Aprenda agora: o que é um consórcio e como funciona?

Descubra o que é um consórcio e seus tipos de contemplação

Seja a contemplação por sorteio ou por lance, o objetivo final é que todos os consorciados sejam contemplados com o crédito do fundo comum.

Anúncios

o que é um consórcio
Fonte: Siscred

Tudo o que você sabe sobre consórcio pode se reduz a sorteios mensais? Devemos te dizer que um consórcio é bem mais do que esta modalidade de contemplação.

Segundo a ABAC, os consórcios têm crescido em mais de 20% nos últimos tempos. Contudo, ainda assim muitos brasileiros não fazem a contratação por não saberem como esta linha de crédito funciona.

Buscando levar informação segura e de qualidade para os nossos leitores, no post de hoje você aprenderá o que é um consórcio e como funcionam as contemplações. Continue a leitura!

Anúncios

Antes de mais nada, o que é um consórcio?

Em termos simples, um consórcio consiste na união de pessoas, sejam jurídicas ou físicas, com a finalidade de adquirir um bem em comum. Nesse sentido, este bem pode ser um veículo automotor, um imóvel ou ainda a contratação de um determinado serviço.

Então vamos lá! A partir do momento em que você definiu o bem que deseja adquirir, o valor deste bem e os prazos de pagamento, é preciso escolher um grupo. Este deve obrigatoriamente ser formado por pessoas que visem o mesmo objetivo que você.

Anúncios

Em seguida, você irá realizar pagamento mês a mês, assim como todos os participantes. Os valores recolhidos das parcelas pagas geram um caixa denominado “fundo comum” e assim o valor arrecadado é a soma de todas as parcelas pagas. Aliás, é justamente deste “fundo comum” que sai a contemplação dos clientes.

Mas, calma, existem duas modalidades de contemplação: a contemplação por sorteio e a contemplação por lances. Ambas são gerenciadas pela empresa administradora e possuem características específicas, conheça cada uma delas a seguir.

Contemplação por sorteio: como funciona?

o que é um consórcio
Fonte: Freepik

Como vimos, mensalmente os participantes do consórcio devem pagar um valor pré-determinado, que se somará ao fundo comum. Neste sentido, mês a mês é sorteado um participante para ser contemplado com um prêmio, ou seja, o direito de utilizar o crédito para a aquisição do bem objetivado.

Sendo assim, prioriza-se o primeiro contemplado do mês em questão, ou seja, o participante sorteado. Em seguida, abre-se margem para os lances.

Bem, primeiramente, a administradora repassa ao consorciado sorteado parte do “fundo comum” referente ao crédito contratado. Este repasse possibilita ao participante a compra do bem, sem que seja preciso antecipar parcelas.

Contemplação por lance: entenda como ocorre

Após a contemplação por sorteio, acontecem as contemplações por lance. Assim, a administradora fará uma análise em percentual referente aos valores das contas dos participantes, o qual ofertou o maior percentual em lance. O maior em percentual, acaba ganhando.

Ao participante que deu o lance vencedor é disponibilizado outra parte do valor do “fundo comum” para a compra do bem. Por exemplo, se o participante contratou R$ 50.000,00 e este valor está no fundo, logo, a empresa o disponibilizará para o consorciado.

Enquanto ainda existir fundo no caixa, novos lances poderão ser feitos. Portanto, o segundo participante com maior percentual em lance será o contemplado da vez. E assim sucessivamente, enquanto houver saldo do grupo em questão.

Não havendo mais “fundo em comum” a assembleia acaba e aqueles contemplados podem adquirir o bem de acordo com as cláusulas do contrato.

Já aqueles que não foram contemplados, estes ficarão para o próximo mês quando for recolhido um novo caixa. Lembrando que quando o prazo do grupo em si acabar, todos já devem ter sido contemplados para uso de seus créditos.

Qual é a diferença entre consórcio e financiamento?

O consórcio consiste em uma espécie de autofinanciamento. Isso porque o grupo se autofinancia para que cada participante possa adquirir o seu bem. Assim, uma vez que o participante tem por base o “fundo comum”, então não precisa emprestar dinheiro do banco.

Pense, ao recorrer a um banco para um financiamento, em geral, as taxas de juros são altíssimas em comparação com o consórcio. Afinal, esta última modalidade possibilita a retirada do crédito sem a incidência de juros. Isso porque o dinheiro arrecadado é o seu e dos colegas participantes do mesmo grupo em comum acordo.

“Mas isso significa que não vou pagar nada em um consórcio, além das parcelas mensais?” Não exatamente! Em um consórcio, cada participante deve arcar com a taxa de administração, fundo de reserva e, claro, o seguro.

É claro que nenhuma empresa trabalha sem custos. Portanto, a taxa administrativa é um valor pago para a administradora responsável pelo patrimônio do grupo e pelas contemplações.

No entanto, já adiantamos que, embora o valor dos custos dependa de consórcio para consórcio, todos esses custos são inferiores às taxas de financiamento.

Chegamos ao final de nosso artigo sobre o que é um consórcio e como funciona. Aprendeu aí, quais são os principais procedimentos desta linha de crédito? Esperamos que você tenha curtido o conteúdo. Até a próxima!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo