Profissão de teólogo: faculdade e campos de atuação!

Guia de profissões: o que é o que faz um teólogo?

Com duração média de 4 anos, a faculdade de Teologia habilita os teólogos a atuarem na produção literária e no sacerdócio.

Anúncios

o que faz um teólogo
Fonte: Freepik

A profissão do teólogo é uma das mais antigas do mundo, embora seja vista mais como uma vocação do que uma profissão propriamente dita. Contudo, recentemente, o curso de teologia passou a ter vínculo com o MEC, o que credita a Teologia como uma profissão.

Dessa maneira, todo estudante que termina a faculdade de Teologia sai da faculdade como bacharel em Teologia. Desse modo, o profissional está habilitado a atuar em diferentes frentes, seja na produção da literatura especializada ou no ministério.

Hoje, decidimos te contar um pouco sobre a grade curricular da Teologia e sobre os principais campos de atuação da área. Conheça a seguir!

Anúncios

Antes de tudo, o que é a Teologia?

Em termos simples, a Teologia diz respeito ao estudo da divindade. Contudo, diferentemente da Medicina em que os corpos são dissecados, na Teologia não é possível dissecar um ser divino.

Por isso, dizemos que o estudo teológico consiste em um estudo de interpretação de Deus a partir de bases históricas e sociais. Dessa maneira, quando o teólogo estuda Teologia, o que estuda de fato é a religião.

Anúncios

Assim, existem diversas vertentes teóricas que são escolhidas pelo teólogo de acordo com a sua tradição. Nesse sentido, o teólogo analisa o dado religioso a partir de sua origem e interpreta esta tradição, conjugando o divino com a história humana.

Como funciona o curso de Teologia?

o que faz um teólogo
Fonte: Freepik

O curso de bacharel em Teologia, no geral, possui 8 semestres em que o estudante é imerso nos elementos clássicos da Teologia como: Introdução ao Antigo e Novo Testamento; História da Filosofia; Introdução à Escritura Sagrada; História da Igreja.

Vale dizer que o teólogo precisa se debruçar no texto a partir do original, seja em hebraico ou grego, para fazer a exegese. Em outras palavras, buscar nas camadas interpretativas uma mensagem atual e contextualizada. Aliás, é muito comum que os teólogos se debrucem sobre as interpretações feitas pelos ‘Pais da Igreja’ para transpô-las de modo coerente nos dias de hoje.

No fim de cada curso, considerando que o teólogo está intimamente vinculado com o sacerdócio, o recém formado está habilitado a assumir uma igreja ou ainda um templo.

Não raro, na Teologia Prática, o estudante aprenderá oratória a fim de entender as melhores técnicas de comunicação para pregar. Além disso, será imerso em estratégias de organização da comunidade e educação cristã.

Como escolher uma faculdade?

Para escolher a faculdade de Teologia é essencial que o estudante esteja atento se o curso em questão é vinculado ao MEC ou é um curso livre em um instituto teológico. No geral, os institutos teológicos possuem um foco maior no ministério e sacerdócio.

Já as faculdades de Teologia, os grandes centros de ensino, por vezes, possibilitam aos teólogos mais abertura para as pesquisas e produções acadêmicas.

Vale dizer que é essencial que o estudante também considere a sua tradição. Isso porque em uma faculdade com base presbiteriana, o ponto de partida é como os Presbiterianos interpretam as escrituras, o que pode divergir dos Batistas.

Profissão de teólogo: áreas de atuação

Em linhas gerais, o profissional da Teologia pode se deter a um estudo e dedicação mais exclusivos, em que se olha para os manuscritos da tradição e se produz, dando assim a sua colaboração acadêmica. Por isso, o contato com diferentes editoras é essencial para aqueles que querem produzir. Afinal, são elas que podem ofertar ao Mercado as produções para a comunidade da tradição em questão.

Já os teólogos orgânicos, que tiveram a formação oficial na área da Teologia, voltam-se para a comunidade local. Ou seja, para a igreja ou templo. A atividade pastoral é exemplo disso.

A profissão de teólogo também abarca a capelania, que pode se dar em uma instituição, afinal, existem capelães nos hospitais, nas escolas e no exército.

Por fim e não menos importante, com as devidas especializações, o teólogo pode ministrar aulas no curso de Teologia das instituições de ensino. Para tanto, é necessário ter um mestrado e, por vezes, um doutorado na área.

Aliás, vale dizer que a área de docência é essencial para a expansão de possibilidades no mercado de trabalho para os futuros profissionais da teologia. 

Prontinho! Esperamos que esta publicação tenha te ajudado a entender um pouco melhor sobre a profissão de teólogo. Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários. E se quiser ficar por dentro de mais conteúdos sobre carreira, navegue pelo nosso site. Até a próxima!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo