Facebook ou Instagram: por onde vender mais?

Facebook ou Instagram: descubra qual é a melhor rede para o seu negócio

As redes sociais são ambientes promissores para captação de clientes e fechamento de vendas. Entenda os motivos!

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criar uma página no Facebook
Fonte: Facebook

Se você tem uma empresa, certamente sabe que estar presente no ambiente virtual é fundamental para a expansão do seu negócio. E as redes sociais são boas apostas para conseguir ainda mais clientes. Agora, a grande dificuldade de muitos é escolher entre o Facebook ou Instagram.

Ambas redes sociais são extremamente funcionais e promovem muitos resultados quando o assunto é vendas online. O ponto é que cada uma delas possui suas particularidades e demandam estratégias próprias para guiar o usuário à conversão.

No post a seguir, você irá conferir um pouco mais como essas redes sociais podem te ajudar a alavancar suas vendas na internet.

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Os pontos positivos de cada rede social

Segundo pesquisas, os usuários brasileiros passam em média 3h e 31 minutos nas redes sociais diariamente. Tempo suficiente para o seu negócio impactar seus seguidores com um conteúdo de valor.

Sendo assim, se a sua empresa ainda não possui uma página no Facebook ou Instagram está na hora de criar uma. O Facebook, por sua vez, é uma ótima plataforma para compartilhamento de texto e vídeos, além de ser uma ótima rede para subir campanhas.

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Agora, o Instagram é uma rede mas imagética, o que possibilita que você cative o público com imagens, memes e textos curtos. Aliás, embora o espaço discursivo do Instagram seja muito pequeno, é totalmente possível conseguir transformar seguidores em clientes por lá.

Perceba que ambas redes são funcionais para aquisição de clientes. Mas, antes de aplicar qualquer estratégia nestas plataformas, é crucial que você conheça bem o seu negócio, do público alvo às métricas de conversão.

Quais são os benefícios de anunciar nas redes sociais?

Como vimos, os internautas brasileiros passam um bom tempo de seus dias nas redes sociais, o que nos mostra que, neste lapso temporal, poderiam ser impactados por ações de marketing de sua empresa.

Talvez a grande vantagem de anunciar nas redes sociais está no aumento da visibilidade do seu negócio, que passará a ser vistopor pessoas do mundo todo. Ao extrapolar as fronteiras do comércio local, suas vendas podem aumentar consideravelmente. Mas essa é apenas uma das vantagens, confira as demais a seguir:

  • Transformação de inúmeros seguidores em clientes;
  • Maior capacidade de reter e fidelizar clientes;
  • Facilidade em conseguir leads qualificados;
  • Diminuição do ciclo de vendas;
  • Melhor gestão de relacionamento com o cliente.

Vantagens de ter uma página no Facebook

criar uma página no Facebook
Fonte: Facebook

O Facebook consiste em uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil. Atualmente, a rede conta com cerca de 2,6 bilhões de usuários ativos no mundo todo. Para as empresas, o Facebook é um prato cheio, uma vez que permite que vendam online sem a necessidade de um site institucional.

Em termos simples, a rede conta com uma plataforma de e-commerce, que facilita o processo de criação de estoque, gerenciamento de pedidos e catalogação de produtos.

Com o Facebook Marketplace, seja você empreendedor ou pessoa física, é possível fazer compras e vendas, acessando unicamente e exclusivamente a plataforma online. O ícone do mercado fica na barra principal no canto esquerdo ao lado das publicações ‘mais recentes’. Faça anúncios chamativos que engajem a audiência a adquirirem os seus produtos e serviços.

Vantagens de ter uma página no Instagram

Assim como o Facebook, o Instagram também é uma rede muito utilizada. Afinal, são cerca de 2 bilhões de usuários ativos no mundo todo. Além das contas pessoais, o Instagram também permite a criação de contas comerciais, as quais possibilitam o acesso a métricas de todas as ações de marketing feitas nas páginas.

Além disso, o Instagram ainda possui a função loja, a qual te possibilita fazer anúncios dos seus produtos e vendê-los na plataforma online. Para visualizar os produtos à venda, encontre a opção loja em ‘explorar’. Por ela, você conseguirá ver tanto as fotos dos itens como os respectivos preços.

Facebook ou Instagram: qual das redes vale mais a pena?

Não existe uma rede melhor do que a outra, cada uma tem os seus benefícios e formas de impacto. Como vimos, o Facebook possui um maior número de usuários ativos. No entanto, no Instagram, o engajamento dos seguidores é sempre maior. Como a rede funciona de forma bem simples, a interação dos usuários com as publicações é bem intuitiva.

Lembrando que no Instagram você também pode fechar parcerias com influenciadores digitais de peso. No geral, os influenciadores possuem milhares, senão milhões de seguidores, de modo que o impacto que possuem é gigantesco. 

Sendo assim, considere a criação de um vínculo profissional com estes formadores de opinião para que o seu produto possa ser divulgado, chegando a ainda mais pessoas.

Gostou deste post? Então compartilhe nas redes com seus amigos, que também estão precisando de estratégias para alavancar as vendas online.

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

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