Black Friday 2022: como se preparar? - INFOCU

Black Friday 2022: como se preparar?

Essa marcada por uma série de cupons e promoções, logo, conta com uma movimentação financeira significativa. Veja como se preparar.

Anúncios

black friday 2022
Fonte: Freepik

Seja como consumidor ou empreendedor, é importante estar sempre atento ao mercado, em especial, em datas como a Black Friday 2022. Em 2010, a Black Friday movimentou R$30 milhões nas vendas online no país, em 2021, a alta foi para R$4,2 bilhões. Os dados  são da consultoria Ebit/Nielsen e reforçam um crescimento expressivo de espaço desta data no mercado.

Sendo assim, saber como se preparar é crucial. Ainda mais, se deve considerar que o movimento deve ser ainda maior no comércio eletrônico e lojas físicas neste ano, uma vez que as restrições da pandemia chegaram ao fim.

Ao longo do conteúdo será possível conhecer mais a preparação para esse dia, que contava com grande sucesso nos Estados Unidos e nos últimos anos passou a ter um grande número de adeptos no Brasil. Aliás, apesar de ter um dia principal, a Black Friday pode corresponder a dias ou até mesmo uma semana repleta de ofertas para os clientes.

Anúncios

Como se preparar para a Black Friday 2022?

Naturalmente, seja para consumidores, seja para empreendedores, o planejamento é crucial ao se tratar de algo tão impactante como a Black Friday 2022. Afinal, no primeiro caso, requer organização financeira para as compras, enquanto para os empreendedores, cuidado e estratégia no que diz respeito a estrutura, marketing, produtos e serviços em oferta, entre outros pontos.

Parte do planejamento, naturalmente, envolve a antecipação em relação a data. No caso, ocorre em 25 de novembro, que também coincide com o período de pagamento com a parcela inicial do décimo-terceiro salário em diversas empresas. É algo que pode ser ainda mais favorável para ambas as partes. Todavia, há muito além disso.

Anúncios

Como os empreendedores podem se preparar para a Black Friday 2022?

No que diz respeito aos empreendedores que desejam obter bons resultados na Black Friday 2022, alguns passos são cruciais, tais como:

  • Conheça os seus objetivos;
  • Tenha um bom plano de divulgação;
  • Prepare bem a equipe;
  • Garanta uma experiência positiva para o cliente;
  • Analise os resultados.

Em primeiro lugar, para evitar frustrações e contar com diretrizes mais claras, é crucial ter metas. Além disso, devem ser bem apresentadas para todos da equipe. Afinal, é a partir disso que todo o planejamento será feito.

Sem dúvidas, quando se fala em divulgação, é preciso atenção nas tendências. Além dos meios de divulgação que a empresa já usa, é interessante avaliar outros formatos que façam sentido para a estratégia da marca. Por exemplo, para algumas marcas as lives em redes sociais estão cada vez mais atrativas, assim como o marketing de influência, que conta com a parceria com influenciadores digitais.

Se pode perceber que, uma maior demanda é um ponto de destaque no decorrer do conteúdo. E, não basta ter toda uma estrutura logística, aumento de estoque, aprimoramento de recursos, entre outros pontos, se a equipe não estiver preparada adequadamente para atender cada um desses fatores. Certamente, é algo que envolve os clientes em diferentes canais.

Além dos pontos anteriores, tenha em mente que, por mais que na Black Friday clientes já antigos procurem as lojas, é normal a atração de novos. Logo, quanto mais positiva for a primeira experiência deles, maiores serão as chances de fidelização. Aliás, não se esqueça de que cada cliente deve ter uma experiência positiva, não apenas os novos.

Por fim, é indispensável avaliar os resultados obtidos no período, principalmente para se preparar para as próximas campanhas e no outro ano.

black friday 2022
Fonte: Freepik

E para quem é cliente, como se preparar?

Marcas de diferentes portes e setores adotam estratégias para elevar as vendas na Black Friday. Certamente, em meio a uma série de informações de campanhas, com cupons e diferentes ofertas, é de grande importância que o consumidor também se prepare.

A organização financeira não deve ficar de fora nesse período, principalmente, para evitar frustrações e dívidas acumuladas posteriormente. Logo, vale a pena fazer uma lista do que precisa comprar, assim como estabelecer um limite para os gastos.

A partir do conhecimento do que se quer comprar, é possível acompanhar os preços de forma antecipada. Sendo assim, será possível encontrar o desconto mais vantajoso para adquirir o que deseja. Ainda mais, vale não deixar de fora a comparação de valores. Hoje em dia, uma série de plataformas oferecem esse recurso.

Aliás, caso seja possível potencializar as vantagens com recursos como cashback, cupons de frete grátis, entre outros, vale apostar nas marcas que tornam a compra mais favorável por completo.

Por fim, é fundamental ressaltar que a antecipação e planejamento são fatores que fazem a diferença na hora de se preparar para a Black Friday 2022, seja para consumidores ou empresas. De qualquer modo, é preciso alinhar as dicas com o que faz mais sentido com a realidade de suas preferências e necessidades.

Nathalia Oliveira

Graduada em Jornalismo especializada em SEO, finanças e redação de artigos. Sou apaixonada por contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo