Conheça alguns dos Benefícios Sociais do Governo Federal
Auxílio Brasil, Tarifa Social e Vale Gás, conheça mais a respeito
Anúncios
Já são mais de 28 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza e os cenários precisam de intervenção ou tendem a piorar.
Para isso, o governo federal criou alguns programas sociais que visam a melhorar a situação da população.
Os programas são voltados à promoção das coisas essenciais à vida.
Anúncios
Dessa forma, se você quer saber mais sobre os benefícios sociais do governo federal, basta continuar a leitura!
Os benefícios sociais do governo federal
Neste artigo iremos abordar 3 dos programas sociais criados pelo governo federal para controlar a situação de vulnerabilidade social do país. Os programas são: Tarifa Social, Vale Gás e o Auxílio Brasil.
Anúncios
De acordo com o governo é possível ser contemplado com mais de um dos benefícios simultaneamente. Isso porque para aproveitar qualquer um dos benefícios é necessário o cadastro no CadÚnico, veja mais!
- Auxílio Brasil
Dos benefícios sociais do governo federal, o Auxílio Brasil é o mais comum. Ele veio para substituir o Bolsa Família e tem como objetivo amparar famílias pobres de suas situações.
Assim como mencionado, para ter acesso ao Auxílio Brasil é preciso ter cadastro no CadÚnico.
No entanto, há mais requisitos que são necessários serem cumpridos, que já cobrimos em nosso texto: “Entenda como funciona o Auxílio Brasil”.
No entanto, resumindo, para conseguir o auxílio é preciso uma renda por pessoa da família de até 105 reais. No entanto, para aqueles que já recebiam o Bolsa Família, os cartões para esse novo benefício é o mesmo.
Você pode sacar o valor em até 120 dias o dinheiro e pode movimentar o dinheiro via aplicativo.
Há também alguns benefícios sociais do governo federal que são exclusivos dos beneficiários do Auxílio Brasil, que as famílias também podem estar usufruindo! Para entender mais, leia o texto: “Entenda o calendário do Auxílio Brasil”!
- Tarifa Social
O segundo dos benefícios do governo federal que iremos falar é a Tarifa Social. Este, desde janeiro desse mesmo ano, já ajudou mais de 24 milhões de pessoas a pagarem a energia elétrica de suas residências.
Assim como o outro benefício, para ser contemplado pela Tarifa Social é necessário estar cadastrado no CadÚnico e ter a renda por pessoa familiar até metade de um salário mínimo.
Pessoas idosas com idade igual ou maior a 65 anos assim como portadores de necessidades especiais também podem usufruir da Tarifa Social, no entanto elas precisam seguir um requisito específico. Para essas pessoas utilizarem do benefício é necessário que estejam cadastradas e usufruam do Prestação Continuada de Assistência Social!
Caso estejam nesse programa, também podem utilizar do Tarifa Social sem problema algum! Esse benefício é dado de forma automática para quem cumprir os requisitos e estar vinculado ao cadastro único do governo.
O desconto na energia elétrica pode chegar a até 65% do valor, dependendo da quantidade utilizada! Então, super vale a pena!
- Vale Gás
Assim como os outros dois, o Vale Gás também requisita que os beneficiários estejam inseridas no Cadastro Único. Além disso, como o benefício anterior, as pessoas precisam apresentar a renda per capita de até meio salário base para conseguirem o Vale Gás.
Famílias com idosos na faixa de 65 anos e pessoas com deficiência também podem conseguir o benefício caso recebam o BPC (Benefício de Prestação Continuada) — pois dessa forma significa que eles não têm como prover o suficiente para o lar.
O Vale Gás é prioridade para famílias que são encabeçadas por mulheres monitoradas por leis de proteção contra a mulher. Esta prioridade é assegurada por lei e é um direito delas.
Assim como o Auxílio Brasil, o Vale Gás vem sendo pago através do último dígito do cartão, a inscrição do NIS. O pagamento segue a mesma lógica do calendário do Auxílio Brasil, dessa forma, para entender melhor, basta conferir como funciona o calendário do auxílio.
O Vale Gás pode ser sacado em caixas eletrônicos e lotéricas e é feito a partir do mesmo cartão dos demais benefícios do Cadastro Único! Super simples, não é mesmo?!
E aí, gostou do texto? Então envie para mais pessoas que estejam interessadas nos benefícios sociais do governo federal e não deixe de espalhar informações relevantes e de qualidade!