Intercâmbio de au pair: o que é, como funciona e pré-requisitos

Guia simplificado sobre o intercâmbio de au pair

O programa é voltado para mulheres jovens que possuem experiência com crianças e que queiram conhecer um novo país. Saiba mais!

Anúncios

intercâmbio de au pair
Fonte: Freepik

Gostaria de fazer uma viagem para conhecer outro país, explorar uma nova cultura e melhorar a sua fluência em inglês? Então considere a ideia de fazer um intercâmbio de au pair.

O programa, que já é popular entre os brasileiros, consiste em uma forma de ganhar muitas experiências e aprendizados e ainda receber por isso. Afinal, enquanto acumula aprendizados, o intercambista recebe dinheiro em troca de seus trabalhos como cuidador de crianças.

Mas, calma! Hoje, vamos desvendar para você como funciona o intercâmbio de au pair e quais são os requisitos para se candidatar. Então, acompanhe a leitura.

Anúncios

Afinal, o que é au pair?

Em termos simples, o au pair diz respeito a uma espécie de intercâmbio muito procurado por aqueles que querem experienciar uma nova cultura e aprender um idioma em um país estrangeiro.

Assim, os intercambistas entram em plataformas próprias para au pair e escolhem as suas respectivas famílias – host families. A família anfitriã recebe o intercambista, abrigando-o em sua residência. Dessa maneira, em troca da acomodação e comida, o au pair ficará de babá dos filhos que compõem a família.

Anúncios

Em outras palavras, o au pair terá que se responsabilizar pelos cuidados dos pequenos, como: ajudá-los na tarefa de casa; buscá-los na escola; auxiliar na limpeza de seus quartos; cozinhar e alimentá-los; banhá-los; levá-los para passeios.

Assim, é esperado que o mesmo trabalhe por 45h semanais, tenha 1 dia de folga semanal e receba um salário por isso. O salário pode variar a depender do programa que o intercambista escolher, mas, no geral, fica em torno de US$ 195,75.

Vale dizer que o salário é pago pela família anfitriã. Além do salário, a família também precisa pagar ao intercambista uma bolsa de estudos no valor de US$ 500,00.

O au pair também dá direito a 2 semanas de férias remuneradas. Além disso, no final do programa, o intercambista pode ficar até 4 semanas no país escolhido para curtir umas férias. Contudo, essas 4 semanas precisam ser arcadas pelo mesmo.

Vale dizer ainda que o intercâmbio tem duração de 1 ano, mas, ao fim do programa, é possível estender para mais 1 ano.

Pré-requisitos do intercâmbio de au pair

intercâmbio de au pair
Fonte: Freepik

Antes de aplicar a sua candidatura para uma agência de intercâmbio, é importante conhecer todos os requisitos para que você consiga entender se o seu perfil se encaixa nesta modalidade de intercâmbio. Conheça os requisitos básicos a seguir:

  • Ser mulher: algumas agências aceitam homens, mas são bem raras;
  • Ter idade entre 18 a 26 anos;
  • Possuir CNH;
  • Ser solteira e não possuir filhos;
  • Ensino médio completo;
  • Possuir nível de inglês intermediário;
  • Apresentar passaporte;
  • Experiência com crianças.

Vale dizer que o nível de inglês é fundamental, uma vez que, além de fazer uma entrevista prévia com a família, você também terá que se comunicar com todos os membros no dia a dia.

Como funciona o processo de intercâmbio?

O primeiro passo para você se tornar um intercambista au pair é encontrar uma agência brasileira que trabalhe com o programa. Hoje, encontramos diversas delas no mercado, como Experimento, Education First e Central de Intercâmbio.

Em seguida, será preciso fazer o teste de inglês e também pagar a taxa de inscrição, que varia de agência para agência. Logo após, você deverá preencher o application, uma espécie de currículo em que você informa um pouco sobre você.

Lembre-se de detalhar suas habilidades e competências, sobretudo aquelas que dizem respeito ao cuidado com crianças. Aliás, será preciso fazer um vídeo em inglês se apresentando, aqui o carisma pode te ajudar.

Como encontrar uma família?

Na verdade, quem irá te encontrar é a família. Uma vez que o seu perfil esteja online, as famílias interessadas irão entrar em contato para que vocês possam fazer algumas entrevistas.

Há possibilidade de encontrar famílias por conta própria em grupos de Facebook ou no site Au Pair World. Mas, as plataformas das agências são bem funcionais também.

Vale dizer que você deve ficar online no site da agência estrangeira correspondente a agência brasileira e esperar uma família se interessar pelo seu perfil. Caso haja interesse de ambas as partes, vocês darão um ‘match’. Em seguida, é só começar o processo do visto e aguardar o embarque.

É isso, esperamos que tenha entendido o que é e como funciona o intercâmbio de au pair. Se gostou deste conteúdo, compartilhe nas redes sociais com os amigos que também querem se aventurar em uma viagem para conhecer um novo país.

E não deixe de acompanhar as nossas demais publicações aqui no Infocu. Aliás, já conferiu o nosso post sobre oportunidades de intercâmbio em diferentes países?

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo