NFTs no Instagram, entenda os diferentes impactos
O suporte de NFTs para a plataforma contará com recursos de segurança e que visam a autenticidade.
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No início de maio, a declaração sobre o suporte para NFTs no Instagram partiu de executivos como Adam Mosseri, CEO da rede social da Meta. No Twitter, o profissional indicou que o recurso estava em teste somente para criadores dos EUA e um grupo pequeno de colecionadores.
Mark Zuckerberg, CEO da Meta, também realizou um anúncio indicando os testes. Além disso, falou sobre o desenvolvimento de recursos com NFTs em toda a classe de aplicativo, o que envolve o Facebook.
Nos últimos meses, os non-fungible tokens (em tradução, tokens não fungíveis) ganharam grande espaço no meio financeiro, assim como discussões a respeito do potencial de comercialização e demais impactos que podem apresentar.
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Então, é mais uma tendência a qual o Instagram adere e a premissa é a de que não existam taxas para postar ou compartilhar NFTs no Instagram. O conceito deste recurso, de não fungível, indica a singularidade do item. É justamente esse caráter único que está por trás do valor de troca.
Com isso, criações virtuais, inclusive obras de arte, podem contar com a venda. A visibilidade para o comércio atinge diferentes setores, até mesmo o meio musical.
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Vale citar que outras redes sociais também visam há um tempo os NFTs, como o Twitter. No entanto, neste caso, por mais que os testes estejam em aplicação desde o início do ano, a disponibilidade está voltada para os usuários que possuem a assinatura mensal, o serviço Blue da plataforma.
Sendo assim, é um funcionamento distinto do que se propõe para o Instagram. Saiba mais sobre como está a implementação a seguir.
Saiba mais sobre a proposta dos NFTs no Instagram
Apesar dos anúncios em maio, no mês de março, Zuckerberg já havia confirmado a integração dos recursos na plataforma no South by Southwest (SXSW), que trata-se de um dos maiores festivais de tecnologia dos Estados Unidos.
Hoje em dia, há donos de NFTs, como Bored Ape Yacht Club, que aplicam as artes como foto de perfil nas plataformas, mesmo que ainda não tenha o recurso de verificação. Desse modo, as pessoas podem salvar as imagens, por exemplo, em JPEG e usá-las mesmo que não sejam donas do ativo.
Com isso, a proposta para o suporte de NFTs no Instagram também abrange este ponto. Desse modo, os colecionadores e criadores podem usar com a autenticidade devidamente verificada.
Segundo Adam Mosseri, já citado, os testes em um grupo selecionado está associado com a vontade de aprender mais com a comunidade, para que no decorrer do tempo outras funcionalidades sejam construídas. Sendo assim, as empresas que visam apostar nesse meio, devem ter ainda mais atenção para as oportunidades na rede em um futuro próximo.
Além disso, a proposta é que a obtenção de renda com esse meio também seja viável. Logo, é uma oportunidade interessante para os criadores de conteúdo e a seguir, será possível compreender ainda mais sobre essa questão.
O que os NFTs na plataforma significa para os criadores de conteúdo?
Diariamente as pessoas sofrem impactos pelas redes por uma série de conteúdos e nesse contexto, os criadores possuem um papel fundamental. Com as ferramentas certas, a obtenção de renda pode ser mais favorável. De acordo com a própria plataforma, a opção de compartilhar os NFTS comprados ou criados, conta com recursos como a conexão com uma carteira digital, o que permite a escolha mais prática dos NFTs a serem compartilhados.
Além disso, a imagem contará com um efeito diferenciado, que será cintilante. Informações públicas, por exemplo, a descrição do NFT, também poderão ser exibidas. Soma-se a esse cenário que a marcação do colecionador e do criador de conteúdo será automática, mas é algo associado com as configurações de privacidade.
Para isso, dados públicos de blockchain passaram por coleta e organização. Desse modo, ao conectar a carteira, é possível verificar os proprietários dos colecionáveis. Com o tempo, outros blockchains serão adicionados, porém, a princípio, os que apresentam compatibilidade são o Polygon e Ethereum.
Este cenário pode representar uma grande oportunidade para os criadores de conteúdo, a partir de novos modos para criação. O que também se observa a partir de investimentos em tecnologias de realidade aumentada, o CEO da Meta visa permitir experiências mais imersivas.
Desse modo, se estima que em breve, os criadores do Instagram possam usar esses recursos de realidade aumentada nos Stories. É algo que seria viabilizado com o uso do Spark AR, uma ferramenta sem custo para que os usuários criem filtros.
Por fim, se pode observar que os NFTs no Instagram contribuem com a acessibilidade a esse meio e faz parte de ações que visam levar a criação para outro patamar. Acompanhar os lançamentos é indispensável para compreender os impactos para novos negócios, o uso, entre outras questões importantes.