Robótica para crianças a partir do uso do Arduino
Pular para o conteúdo

Robótica para crianças: transformando crianças em programadores com Arduino

De mini game a customização de roupas, o Arduino pode ser uma porta de entrada para os pequenos no mundo da robótica.

Anúncios

robótica para crianças
Fonte: Freepik

Quem olha de fora pensa que a robótica é extremamente complexa e que necessita de mentes brilhantes para a sua execução. Mas, a verdade é que a cada dia crescem os cursos de robótica para crianças. Afinal, que criança não gostaria de produzir o seu próprio robô?

Atualmente, com a ascensão do Arduino, uma plataforma de prototipagem, a robótica ficou ainda mais acessível aos pequenos, que já podem traçar os seus projetos, dos mais simples aos mais complexos. Basta que possuam a plataforma, um computador e os materiais necessários para execução de seus trabalhos. Um lead já é o necessário para tirar um sorriso de uma criança.

Anúncios

Desse modo, como a plataforma é de baixa complexidade de manuseio tem se mostrado altamente eficaz para a inserção das crianças no vasto mundo da robótica. Isso porque oportuniza a criação de projetos incríveis e impressionantes com poucas ferramentas, aguçando assim a imaginação dos pequenos. Entenda mais a respeito!

O que é Arduino?

robótica para crianças
Fonte: Freepik

O Arduino consiste em uma espécie de plataforma que auxilia em projetos de programação e eletrônica. A ideia por trás da construção do Arduino é o baixo custo do instrumento, funcionalidade e fácil aprendizagem. Logo, é perfeito para crianças que estão dando os seus primeiros passos no universo da robótica.

Anúncios

A plataforma Arduino é pequena, assemelhando-se a um mini processador e utiliza-se de uma linguagem de programação. Desse modo, é possível escrever os códigos e vincular o sistema ao Arduíno, que responderá perfeitamente.

De fato, o Arduino já é febre entre os iniciantes de robótica, justamente por ser um hardware livre. Em outras palavras, qualquer pessoa pode comprar os componentes e criar o seu próprio Arduíno.

Como funciona a plataforma de prototipagem?

Vale dizer que a plataforma Arduino é relativamente barata, mas vários simuladores podem ser encontrados na internet. E, diga-se de passagem, é bem interessante montar o circuito virtualmente.

Mas, aqueles que escolhem comprar a placa física precisam instalar um software gratuito em seus computadores chamado Arduino IDE. Afinal, é a partir desse programa que será possível levar o código para a placa.

A conexão é feita através de um cabo USB, o que deixa o processo ainda mais simples, sendo de fácil manuseio pelas crianças.

Os pedacinhos pretos são as portas de comunicação e permitem a conexão dos fios. As conexões ou pinos servem como entrada ou saída. Aliás, o Arduino possui cerca de 14 portas digitais que funcionam com um sistema binário, entendendo apenas on e off.

Após a comunicação dos fios, basta fazer o upload dos códigos para que os mesmos sejam repassados para a plataforma. E aí, bem, é só esperar a mágica acontecer.

4 projetos incríveis com Arduino para crianças

Existem muitos projetos bacanas que podem ser construídos com o Arduino. E, como o sistema é de fácil manipulação, é uma ótima experiência de robótica para crianças. O próprio ato de acender um led com a plataforma de prototipagem já vai fazer a alegria dos pequenos.

Mas, com o Arduino é possível ir além. A garotada pode se enveredar pelo mundo da robótica em grande estilo, construindo vários projetos. Confira alguns deles:

1.   Mini game

Pela internet encontramos diferentes modelos incríveis construídos com o Arduino, como: o mini game com display. No projeto, é preciso construir as regras do jogo e ainda programar os pixels de um display.

E, claro, após a execução, os pequenos podem jogar com os amigos. Aliás, quem sabe daqui não nasce um designer de games.

2.   Jardins inteligentes

Para aqueles que têm aspiração por jardinagem, existem ainda projetos de construção de plantas e jardins inteligentes.

A ideia é colocar sensores em uma determinada planta a fim de notificar o seu dono se a mesma está com sede, com excesso de água, com frio ou com calor. Desse modo, o pequeno programador é quem vai escolher os sensores e os leads e, aos poucos, aprenderá as suas funcionalidades.

3.   Teclado musical

Para a criançada que gosta de música, o teclado feito com Arduino é um projeto bastante atraente. Aqui, a ideia é utilizar botões para simular o funcionamento de um teclado de verdade. Aliás, os Buzzers podem ser uma ótima opção para esse projeto.

4.   Customização de roupas

Com o Arduino é possível até mesmo customizar roupas com leads, basta que as crianças estejam motivadas a testarem os tipos de ligações e como controlar os diferentes efeitos. Aos poucos, com bastante prática e desenvoltura, será possível realizar efeitos ainda mais elaborados. Aliás, a criançada pode se divertir construindo um tênis que pisca!

O que achou da robótica para crianças a partir do uso do Arduino? Esperamos que tenha gostado dos projetos e, caso pense em inserir seu filho nesse universo, apresente as ideias aqui elencadas. A propósito, que tal fazer um dos projetos acima juntos e estreitar ainda mais os laços familiares?

    Gabriel Mello

    Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.