Cartão de crédito ideal: Como fazer a sua escolha?
Para saber qual é o melhor cartão de crédito, é preciso observar com cautela cada aspecto, como as tarifas e benefícios.
Anúncios
O uso responsável e uma boa seleção podem transformar o cartão em um verdadeiro aliado. No entanto, como saber qual é o cartão de crédito ideal? Afinal, o meio financeiro conta com cada vez mais opções, principalmente com o avanço das contas digitais.
Em meio às particularidades, há alguns pontos que merecem maior atenção. E, a partir deles, é possível identificar o tipo de cartão de crédito mais favorável para o seu perfil.
Qual é o tipo de cartão de crédito que deseja?
Em primeiro lugar, é preciso avaliar qual é o tipo de cartão que deseja. Isso porque os cartões apresentam diversidade de funcionamento, aceitação, número de benefícios, entre outros aspectos.
Anúncios
Por exemplo, os cartões de crédito que funcionam na modalidade pré-pago podem oferecer um maior controle financeiro. Isso porque é preciso ter saldo para o uso na função crédito. Normalmente há uma menor quantidade de benefícios ao comparar com outras opções, principalmente com as que possuem funcionalidade convencional e anuidades.
Aliás, outro ponto a se tratar é justamente o número de benefícios em cartões com ou sem anuidade. Para quem deseja um conjunto de vantagens mais amplo, tendo até mesmo a possibilidade de isenção de anuidade segundo a média de gastos ou investimentos, é comum que essa tarifa seja mais alta.
Anúncios
Naturalmente, é possível achar algo que esteja na média do que se almeja. Basta identificar, de fato, o que quer em relação a esse recurso. Por exemplo, para quem deseja descontos e demais condições especiais em uma loja específica, alternativas private label, ou seja, que só podem ser usadas em determinado local, podem ser viáveis.
O que se deve observar para escolher o cartão de crédito ideal?
Ao ter uma visão mais clara de determinados pontos, é possível começar a filtrar a sua busca. A partir disso, há outras informações que não podem ficar de fora nesse processo, tais como:
Anuidade do cartão de crédito
Acima, você já identificou que a anuidade varia, existindo até mesmo opções sem anuidade. Não se engane ao pensar que opções com essa isenção ou com anuidades mais baixas não contam com benefícios, pois são apenas opções distintas para os consumidores.
Independente da sua meta, é essencial identificar a incidência da anuidade. E, caso tenha, de quanto é e se há chances de isenção. Além disso, vale tentar a redução dessa tarifa, principalmente quando já há uma relação com o banco.
Programa de pontos
O programa de pontos é um recurso que torna o processo de compra ainda mais vantajoso, isso porque ocorre o acúmulo de pontos a partir de determinado valor gasto. Por exemplo, o programa Mastercard Surpreenda dá um ponto para cada compra feita a partir do cartão de débito, crédito ou pré-pago.
Nesse caso, é possível aproveitar os pontos de diversas formas, como o compre 1, leve 2, em que na aquisição de um item, os pontos podem ser trocados pelo segundo. Além disso, é possível resgatar para obter descontos, produtos selecionados, entre outras possibilidades.
Naturalmente, é algo que varia de acordo com cada programa. O ideal é checar quais são as condições de participação e o que é possível obter a partir dos programas.
Cashback
Assim como o tópico anterior, esse é um grande benefício de diversos cartões de crédito. Nele, certa porcentagem da compra é obtida de volta. É algo que pode ocorrer na forma de crédito ou ter resgate para a conta corrente.
Certamente, é uma opção que varia, há cartões de crédito com cashback de 2%, 5%, 10% ou até mais de acordo com a parceria. Em alguns casos, campanhas são feitas para alcançar mais clientes e/ou elevar a aderência a programas de pontos.
Tarifas fixas
Além da anuidade, os cartões de crédito podem ter outras tarifas, por exemplo, de reemissão, saque no exterior, saque no país, entre outras. É comum que, assim como a anuidade, o quadro de tarifas dos cartões seja encontrado nos sites dos bancos e demais instituições.
Controle do limite no cartão de crédito ideal
Quando se fala do cartão de crédito ideal, a flexibilidade em relação ao limite pode ser um fator importante para algumas pessoas. Há opções, por exemplo, o cartão de crédito Nubank, que permitem a redução de limite.
Essa é uma ação que pode ser vantajosa principalmente em momentos em que se almeja um maior controle dos gastos. Sendo assim, é algo que dá uma maior autonomia para o consumidor.
Por fim, ao longo do conteúdo se pode observar uma série de aspectos cruciais nos cartões. E, a partir deles, será possível identificar o cartão de crédito ideal segundo cada perfil. Afinal, as necessidades e preferências devem ser sempre levadas em conta.