Entenda mais sobre o calendário do Auxílio Brasil
Veja o calendário oficial do Auxílio Brasil e os valores dos benefícios pagos para as famílias carentes.
Anúncios
O Auxílio Brasil começou em novembro de 2021 e desde então seu calendário de pagamentos já está acontecendo em todo o Brasil a partir da Caixa Federal.
Dessa forma, a parcela de aprovados pelo governo como aptos para receber os benefícios já pode conferir os regulamentos e datas.
No entanto muitas pessoas ainda estão confusas com tudo isso. Afinal, que programa é esse? Bom, para explicar de maneira resumida: o programa tem como objetivo amparar e emancipar mais de 17,9 milhões de pessoas no Brasil que se encontram em situação de vulnerabilidade social, em pobreza ou extrema pobreza.
Anúncios
Este o faz a partir de incentivos financeiros e auxílios familiares. No entanto, o pagamento ocorre mediante datas específicas e seguindo regras específicas.
Dessa forma, se você é um dos beneficiários e quer entender um pouco mais sobre o calendário do Auxílio Brasil e como ele funciona, basta continuar a leitura do texto que explicaremos direitinho!
Anúncios
O Auxílio Brasil
O programa foi feito pelo governo Federal para substituir o Bolsa Família e tem como objetivo, como já mencionado, emancipar famílias de suas situações de vulnerabilidade social. Tal é feito a partir do auxílio de 400 reais mensais para a família e demais benefícios específicos para famílias específicas.
Quais são esses benefícios específicos para famílias específicas, você me pergunta? Bom, para entender mais continue a leitura do texto!
Benefício para Primeira Infância
O benefício para primeira infância é destinado a famílias que em seu quadro familiar possuem uma criança até 3 anos como componente. O benefício é pago para cada membro da família que tiver entre a faixa etária indicada. O valor desse benefício é de 130 reais.
Benefício de Composição Familiar
Este benefício é destinado a famílias que tiverem entre seus membros gestantes ou membros com a idade entre 3 e 21 anos — desde que matriculados em uma instituição de educação básica. Este benefício tem o valor de 65 reais por pessoa cujos cumpra os requisitos.
Benefício para superação da extrema pobreza
Como o Auxílio Brasil tem como intuito tirar famílias da extrema pobreza, existe o adicional pago para aquelas famílias que possuem a renda mensal igual ou abaixo da linha da extrema pobreza, no caso R$ 100. Para essas famílias é pago o valor de 65 reais como adicional.
Além desses benefícios, há também auxílio esporte (voltado para crianças e adolescentes que recebem o auxílio e se destacam em jogos esportivos escolares); iniciação científica (voltado para crianças e adolescentes que recebem o auxílio e se destacam em desempenho escolar e em competições acadêmicas);
Aliás, somam-se ainda, inclusão produtiva rural (voltado para quem pratica agricultura familiar); inclusão produtiva urbana (voltada para aqueles que comprovem carteira assinada) e auxílio voltado para crianças que frequentam creches.
Cada um deles é voltado para uma especificidade e funciona como uma recompensa ou uma garantia de cidadania para pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social. Lembre-se: todos esses seguem o calendário do Auxílio Brasil, então é importante se atentar ao mesmo!
Como funcionará e como acessar o calendário do Auxílio Brasil?
Agora falando do nosso tópico principal, o calendário do Auxílio Brasil! Como já mencionado, o calendário começou a vigorar em novembro de 2021 e até agora está funcionando sem problemas e atrasos.
O auxílio está em sua quinta parcela e segue uma ordem específica. Assim, a ordem dos pagamentos dos auxílios é feita a partir do último dígito do cartão do Auxílio Brasil. Cada família cadastrada no programa possui esse cartão e esse é quem dita quando você receberá o seu dinheiro.
Por exemplo, os que tiverem o último dígito do NIS terminado em 1 receberão a parcela de março a partir do dia 18, já os que tiverem o último dígito terminado em 2 receberão apenas em 21 de março, assim até o dígito 0, que recebem dia 31 de março. No mês seguinte, os terminados em 1, 2 e 0 receberão, respectivamente, em 14, 18 e 29 de abril.
Para consultar o calendário completo até o final do ano, basta acessar o site do governo. É importante lembrar que o saque dos auxílios e dos benefícios pode ser feito em até 120 dias após a data marcada no calendário.
O serviço é feito pela Caixa Econômica Federal e o banco oferece diversos tipos de contas para se usar enquanto beneficiário do programa! Então, não se esqueça de conferir o dígito final do NIS de seu cartão e conferir no calendário quando você receberá os auxílios seguintes!
E aí, gostou do texto? Conseguiu entender direitinho o calendário do Auxílio Brasil? Então envie para mais pessoas que possam estar em dúvidas no assunto e espalhe informações de qualidade e relevância!