Diversidade nas empresas: 5 motivos para promovê-la!

Diversidade nas empresas: 5 motivos para investir o quanto antes!

Investir em uma equipe diversa é uma forma de apostar em aumento de produtividade, engajamento e até no lucro da organização.

Anúncios

diversidade nas empresas
Fonte: Freepik

Quando 9% da população brasileira faz parte da comunidade LGBTQIAP+, 54% dos brasileiros são negros e 51,1% da população residente no Brasil diz respeito às mulheres, a pergunta que fica é: onde estão essas pessoas dentro do seu quadro de colaboradores?

A diversidade nas empresas é um assunto que merece atenção, porque compete à dignidade humana. Além disso, o que muitas empresas não sabem é que incluir talentos pertencentes às maiorias minorizadas é uma forma contundente de aumentar seus ganhos e diferenciá-las da concorrência nos quesitos inovação e motivação.

Aliás, só é válido falar de diversidade nas organizações quando os líderes são capazes de entender que pessoas que comungam de diferentes experiências podem apresentar resultados ainda mais positivos do que os obtidos até então.

Anúncios

Pensando nisso, reunimos aqui 5 motivos para você investir na diversidade da cultura organizacional de sua empresa. Acompanhe a seguir!

1.  Melhora o engajamento e a produtividade

De acordo com uma pesquisa feita pela Harvard, em empresas em que a diversidade é reconhecida, os colaboradores contam com 17% a mais de engajamento. Além disso, estão dispostos a agir para além de suas funções e responsabilidades.

Anúncios

Devemos lembrar que grande parte da produtividade dos colaboradores é propulsionada pela motivação dos mesmos. Assim, o sentimento de pertencimento a um grupo pode impactar e muito no exercício de suas funções.

2.  Aumenta a lucratividade

A verdade é que diversidade é sim sinônimo de maior lucro. Segundo uma pesquisa feita pela McKinsey & Company, as empresas que são compostas por equipes com mais diversidade étnica possuem 33% de lucrarem mais do que as empresas que não possuem.

Já o relatório A diversidade como alavanca de performance pontuou que organizações que incluem a diversidade de gênero entre sua equipe de executivos possuem 21% a mais de propensão de lucrarem acima da média.

3.  Amplia as chances de captar bons talentos

diversidade nas empresas
Fonte: Freepik

É importante ainda dizer que a diversidade nas empresas pode ampliar as possibilidades de captação de talentos. Estamos vivendo uma era em que a busca por profissionais capacitados está cada vez mais alta. E, claro, que nessa busca as empresas, muitas vezes, brigam entre si.

Desse modo, o fornecimento de um espaço acolhedor para toda e qualquer identidade pode ser um grande diferencial capaz de fazer com que a organização atinja um maior número de pessoas. Mas, não só isso! Além de ter a oportunidade de captar mais colaboradores, a empresa tem a chance de contratar talentos de peso.

4.  Possibilita a atração de soluções únicas

Pense você, onde é mais provável de se encontrar soluções, ideias e pensamentos diversos: em um ambiente com trabalhadores com o mesmo perfil profissional ou em um ambiente em que a cultura organizacional é diversificada?

De fato, nenhum indivíduo é igual ao outro, mas, quando falamos em diversidade, estamos explorando a construção de uma cultura e clima organizacional com pessoas de múltiplas etnias, identidades de gênero, sexualidades e religiões.

Assim, pessoas que tiveram trajetórias distintas e, que muitas vezes, precisaram lidar com intempéries da vida de forma autêntica. Por outro lado, pessoas com pontos de vista e percepções sobre o mundo diversas, as quais ao se encontrarem resultam em soluções singulares e muito criativas.

5.  Define a construção de uma boa ou má imagem da organização

Sabemos bem que, hoje em dia, os clientes tendem a se conectar com marcas e empresas que possuem propósitos alinhados aos seus. Assim, em um mundo em que pautas sociais e de gênero estão em alta, a diversidade nas empresas faz toda diferença para a construção de uma imagem do seu negócio perante o público.

Ora, se sua empresa diz que se importa com a luta pela inserção das mães solo no mercado de trabalho e prima pela igualdade salarial entre os gêneros, ela precisa se posicionar criticamente em relação a essas pautas. Afinal, do que adianta se dizer engajada se, na prática, no seu corpo de colaboradores as mulheres são exceção?

Seguindo esse raciocínio, não adianta cantar uma diversidade para inglês ver nas redes sociais durante o mês do orgulho gay, se os membros da comunidade LGBTQIAP+ não existem em seu quadro de funcionários.

Lembre-se que assim como a inclusão da diversidade nas empresas demonstra um posicionamento de preocupação da organização frente às lutas de nosso tempo, a neutralidade também é uma forma de se posicionar. E vá por nós, o público está muito atento a isso!

E aí, esses 5 motivos te convenceram sobre a urgência de repensar sua cultura organizacional e investir mais em talentos diversos? Esperamos que tenha aprendido mais sobre a diversidade nas empresas! Se este conteúdo foi útil a você, então não hesite em compartilhá-lo nas redes sociais. Até logo!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo