Bem estar mental com a técnica mindfulness
Com a rotina diária estressante e corrida, acabamos por não manter a atenção no nosso bem estar e cuidado mental, suscitando, dessa forma, terríveis transtornos como ansiedade e depressão.
Anúncios
Conhecida primeiramente como um ato religioso budista, o mindfulness foi apresentado ao ocidente por volta de 1979 quando o médico Jon Kabat-Zinn o trouxe com o objetivo de reduzir estresse e controlar a dor.
Ao passar do tempo, a técnica mindfulness foi avançando para tratamento contra a depressão e ansiedade, e assim, favorecendo o bem estar mental.
Quais os benefícios da técnica mindfulness?
O auxílio na concentração, a redução de ansiedade, o encorajamento e a diminuição da insônias são alguns benefícios do bem estar mental estimulados pela técnica mindfulness. Assim como, auxilia no controle de pensamentos e sensações, provocadas ao procrastinar e agir por impulso, ou seja, o mindfulness é um estado que auxilia na consciência emocional.
Anúncios
Outra vantagem, da técnica é a oportunidade de desenvolvermos projetos e objetivos com maior assertividade, através de uma melhor conexão com o “eu interior”.
Vantagens:
Anúncios
- Aproximar-se de nossas emoções;
- Praticar gratidão;
- Reduzir distrações;
- Plena consciência de atos;
- Conectar-se com a os elementos da natureza;
- Fazer amigos;
- Melhora nas relações interpessoais.
Como começar e o que é preciso para a prática de mindfulness ?
Hoje a prática por meio do uso de smartphone e computadores, aplicativos e plataformas de meditação são populares entre os iniciantes, no entanto, é primordial estar livre de distrações, desde alarmes e notificações de mensagens.
Sendo assim, o auxílio de um professor é indicado para aqueles indivíduos que persistem no encontro de distrações, prejudicando a atenção plena exigida pelo Mindfulness. Dessa forma, ao encontrar a sua melhor forma de praticar a técnica Mindfulness, estabeleça métodos curtos, como 5 á 15 minutos de prática durante o dia.
Você pode iniciar sua prática antes de iniciar um novo projeto para afastar o medo e a ansiedade, bem como, desenvolver antes de ir descansar, para auxiliar a melhorar o sono.
Encontrar um grupo de apoio na vizinhança ou redes sociais, é outra forma de começar o Mindfulness imediatamente.
1. Siga as suas emoções
Uma maneira de começar a praticar mindfulness individualmente é localizar no Youtube uma meditação suave entre 5 a 10 minutos, preferencialmente durante a manhã.
Isso porque a meditação guiada é uma recomendação para quem está começando, deixe os seus sentidos e emoções comunicar-se com o seu corpo, sinta as sensações que estão sendo liberadas progressivamente.
É o momento de livrar-se de todo sentimento de angústia e pavor, libere o perdão e permita-se sentir o que seu corpo está expressando.
2. Agradeça os pequenos momentos da vida
Gratidão é um dos fatores principais da técnica Mindfulness, quantas vezes nos sentimos ingratos por não entregar o valor que a vida oportuniza.
Dessa forma, comece o seu dia agradecendo pelo café da manhã, agradeça a sua rede de apoio, as oportunidades que você está atingindo. Também, seja grato a natureza e a terra por nos proporcionar os elementos primordiais para nossa sobrevivência como espécie.
Escute uma música e permita-se sentir os movimentos, a energia transportada pelos instrumentos e agradeça por poder viver mais um dia.
3. Reduza as distrações
Você já se perguntou em qual momento do dia o celular não está presente? Não adianta responder que durante o sono, até no banho carregamos o pequeno eletrônico.
Entretanto, dentre todas as vantagens tecnológicas do smartphone, a distração é um fator prejudicial à nossa consciência plena. Isto é, dificuldades para dormir, problemas para relacionar-se com pessoas e o afastamento com seu interior, assim como o encontro do espiritual são prejudicados com o uso excessivo do celular.
Dessa forma, durante o dia e a prática Mindfulness, controle o excesso do smartphone, posicione o celular em um local de difícil acesso e contemple a vida sem o post no Instagram.