Como superar uma demissão em massa e recomeçar do zero?
Embora a dor da perda, para alcançar a superação de uma demissão é necessário um comprometimento consigo mesmo.
Anúncios
Constantemente temos acompanhado diversas empresas demitindo em massa seus funcionários. Este cenário alarmante parece ser um lugar-comum de empresas de tecnologia.
Facebook, Twitter, Amazon e diversas startups já demitiram milhares de funcionários com a justificativa de redução de custos.
Desse modo, diante da alta inflação dos últimos anos e de uma retração de investimentos nas empresas, os funcionários são o elo mais fraco. Assim, aqueles que um dia ocuparam cargos de chefia e liderança, hoje, não passam de estatística de desemprego.
Anúncios
De fato, superar uma demissão em massa não é uma tarefa simples, mas seguindo alguns passos, é possível dar a volta por cima e voltar a ativa. Veja como!
1. Lembre-se que o problema não é você
Se estiver passando por uma demissão em massa, então você tem mais do que o necessário para compreender que o motivo da demissão não é você. Olhe a volta e perceba que a causa da demissão não é pessoal, assim como você vários colegas de trabalho também precisam voltar para casa e superar uma demissão.
Anúncios
Por isso, a primeira coisa a se fazer é compreender que o orgulho ferido não pode ofuscar a sua visão neste momento. Cortes de custo são muito comuns em empresas e, infelizmente, alguém terá que deixar o recinto para não voltar mais cedo ou mais tarde.
Assim, compreender que a culpa pela crise econômica, alta da inflação e falta de investimentos não é sua é fundamental. O processo de retração econômica é comum em empresas que crescem exponencialmente em dado período.
Aliás, com o aumento das taxas de juros devido à inflação, a renda fixa é mais atrativa aos investidores do que as startups. Portanto, o fluxo de caixa das empresas fica comprometido.
Agora que você tem uma explicação lógica para o quadro de demissões em massa, talvez fique mais fácil de compreender que o ocorrido não reverbera uma ineficiência sua. Dessa forma, entender a causa da demissão é essencial, do contrário a dor da perda pode durar mais do que o necessário.
2. Invista em si mesmo
Agora que terá tempo, nada mais justo do que aplicá-lo a você. O que gostaria de fazer hoje por você? Talvez você queira fazer um checkup e cuidar da saúde, uma vez que não conseguia ir ao médico devido a jornada de trabalho.
Ou ainda, talvez queira voltar a ler mais, e agora tem o tempo necessário para colocar o hobby da leitura em dia. Ou quem sabe você quer aprender uma habilidade nova que pode ser útil ao seu novo emprego.
Sente e planeje tudo o que gostaria de fazer para o seu desenvolvimento pessoal que até então não fez por falta de tempo. Em seguida, comprometa-se a realizar o que planejou. Talvez, esta seja a única chance que você terá de tirar os seus planos do papel, então comprometa-se, genuinamente, com você mesmo.
Você pode, inclusive, começar uma atividade física. Pensemos, a demissão é uma espécie de luto, e exercícios físicos podem te auxiliar a passar pelo processo de perda de forma mais leve e a superar de vez a demissão em massa. Isso através da restauração do equilíbrio mental e emocional.
Sem contar ainda que a prática de exercícios irá te ajudar a se manter ativo mesmo em um momento de inatividade laboral.
3. Repense, recalcule e recomece
Um dos processos para superar uma demissão em massa é chegar à ciência de que todo fim precisa de um recomeço. Se precisar ficar sozinho, em um processo de introspecção, o faça. Mas, que o processo de resguardo dure uma fase e não para sempre.
Lembre-se: é fase e passa! Por isso, aceite o fim do ciclo e comece a entender que você tem condições de começar de novo. Inclusive, se está planejando uma transição de carreira, agora é o momento certo.
Recalcule a rota se for preciso, qualifique-se para o exercício de uma nova profissão e siga. Agora, se quiser continuar na área de sua atuação, sem problemas! Tire o pó do seu currículo e o envie para as vagas de emprego que mais tiver afinidade.
Aliás, você pode aproveitar o tempo ocioso para fazer um curso profissionalizante e aumentar as suas habilidades e competências. Atualmente, existem diversas plataformas de cursos online gratuitos que podem te ajudar a alavancar a sua carreira profissional. O Sebrae, Senac e Fundação Bradesco são bons exemplos disso.
Currículo atualizado e uma vez pronto, agora, basta buscar por oportunidades de emprego. Dê uma chance a sites como o Infojobs, assim você pode encontrar vagas online sem sair de casa.
Ademais, não se prenda a uma única rotina de trabalho, você terá mais chances de emprego se estiver aberto a assumir vagas home office. Afinal, o seu campo de atuação deixará de ser local para ser nacional.
E vá por nós, existem milhares de empresas contratando profissionais do Brasil inteiro pelo LinkedIn. Quem sabe esta não é a sua chance? Candidate-se!