Social media: como se tornar um?
Cada vez mais esse profissional tem um importante papel nas estratégias de conteúdo nas principais plataformas digitais de empresas e personalidades.
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O social media é um profissional que tem uma presença de destaque cada vez maior no mercado, em especial, ao considerar o crescimento das empresas no meio digital. Isso porque esse profissional, basicamente, atende a gestão dos perfis das redes sociais.
Certamente, dentro desta definição há uma série de parâmetros para se considerar e, ao longo do conteúdo, será possível conhecer algumas das várias atribuições desse profissional.
Entenda o que faz um social media
Há muitos anos as redes sociais possuem um papel interessante quando se fala da conexão entre as pessoas. A interação que proporcionam entre amigos, familiares e diferentes comunidades chega a vários níveis e, ao longo do tempo, esse passou a ser um meio cada vez mais explorado para comercialização e promoção de produtos e serviços.
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Atualmente, é muito comum encontrar perfis de empresas, personalidades e diferentes marcas. Nesse cenário, o profissional de social media lida com a parte de administrar o conteúdo em prol da atração e engajamento do público. Em suas funções se pode citar fatores como:
- Criação de estratégias;
- Análise de métricas;
- Planejamento de conteúdo;
- Respostas de mensagens e comentários.
Sendo assim, o profissional traça dados estratégicos de seu cliente, por exemplo, os concorrentes e o público-alvo. Afinal, é preciso que existam diretrizes para a abordagem nas redes sociais, tanto em relação a produção de conteúdo quanto nas interações.
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Por isso, diferentes etapas podem existir antes da produção de conteúdo propriamente dita. É preciso que exista muita pesquisa. Além disso, naturalmente, é preciso identificar se os resultados são ou não positivos. Para isso, relatórios devem ser gerados e cautelosamente avaliados.
Neles, será possível avaliar métricas cruciais que abrangem pontos como curtidas, mensagens diretas, engajamento, alcance, aspectos do público, entre outros. Sendo assim, é algo que pode ser determinante para direcionar os próximos passos do profissional.
Como se tornar um profissional de social media?
Saiba que, esse profissional de marketing pode atender diferentes papéis em uma empresa, desde algo voltado para o âmbito operacional até o mais estratégico. Afinal, é um meio com mudanças constantes e que apresenta diferentes recursos. Sendo assim, se pode ver que é algo que vai além da criação do conteúdo digital.
Com isso, para quem deseja se tornar um social media, por mais que não exista uma receita, alguns aspectos se destacam. Entre eles, a afinidade com as redes sociais e um curso na área da comunicação social ou relacionados. Esse segmento é muito amplo e entre esses cursos, se pode citar marketing, publicidade e propaganda, jornalismo, entre outros.
No entanto, o profissional pode ir além com cursos livres e técnicos, workshops e videoaulas. Afinal, o conhecimento em diferentes funções para atuar com maior flexibilidade e agilidade certamente fará a diferença.
Isso envolve identificar as redes sociais mais ativas do momento, marketing digital, noções básicas de design, tráfego pago, táticas de persuasão, abordagens, entre outros pontos cruciais nesse cenário.
Lembre-se que há uma grande demanda de informações no meio digital e isso envolve dados novos de qualidade. Hoje em dia, uma série de plataformas estão disponíveis com conteúdos valiosos, que podem agregar muito na carreira desses profissionais.
Além desses pontos, ainda existe a opção de seguir um determinado nicho de mercado. É uma decisão que varia muito, inclusive, alguns profissionais seguem esse caminho apenas depois de atuar em diferentes áreas e ter certa experiência.
O importante é estudar muito e colocar em prática os seus conhecimentos, independente do nicho de sua escolha. Aliás, não se pode esquecer de buscar maneiras de difundir o trabalho, o que pode ocorrer em grupos, plataformas para profissionais, entre outras possibilidades.
Quais são os erros mais comuns desse profissional?
Primeiramente, como já citado, é preciso considerar que o meio em que o social media está inserido apresenta mudanças constantes, seja em questões externas que contribuem ou impactam no seu trabalho ou em mudanças específicas nas redes sociais.
De qualquer forma, um erro que merece destaque neste tópico é exercer essa atividade sem buscar um conhecimento contínuo. Sem dúvidas, é de grande importância que o profissional tenha confiança em sua trajetória e conhecimento, porém, é preciso sempre procurar informações.
Além disso, a falta de planejamento pode resultar em grandes frustrações para quem é social media, em especial, quando se trata de traçar uma estratégia, procurar temas e identificar as melhores abordagens.
Isso envolve todos os aspectos, até mesmo ter atenção ao calendário para considerar quais datas são importantes para os clientes caso trabalhe com diferentes nichos. Por exemplo, para um cliente associado ao público infantil, o Dia das Crianças jamais pode passar despercebido.
Com essas informações, também se pode perceber o quanto é importante não deixar tudo no modo automático. Afinal, ao longo do tempo, com o conhecimento e experiência é normal que algumas ações se tornem comuns, mas conforme foi visto no decorrer do texto, o profissional deve ter atenção a cada cliente e com novas informações.