O que é lógica de programação? Entenda melhor o conceito!
Pular para o conteúdo

O que é lógica de programação, como funciona e para que serve?

A partir dos fundamentos lógicos é possível criar códigos mais objetivos, limpos e eficazes.

Anúncios

lógica de programação
Fonte: Freepik

Para os iniciados na área da programação, uma das dúvidas que atravessam o aprendizado é: ‘o que é lógica de programação e para que serve?’. A pergunta em si é essencial, uma vez que sem esse conhecimento, dificilmente, é possível alçar grandes voos na carreira de programador.

Isso porque o segredo para se tornar um bom programador é o domínio da lógica de programação, seja o seu interesse em front-end, back-end, full stack ou mobile. Aliás, quanto melhor sua lógica, melhor a sua capacidade de resolução dos problemas.

Anúncios

Então, antes que comece a se enveredar pelos caminhos das linguagens de programação, considere aprender antes os fundamentos da lógica. E entender a sua definição e funcionamento é o primeiro passo!

O que é lógica de programação?

Para responder o que é a lógica da programação, precisamos entender que tudo que fazemos em nosso dia a dia tem por base uma sequência lógica. Não acredita? Provamos para você!

Anúncios

Imagine que você sentiu sede e, para satisfazer essa necessidade fisiológica, você se levanta e vai até a cozinha tomar um copo de água. Aqui temos um exemplo claro do princípio de causalidade atuando. Se estamos com sede, então tomamos água. Eis a função lógica condicional. Em termos mais simples, as nossas ações são efeitos de outras ações antecedentes, as quais podemos denominar de causas.

Mas, se fossemos descrever o ato de tomar água em um computador, certamente, a sequência teria mais etapas do que podemos ver no cotidiano. Nesse caso, os passos seriam mais ou menos os seguintes:

  1. Sentir sede;
  2. Levantar;
  3. Sair do quarto e caminhar até a cozinha;
  4. Entrar na cozinha;
  5. Pegar um copo;
  6. Abrir a geladeira;
  7. Pegar a jarra de água;
  8. Colocar água no copo;
  9. Devolver a jarra para a geladeira;
  10. Fechar a geladeira;
  11. Beber a água.

Muitas etapas, não acha? Na verdade, quantas vezes você já pensou, analiticamente, no ato de tomar água? Talvez essa tenha sido a primeira vez. No entanto, quando estamos falando em programação, cada uma dessas etapas e o objetivo final precisam ser pensados meticulosamente.

Até porque, por mais inteligente que seja o computador, ele não conseguirá executar cada função por si mesmo. Por isso, a necessidade de um código.

Dito isso, podemos definir a lógica de programação como um conhecimento que permite o desenvolvimento de sequências lógicas para alcançar um resultado determinado. Tais sequências são adaptadas para uma linguagem desenvolvida por um software específico.

Como funciona a lógica de programação?

Considerando que não existem máquinas tão eficientes capazes de executar funções por si mesmas, os profissionais das carreiras digitais, como os programadores, necessitam dar os comandos via códigos para que a máquina execute.

lógica de programação
Fonte: Freepik

Tais instruções precisam ser detalhadas para que o computador consiga computar, assim como uma receita de bolo ou manual de instruções de um eletrodoméstico.

As sequências descritivas de eventos, utilizadas na lógica de programação, são aquilo que denominamos de algoritmos. Em termos simples, os algoritmos são fluxos de ações lógicas construídos para a resolução de problemas.

Na receita de bolo, por exemplo, eles seriam os ingredientes e as ações necessárias para o produto final: o bolo. Ou seja, um passo a passo para solucionar algo. Já a lógica de programação, o modo de preparo em si.

Existem várias maneiras de representar um algoritmo. A descrição narrativa, fluxograma, pseudocódigo são algumas delas. A ação de montagem de um algoritmo tende a se tornar mais fácil à medida que o programador pratica seus projetos, facilitando assim também a escolha da linguagem ideal para um determinado fim.

Tipos de linguagem de programação

Assim como uma receita de bolo pode ser escrita em vários idiomas, um algoritmo pode ser escrito em diferentes linguagens de programação. Independentemente da linguagem, é essencial que os algoritmos sejam escritos de maneira objetiva e clara. Do contrário, a máquina não entenderá qual ação precisará executar.

Vale dizer que cada linguagem de programação tem as suas próprias características, como sintaxe, vocabulário e orientação. Mas, a lógica de programação é sempre a mesma, sendo ela o fundamento. Dentre as linguagens de programação, as mais conhecidas são: Python, JavaScript, C# C#, PHP e C++.

Para que serve, afinal?

A lógica de programação é bastante utilizada em carreiras na área da tecnologia. Um programador bem habilidoso na lógica de programação saberá como dividir problemas maiores em menores; resolver bugs; solucionar um eventual problema em um ambiente de programação.

Claramente que você não utiliza a lógica de programação para beber água, ao menos não por ora. Mas, pode utilizá-la para programar a ação de um personagem de um jogo, caso seja um designer de games.

A verdade é que a lógica de programação está muito viva em nosso cotidiano. As áreas tecnológicas utilizam muito esse conhecimento como base para a construção de hardware e software.

Ela está inclusive nas redes sociais que usamos no dia a dia. Os algoritmos do Instagram, por exemplo, atuam na identificação dos conteúdos digitais que precisam ser entregues para um determinado público com base em seu histórico de pesquisa. Perspicaz, não acha?

E falando em Instagram, que tal compartilhar este conteúdo com a galera? Além disso, navegue pelo nosso site e encontre mais conteúdos relevantes como esse!

    Gabriel Mello

    Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.