Entenda como o cancelamento do carnaval de rua de 2022 afeta a economia do país
Saiba como o cancelamento do carnaval de rua afeta os ganhos de milhares de trabalhadores.
Anúncios
Este ano, novamente, houve o cancelamento do carnaval de rua na maioria das cidades brasileiras. A vacina chegou, grande parte da população foi vacinada e a expectativa era que em 2022 houvesse folia. No entanto, o cenário atual não permitiu.
A variante Omicrôn fez com que os casos se elevassem como não víamos há meses, batendo recordes de infectados que pensávamos terem sido superados. Assim, o carnaval de rua está cancelado em diversas cidades brasileiras, pelo segundo ano consecutivo.
O que isto significa para o país? Afinal, um evento como esse sendo cancelado abala diversos setores, principalmente o setor de eventos e turismo. Quer saber o por quê? Continue a leitura para ver a resposta para estas e mais perguntas!
Anúncios
Folia cancelada: veja os impactos na economia
O cancelamento do carnaval de rua significa queda no número de turistas em diversas cidades brasileiras. Muitas pousadas e hotéis já relataram cancelamento de reservas após o anúncio das prefeituras ou a simples baixa procura mesmo. Outros negócios afetados foram as lojas de fantasia, folia e artigos para festas e é, claro, os restaurantes e comércios.
Estes são setores do mercado que enfrentam um tempo difícil desde o começo da pandemia. Dessa forma, 2022 representava justamente a possibilidade de um retorno, no entanto, será outro ano de vacas magras para essa área. Restaurantes que estavam acostumados com a alta clientela em período de carnaval acabam por ter que se adaptar a realidade sem evento pelo segundo ano seguinte!
Anúncios
Artistas, cantores e dançarinos também são afetados diretamente com o cancelamento do carnaval, já que ele representava a maior festa do ano para esses profissionais. Certamente o cancelamento impacta não só os amantes da folia, como muitos profissionais.
Como a supressão da folia em 2021 afetou os setores do mercado?
Desde 2017, o carnaval de rua vem tendo um aumento considerável em seus rendimentos. Em 2020, por exemplo, o evento bateu recordes de acordo com o Ministério do Turismo.
É importante ressaltar que a preparação para o carnaval começa 10 meses antes do evento. São milhares de pessoas envolvidas diretamente, seja com os desfiles e apresentações ou com a hospedagem de turistas. O carnaval, afinal, atrai amantes do mundo todo para as maiores cidades do Brasil!
Hotéis em diversas cidades brasileiras chegaram a ficar completamente lotados de foliões ansiosos pela festa no ano de 2020, logo antes da pandemia estourar em março do mesmo ano. No entanto, no ano de 2021 esse número chegou a cair pela metade, travando os setores. A festa de dias que contava com mais de 600 blocos só na cidade de São Paulo movimentava diversos locais de hospedagem.
Logo, o cancelamento do evento não afeta só os artistas diretamente envolvidos nos desfiles e os pequenos comerciantes como as lojas de fantasia, mas também grandes franquias de hospedagem e viagem do Brasil. Estima-se que em 2021 cerca de oito milhões e cem mil reais deixaram de se movimentar no país. Dinheiro este que, com certeza, fez falta para muitos trabalhadores.
Dessa forma, com o cancelamento do carnaval de rua de 2022, o cenário para este ano não é dos melhores para profissionais dessas áreas. A expectativa de retorno foi podada e o futuro dos eventos e aglomerações segue incerto. Afinal, com as novas variantes surgindo e demonstrando obstáculos que dificultam aglomerações, só resta esperar.
Cidades onde ocorreu o cancelamento
Até agora foram ao menos 22 capitais que já cancelaram o evento. Algumas das maiores cidades que já cancelaram o carnaval de rua.
É possível ainda que outras cidades cancelem o evento. Muitas cidades pequenas também estão aderindo ao cancelamento do carnaval de rua. Então, é importante checar as notícias locais de sua cidade para se informar melhor.
Para não deixar o evento sem qualquer tipo de celebração, muitas cidades estão adotando alternativas mais seguras. Curitiba, por exemplo, terá um evento virtual com transmissão via redes sociais da prefeitura da cidade.
Em SP, o carnaval passou para o dia 21 de Abril, assim como no Rio de Janeiro. Espera-se que o evento adiado consiga ser realizado e não haja nenhum cancelamento novamente — assim, quem sabe, os setores não se verão tão lesados pelo segundo ano consecutivo.
E aí, gostou do texto? Então envie para demais pessoas para que assim todos saibam como o cancelamento do carnaval de rua de 2022 afeta a economia do país!