Oportunidades no país do agronegócio - Brasil - INFOCU
Pular para o conteúdo

Oportunidades no país do agronegócio – Brasil

    Anúncios

    Vamos conversar um pouco sobre as oportunidades no país do agronegócio? O Brasil tem uma forte cultura na agricultura e novas tendências estão sendo incorporadas através da tecnologia.

    De fato, o agronegócio é responsável pela renda de cerca de quarenta por cento da população economicamente ativa em nosso país. Também corresponde a cerca de setenta por cento da atividade desempenhada no campo. Ou seja, de cada dez trabalhadores do campo, sete trabalham diretamente com o agronegócio.

    Anúncios

    Por meio da agricultura familiar o Brasil produz setenta por cento do seu feijão, trinta e quatro por cento do seu arroz, oitenta e sete por cento de sua mandioca, quarenta e seis por cento do milho, trinta e oito por cento do café, vinte e um por cento do trigo. No cenário das carnes produz cinquenta por cento das aves e trinta por cento dos cortes de bovinos.

    Sobre esse prisma a agricultura familiar brasileira é a oitava maior produtora de alimentos em todo o mundo. Segundo dados do último censo agropecuário realizado no país, o agronegócio representa noventa por cento da renda de municípios com até vinte mil habitantes.

    Anúncios

    Com esses dados há inúmeras oportunidades no país do agronegócio para expansão e inovação e é sobre elas que quero conversar com você.

    Veja abaixo as principais tendências do setor.

    Oportunidades no país do agronegócio: tendências para crescimento 

    A tecnologia está cada vez mais presente em nossa vida. Nesse sentido consiste em um estímulo fundamental para que novas oportunidades surjam e em vários campos diferentes. Um deles claro, acaba sendo o agronegócio.

    A utilização da tecnologia resulta em otimização de processos, precisão em tarefas, minimiza-se o tempo para conclusão de protocolos, reduz erros e também os custos envolvidos em toda a cadeia produtiva. Por consequência temos um aumento na efetividade das atividades realizadas.

    Nesse prisma é possível traçar as oportunidades no país do agronegócio. Ou seja, os campos que valem a pena investir.

    Dentre os mais cotados está a integralização de sistemas de gestão.

    Sistema de gestão 

    A entrada e saída de insumos, aquisição e venda de produtos, fluxo de caixa e também gestão de caixa. É fundamental que haja extrema organização para o controle de todos estes processos. Nesse sentido, o sistema de gestão quando implementado permite que seja feito um pleno controle de maneira centralizada de todas as informações mais importantes sobre o seu negócio.

    Além disso, será fácil encontrar todas as informações que precisar com apenas alguns cliques. Através do sistema de gestão você reúne todas as principais informações sobre o negócio em um único local. A partir desse recurso é possível acompanhar o processo de venda, o controle de estoque e de caixa.

    Oportunidades no país do agronegócio com o uso de drones

    De fato, os drones acabaram se popularizando e bastante por aqui e também penetraram no agronegócio, como não poderia ser diferente

    Atualmente os drones estão sendo utilizados para os mais diferentes fins nos mais inúmeros setores. No caso do agronegócio, por exemplo, no campo, o drone permite a captação de imagens aéreas que podem ajudar a visualizar o desenvolvimento da lavoura.

    Os drones no campo tem como objetivo verificar além do desenvolvimento da lavoura em si, o eventual surgimento de pragas e até mesmo roubos no campo.

    Doenças também pode acabar sendo identificadas através das imagens aéreas. Os drones apresentam câmeras específicas que conseguem processar a imagem de acordo com o tipo de solo investido.

    Marketplace

    O marketplace já está presente em inúmeros setores e se popularizou ainda mais com a pandemia. Através do marketplace o produtor poderá ter um espaço para a venda dos seus produtos para o cliente final.

    Em suma, o espaço é de domínio de uma empresa que atua especialmente com esse fim, mas é possível que o produtor realize o cadastro de si mesmo para a venda de seus produtos. No marketplace é possível vender produtos dos mais diferentes segmentos e no caso do produtor é possível vender os produtos on-line.

    No caso da venda de produtos agrícolas é fundamental se atentar quanto algumas questões. Questões essas relativas ao envio, armazenamento e divulgação do produto, além disso, atendimento ao cliente dentre outros.

    Redução no uso de agrotóxicos 

    Muito tem se falado sobre a questão dos agrotóxicos e a pressão para que tais componentes sejam progressivamente utilizados de maneira menos intensa se solidifica. Nessa perspectiva uma tendência do agronegócio é a redução do uso de agrotóxicos.

    A agricultura familiar por sua vez já tem um baixo uso do agrotóxico, mas ainda assim acaba sendo afetada pelo seu uso. Vale mencionar que produtores rurais que investem na produção de alimentos sem o uso de agrotóxicos podem recorrer a uma linha de crédito especial.

    Agricultura vertical

    A agricultura vertical também tem se mostrado como uma oportunidade no país do agronegócio. A mesma tem se configurado como uma alternativa para a falta de área para a produção seja na agricultura familiar ou não. Na agricultura vertical temos um espaço destinado especialmente para a produção através da formação de camadas verticais.

    Em suma, consiste em uma excelente medida para o produtor que dispõe de um pedaço de terra pequena. Caso comum especialmente para produtores em áreas urbanas. A agricultura vertical também tem se mostrado como uma alternativa para quem deseja começar, mas não tem estrutura para isso.

    Através da tecnologia se faz possível o controle de inúmeros fatores relacionados, dentre eles controle de luz, por exemplo.

    Gostou de saber mais sobre as oportunidades no país do agronegócio? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

    Caroline