Como o mercado se adaptou à pandemia?
A modalidade remota, foi com certeza uma das maiores mudanças propiciadas pelo cenário pandêmico ao mercado de trabalho.
Anúncios
A pandemia de coronavírus demandou de nós uma grande capacidade de adaptação. Muitas foram as mudanças propiciadas pelo cenário do país e do mundo, mas como o mercado se adaptou à pandemia?
Essa é uma pergunta importantíssima, porque toda e qualquer mudança no mercado demanda de mudanças nos profissionais que nele atuam. Assim sendo, se você é profissional e gostaria de saber como está o mercado de trabalho nesse momento, esse post é para você.
Sabemos que muitos segmentos acabaram impactados negativamente pela pandemia, isso para não dizermos que todos de alguma forma acabaram afetados. Mas a maneira como o mercado se adaptou para lidar com a pandemia mostrou como o poder de empreender e a criatividade do brasileiro pode fazer com que momentos como esse se tornem mais fáceis.
Anúncios
Em meio à crise e sobretudo devido às medidas de isolamento e distanciamento social muitas foram as medidas que precisaram ser tomadas para que muitas empresas não fechassem e conseguissem manter-se em meio a queda de faturamento.
Não podemos falar sobre adaptação do mercado a pandemia sem mencionar o home office. Em poucos dias inúmeras empresas e corporações precisaram adaptar as suas atividades a essa nova modalidade de trabalho.
Anúncios
Outra mudança acabou sendo a questão do comércio online. Isso porque, com a chegada das medidas de isolamento e distanciamento social, as pessoas passaram a consumir mais através do mundo digital. A redução do capital disponível e igualmente a manifestação do público pelo consumo de produtos através da internet trouxe desafios para todo o mercado que precisou se adaptar a essas mudanças.
Como o mercado se adaptou à pandemia: desafios
Os microempreendedores precisaram se adaptar as mudanças rapidamente e foi um desafio e tanto. Dentre os principais desafios está o fato de que estes profissionais não possuem quase sempre um departamento para investir em tecnologia da informação e igualmente não possuem reservas financeiras para imprevistos.
Trabalho home office e a interação?
Com a repentina mudança que muitas empresas precisaram encarar, houve uma preocupação com a interação entre os profissionais que acabaria ficando comprometida pelo trabalho home office.
A partir da adaptação das atividades para o home office, em que a empresa oferece toda a estrutura técnica para os colaboradores (acesso remoto aos seus sistemas, por exemplo) foi necessário a criação de um ambiente que possibilitasse a interação entre os profissionais.
Algumas empresas buscaram superar esse desafio do home office através de um ambiente que permitisse a aproximação entre os colaboradores visto que seria algo natural no trabalho presencial.
Entre as ações para manter o entrosamento entre os colaboradores está, por exemplo, a realização de treinamentos periódicos, ginástica laboral, reuniões, dentre outras coisas.
Outra ação interessantíssima que tem mostrado como o mercado se adaptou à pandemia consiste na realização de jantares virtuais. Além de outras celebrações tais como o happy hour.
São iniciativas que favorecem o companheirismo entre os colegas de trabalho e pode ser uma alternativa interessante para superar os dilemas do home office.
Saúde e bem-estar
Como estamos vivendo um momento delicado, algumas empresas estão se preocupando especialmente com a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores. Principalmente daqueles que exercem atividades presencialmente e que não podem migrar para o home office.
Nesse sentido, entre as ações realizadas há a proposta de encontros semanais com caráter lúdico. Assim como ações que visam tirar um pouco o foco do trabalho e da pandemia. Consistem em momentos de interação livre entre os colaboradores.