Influencer digital: como se tornar um?  - INFOCU
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Influencer digital: como se tornar um? 

A profissão de influenciador digital está cada vez mais em destaque no mercado devido a forte presença das redes sociais no dia a dia.

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    influencer digital
    Fonte: Freepik

    Hoje em dia, atuar como digital influencer é considerado uma profissão. Em meio aos avanços digitais e popularidade das mídias sociais, é uma atuação cada vez mais em destaque, assim como o crescimento da concorrência.

    Aliás, para compreender ainda mais esse cenário, vale considerar que antes o “boca a boca” era de grande importância para divulgação de serviços e produtos. Logo, com maior acesso da internet e surgimento do marketing digital, o influenciador se tornou um meio muito visado e como consequência, o marketing de influência.

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    Não é à toa que, de acordo com o Business Insider, a estimativa é de que até o final desse ano, essa área esteja valendo aproximadamente R$79 bilhões, considerando a movimentação significativa que já promove. No entanto, como se tornar um digital influencer? Quais são os tipos? As respostas para essas e outras perguntas estão disponíveis a seguir.

    O que é digital influencer e quais são os tipos?

    Basicamente, o influenciador digital ou digital influencer é uma pessoa que está em posição de influenciar o comportamento de seu público. É muito importante ter atenção a essa definição, pois indica também que não há necessariamente um padrão do canal de atuação ou do tamanho da audiência.

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    Desse modo, os profissionais dessa área se dividem em diferentes classificações enquanto audiência, nicho, entre outros aspectos. Em primeiro lugar, por mais que seja muito comum pensar no Instagram, o digital influencer pode atuar em diferentes redes sociais, como o Twitter, Youtube, TikTok, Facebook, entre outras plataformas que visam a produção de conteúdo e as interações.

    Já ao falar dos principais nichos de atuação, é algo realmente abrangente, uma vez que há influenciadores associados a pets e viagens até mesmo ciência, tecnologia e restaurantes. Sendo assim, dentro de beleza, bem-estar, lifestyle, moda e comportamento, há uma série de nichos.

    Além desses pontos, os influenciadores podem ser celebridades, por exemplo, cantores e atrizes ou pessoas locais que seguem determinado nicho e influenciadores que possuem outra profissão. Nesse último caso, usam as redes sociais como um meio de gerar autoridade e, com o alcance e engajamento do público, acabam se enquadrando como influenciadores.

    Quais são as principais dicas para se tornar um digital influencer?

    Naturalmente, cada forma de atuação, o que envolve a audiência e recursos usados, conta com as suas particularidades. Todavia, há algumas dicas gerais que podem contribuir com quem deseja atuar nessa área, tais como:

    Defina o tipo de influencer que será

    Ao longo do texto, é possível compreender o quanto esse meio é amplo. Uma vez que há influencers que apresentam diferentes maneiras de lidar com o público, parcerias, entre outros fatores. Logo, é interessante identificar qual tipo é mais compatível com você.

    A partir disso, será possível ter um direcionamento maior em tudo o que for fazer, desde a busca por aprendizado até os conteúdos. Há várias maneiras de se desenvolver e o melhor é que seja algo alinhado com sua personalidade, valores e recursos.

    Estude marketing digital

    influencer digital
    Fonte: Freepik

    Não é à toa que, hoje em dia, o marketing digital está em alta. Afinal, muitas empresas passaram a apostar na transformação digital, o que influencia também nas escolhas estratégicas em prol do crescimento, atração de consumidores, entre outros fatores.

    Nesse contexto, o marketing digital contribui com um maior conhecimento das plataformas e seus recursos, o que pode ser determinante para um posicionamento mais estratégico, postagens e construção de autoridade. Não se esqueça da importância de saber usar de modo estratégico cada ferramenta, uma vez que hoje em dia há recursos específicos para criadores de conteúdo.

    Também é interessante estudar vendas e outros temas que sejam relevantes tanto para essa forma de atuação, quanto para o seu nicho. A busca por conhecimento pode ocorrer de diversas formas, inclusive ao participar de eventos, onde também é possível cuidar do networking. Afinal, em qualquer área uma rede de contatos é importante. A partir disso, indicações para oportunidades, parcerias em conteúdos, entre outros fatores vantajosos podem surgir.

    Lembre-se: não há um padrão para seguir

    A naturalidade é um dos principais aspectos que chamam a atenção do público, em especial, pelo potencial que se observa para que exista a proximidade e identificação. Todavia, por mais que existam dicas gerais, é preciso ter cautela ao querer seguir um certo padrão para se tornar digital influencer.

    Isso porque cada nicho, audiência e cada profissional conta com as suas particularidades. E, a partir da sua atuação, será possível identificar os melhores parâmetros para seguir.

    Sendo assim, não é preciso esperar ter um certo número de seguidores, equipamento, a mesma disponibilidade de postagem de alguém, entre outros aspectos que servem comumente como comparação.

    Em outras palavras, a maior preocupação deve ser a produção de conteúdos que sejam relevantes para o público e a busca pelo aprendizado na área. Por fim, se pode perceber que é uma área que, assim como outras, exige estudo e comprometimento.

    Nathalia Oliveira

    Graduada em Jornalismo especializada em SEO, finanças e redação de artigos. Sou apaixonada por contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas.