Vender mais em datas comemorativas: como fazer isso?
O marketing sazonal é um dos recursos que podem fazer grande diferença para quem deseja potencializar as vendas.
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Já parou para pensar em como as empresas se planejam para as datas especiais? Sem dúvidas, para se conquistar resultados positivos ao longo de todos os meses de um ano, é preciso empregar um esforço constante. No entanto, para vender mais em datas comemorativas, uma estruturação distinta no planejamento pode ser necessária.
Entre tais datas estão Dia das Mães, Dia dos Namorados e a Black Friday. Nelas, é muito comum que o comportamento dos consumidores seja distinto. É nesse meio que, táticas como o marketing sazonal podem ser aplicadas.
Neste ponto, já se pode compreender que o preparo para vender mais em datas comemorativas vai muito além da decoração da loja física e/ou virtual com banners, posts chamativos com cores e imagens que remetem as datas. Não deixa de ser uma medida importante para a divulgação, porém, muitos outros fatores integram esse cenário.
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Por que apostar no marketing sazonal para vender mais em datas comemorativas?
Em primeiro lugar, vale citar a sazonalidade por si só, que está muito ligada com o tema. Afinal, diz respeito a acontecimentos ou eventos que ocorrem em períodos específicos. Com isso, há os exemplos já citados, como o Dia dos Namorados, assim como o Dia dos Pais.
Naturalmente, cada negócio sofre um certo impacto na sazonalidade. Por isso, vale estudar e usufruir das chances segundo as características da empresa. Sendo assim, é algo que vai além de ter conhecimento de quais são os períodos com datas especiais.
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Dicas para uma estratégia de marketing sazonal
Em primeiro lugar, é importante citar que todo o processo requer tempo, em especial, ao considerar o alcance dos clientes com as campanhas. Logo, é crucial que exista um planejamento com maior riqueza de detalhes das ações.
Naturalmente, além disso, se pode contar com uma série de dicas. A seguir, será possível checar algumas dicas gerais que podem ser adotadas de forma compatível com a realidade de seu negócio e os objetivos.
Não deixe de fora a infraestrutura
No geral, ter atenção com a infraestrutura é indispensável, mas quando se trata de quem quer vender mais em datas comemorativas, o cuidado deve ser redobrado. Afinal, é muito provável que, com as medidas certas, ocorra o aumento da demanda. Logo, vale se preocupar com um atendimento ágil, assim como com compras seguras e eficazes.
Hoje em dia, há uma série de recursos que podem ajudar com a gestão, atendimento, entre outras áreas. Sendo assim, é preciso checar quais meios devem ser aprimorados para não comprometer a relação com os consumidores, vendas e chances de fidelização.
Além disso, sem a atenção nos mecanismos básicos, o prejuízo pode existir, em especial, quando se fala de um e-commerce. Por exemplo, o sistema comprometido pode prejudicar a compra e em alguns casos golpes podem ser aplicados.
Para isso, também vale a pena ter o preparo da equipe. Inclusive, o investimento no desenvolvimento dos colaboradores deve ser constante, assim como melhorias na infraestrutura. Afinal, por mais que a data seja temporária, os clientes podem ser fidelizados e essa relação requer cuidado constante.
Aposte em produtos específicos para vender mais em datas comemorativas
Imagine fazer uma campanha para vender mais em data comemorativa e escolher todos os produtos do e-commerce? Dependendo do tipo e catálogo da loja, não será possível estruturar promoções e campanhas para cada item, assim como o controle de estoque pode ser prejudicado.
Além disso, isso pode comprometer o objetivo e o foco dos clientes, o que pode resultar também em um engajamento menor. Desse modo, pode ser mais vantajoso selecionar produtos para promover descontos, montar kits, entre demais opções.
Aproveite diferentes canais para a estratégia
Onde a sua empresa está presente? Ao pensar em uma estratégia para vender mais nas datas comemorativas, sem dúvidas, é preciso checar em quais canais se pode executá-las.
Naturalmente, é importante que seu público-alvo esteja em seu canal de atuação. No entanto, não se esqueça que diferentes plataformas e ferramentas podem ter aplicação como parte de sua tática.
O e-mail marketing, por exemplo, pode ter uso como forma de sinalizar o público a respeito da campanha. Não se esqueça que, ao se tratar desse tipo de campanha, a mensagem pode ser ainda mais direta. Por exemplo, quais são os kits que estarão disponíveis, o tipo de desconto, entre outras possibilidades. Certamente, o tipo de e-mail pode mudar de acordo com a proximidade da data.
Além disso, lembre- se de checar se os dados estão adequados em todos os canais de venda. Afinal, divergências podem gerar grandes problemas, inclusive frustrações para os clientes.
Por fim, se pode perceber que o marketing sazonal pode ser um grande aliado para quem deseja vender mais em datas comemorativas. Além disso, é importante que os empreendedores sempre busquem técnicas e demais recursos para potencializar os resultados, tanto na captação quanto fidelização de clientes.
Vale reforçar que, ao adotar qualquer estratégia, o monitoramento deve ser constante, em especial, para identificar a necessidade de ajustes e potencializar as chances de obter bons resultados.