses locais.
Algumas das mais famosas universidades, por exemplo a Harvard, oferecem bolsas de estudos integrais para estudantes estrangeiros. O objetivo é óbvio, se existe alguém com capacidade para aprender nessa instituição, o mais adequado é que ele esteja nela, mesmo que sem condições financeiras.
No ponto das graduações e pós graduações podemos destacar a MIT, Yale, Princeton e algumas outras famosas universidades que auxiliam na formação de estudantes estrangeiros.
Qual local oferece as melhores bolsas?
Bem, como se candidatar a uma bolsa de estudos fora do Brasil pode ajudar no seu crescimento? Primeiramente, leve em conta a capacidade de alguns professores estrangeiros, mestres e doutores. No Brasil também existem professores qualificados, no entanto, alguns cursos ganham destaque no estrangeiro.
Como dito acima, os EUA se preocupam com a quantidade de estrangeiros em suas universidades, fazendo com que até mesmo as mais famosas possuam vagas. Por outro lado, nem sempre é uma opção tão interessante assim, visto sua deficiência em certos aspectos.
Alguns estudantes preferem ir para Europa porque alguns cursos de lá são mais estimulantes. Algumas universidades, como a de Oxford, ganham ainda mais destaque no cenário global. Para escolher o melhor local leve em consideração sempre:
- Custo de vida no país;
- Valor da bolsa;
- O curso desejado;
- A duração.
De certa forma, essa é a base para decidir estudar em outro país, são fatores importantes que levam em consideração, principalmente, o custo. Se tratar apenas das melhores universidades que oferecem bolsas podemos citar: Harvard, Yale e Princeton, que são as mais conhecidas dos brasileiros.