Poder feminino: 4 mulheres empreendedoras para se inspirar
Pular para o conteúdo

Poder feminino no mundo do empreendedorismo

As mulheres estão entrando no mercado de forma gradual e aos poucos estão conquistando a tão sonhada independência financeira.

    Anúncios

    As vagas de emprego tem, a cada dia, apresentando um aumento no número de mulheres, os negócios são criados por elas, geridos e controlados com muita maestria. Não faz muito tempo que essa “explosão” começou, mas hoje já se nota a grande quantidade de pessoas interessadas no assunto. O poder feminino no mundo do empreendedorismo entrou em foco.

    O empreendedorismo feminino cresce e se estabelece no mercado de forma eficiente e não há muito o que discordar. E não falamos sobre postos já estabelecidos. Hoje, essas empreendedoras decidem onde trabalhar, alcançando diversas funções e conseguindo sucesso.

    Anúncios

    Algumas empresas apresentam apenas líderes mulheres, reforçando o crescimento do sentimento de empoderamento e força de vontade. 

    Porque existe mais incentivo a esse público

    A verdade é que o incentivo para essas pessoas é maior porque é um público que chegou a não muito tempo no mercado de forma tão efetiva. A formação desses profissionais garante, por exemplo, que um país consiga gerar ainda mais empregos, com novos negócios.

    Anúncios

    Mas não fica apenas nisso! Em um relatório do SEBRAE foi destacado que a busca de empregos por parte desse público acontece, principalmente, por estarem tentando encontrar sua independência financeira, principalmente para aquelas que são mães.

    O controle financeiro dessas pessoas necessitava de um ponto de fuga, uma melhoria e o empreendedorismo forneceu isto para elas. Portanto, nada mais justo que as que se encontram em situação de vulnerabilidade consiga isto, não é?

    Poder feminino no mundo do empreendedorismo: e por que não elas?

    Veja bem, não estamos falando aqui de uma impossibilidade. As mulheres sempre representaram a maior parte da população em diversos países. Algumas delas com expectativa de vida maiores que a de homens. Algumas, mesmo séculos atrás, tomaram a frente em muitos projetos, o que faltava para elas era uma “oportunidade”.

    É importante deixar esse termo em foco porque o que muitas das empreendedoras lutam é pela emancipação das “correntes sociais” que segundo elas, o faziam permanecer como “donas de casa”.

    Talvez leve um tempo para que todo o público feminino veja a ideia de empreendedorismo dentro de uma realidade. Mas é fato que o crescimento do mercado tende mais a esse lado. Grandes e pequenas empresárias surgiram, isso é impossível negar.

    Exemplos de empreendedorismo feminino

    No mercado brasileiro não existe apenas um exemplo, são muitos, os mais conhecidos você mesmo já deve ter ouvido falar. Casos como o da Luiza Helena Trajano, Paola Carosella e muitos outros se tornaram famosos.

    Se você não conhece a história dessas mulheres, vamos apresentar alguns casos, você ficará impressionado com a capacidade que essas pessoas tiveram de crescer no mercado.

    Luiza Helena Trajano

    Talvez o nome Luiza lembre a você alguma empresa famosa, se teve esse efeito provavelmente acertou! Estamos falando da grande rede de lojas da Magazine Luiza. Trajano é uma profissional experiente no mercado e que deu vida a esse empreendimento de forma tão eficaz que em não muito tempo ele estava no mercado a todo vapor.

    Veja bem, a empresa foi criada em 1957, no entanto, ela começou a funcionar de forma mais efetiva por agora! Os produtos da marca foram conhecidos durante muito tempo, mas  a não muito tempo a empresa se tornou uma plataforma digital que facilitou bastante a venda de produtos por parte de diversos empresários.

    Luiza não fez o negócio sozinha. No entanto, mostrou que era capaz de construir uma ótima empresa apenas com suas habilidades.

    Leila Velez

    Muito conhecida pelo seu grande estabelecimento de estética que outrora foi apenas uma pequena loja. Ela começou de baixo, divulgando seu trabalho em ônibus e conquistando vários clientes porque suas misturas eram de fato muito eficazes.

    Hoje, Leila Velez, é um exemplo do empreendedorismo e conseguiu alcançar números altos de clientes e lucratividade em pouco tempo de existência.

    Ela é um exemplo de empreendedora para as jovens que estão começando agora, principalmente no mercado da estética.

    Paola Carosella 

    Ah, esse nome você já deve ter ouvido falar. Afinal, Paola é muito conhecida, principalmente por aparecer na TV em programas de culinária famosos.

    A chef é um dos nomes da gastronomia mais reconhecidos. E falamos nisso, em uma esfera mais ampla, ela não é apenas exemplo para o público feminino, como também para o masculino.

    Falamos aqui do seu foco e força, afinal, construir uma rede de restaurantes famosos não é um trabalho fácil. Também não acontece da noite para o dia. Então, deve-se deixar destacado aqui a sua paciência e excelente administração dos negócios.

    Fabíola Fonseca 

    Se tratando de pontos importantes para o empreendedorismo feminino, podemos destacar a interação dessa grande empresária com o mercado.

    Fabíola começou a empreender desde de criança. Aos 10 anos, conta ela, vendia balas. Depois começou a produzir certos produtos para a venda, um deles foi o açaí e talvez tenha sido isso que fez tudo mudar para sempre.

    Agora, com a criação da rede “mulheres do café”, Fabíola consegue ajudar diversas mulheres na obtenção de emprego. Seu negócio se dedica principalmente a essa causa, por esse motivo é tão importante que o quadro de funcionários seja composto por profissionais mulheres.

    Poder feminino no mundo do empreendedorismo: conclusão 

    Apesar de não existir a quantidade desejada de mulheres ocupando grandes cargos, as poucas que conseguiram isso se mostraram extremamente eficientes, até porque, conseguiram tudo do zero.

    Nesse momento é que se torna ainda mais importante destacar o papel da empreendedora no mercado, sem grandes ideias essas pessoas não chegariam tão longe. Novamente, esse fator mostra a capacidade de gerenciamento feminino, que pode ser bastante útil para a criação de empresas.

    Agora que já sabe mais sobre a forma do empreendedorismo feminino no mercado, pode aproveitar para aprender um pouco mais a respeito de tudo! Por exemplo, você saberia dizer qual a profissão que possui mais mulheres no seu quadro de vagas? Não? Se deseja aprender mais, acompanhe nosso blog, serão postados conteúdos de forma periódica.

    Caroline