Nova Carteira de Identidade Nacional: conheça-a já!

Nova Carteira de Identidade Nacional: o que é e qual o prazo para solicitação?

O novo modelo de RG utiliza o CPF como número de identificação, garantindo a segurança do portador.

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nova Carteira de Identidade Nacional
Fonte: Reprodução DETRAN RJ/Agência Brasil

Disponível desde 2022, a nova Carteira de Identidade Nacional já pode ser emitida, no entanto, poucos estados estão organizados para tal ação.  Vale lembrar que o grande objetivo da criação do novo modelo de RG é a unificação de dados pessoais em um mesmo documento de identificação, tomando por base o CPF.

Dessa forma, o esperado é a diminuição de fraudes, uma vez que antes do surgimento da nova CIN era possível que um mesmo cidadão tivesse até 27 RG ‘s com numerações distintas.

Sendo assim, com um único número de identificação, o novo RG se mostra um documento mais seguro, além de mais moderno. Além disso, a emissão é 100% gratuita para todos os cidadãos brasileiros. Dito isso, vejamos a seguir as características, benefícios e como emitir a nova Carteira de Identidade Nacional.

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Afinal, o que é a nova Carteira de Identidade Nacional?

A nova Carteira de Identidade Nacional diz respeito a um documento único, que visa a substituição gradativa do tradicional RG. Mais moderno e seguro, o documento possui uma tecnologia avançada para proteger a identidade dos cidadãos.

O novo RG já está em vigor desde o dia 1º de março de 2022, e teve o prazo de incorporação aos institutos de identificação ampliado. Isso porque dos 27 estados apenas 11 conseguiram se organizar a tempo para a emissão da CIN.

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Quais os benefícios da nova CIN?

nova Carteira de Identidade Nacional
Fonte: Agência Brasil

Como vimos, o novo RG tem por base o CPF como registro único, o que lhe confere maior segurança, que faltava na versão antiga.

Além disso, a nova Carteira de Identidade possui um QR Code, que pode ser escaneado por dispositivos móveis para verificar a autenticidade do documento e a identidade do portador. Isso contribui para a segurança do usuário, além de combater a possibilidade de fraudes.

Um grande benefício do novo RG diz respeito à praticidade. Com todas as informações essenciais concentradas em um único documento, aqueles que tiverem o novo modelo em mãos, não precisarão mais carregar diversos documentos consigo, caso não haja uma finalidade para tanto.

Por consequência, o novo RG reduz o risco de perda ou extravio de documentações importantes, simplificando o dia a dia e tornando mais prática a realização de atividades cotidianas. Além disso, a integração dos dados mais relevantes em um único documento de identificação possibilita uma maior eficiência na prestação de serviços públicos, reduzindo a burocracia e agilizando os processos.

Como o novo modelo do documento visa a unificação de demais documentações, a nova Carteira de Identidade Nacional possibilita a inclusão de dados importantes à identificação dos cidadãos, a saber:

  • Título de eleitor;
  • CNH;
  • Carteira de trabalho;
  • Certificado militar;
  • NIS/PIS/Pasep;
  • Informações essenciais sobre condição de saúde;
  • Pretensão de doar órgãos;
  • Grupo sanguíneo e fator RH.

A nova Carteira de Identidade Nacional substitui demais documentos?

Como vimos anteriormente, é possível inserir informações no novo RG, que já constam em diferentes documentos, mas será que ele por si só substitui estes documentos? A resposta a essa pergunta é não.

Assim, CNH, CPF e carteira de trabalho ainda precisarão ser retirados, mesmo que suas informações possam ser incluídas no RG. Isso porque cada documentação cumpre um propósito em especial, que ainda persiste mesmo com a adoção do novo RG.

Como emitir a nova Carteira de Identidade Nacional?

Antes de mais nada, devemos dizer que o antigo RG tem validade de até 10 anos, o que implica na não obrigatoriedade de troca imediata da CIN.

Dessa forma, aqueles que possuem idade inferior a 60 anos podem requerer o novo modelo até 2032. Aliás, seja física ou digital, a emissão do novo RG é totalmente gratuita e passa a ser obrigatória até a data supracitada.

Agora, em caso de perda de RG ou ainda necessidade de emissão da segunda via, a emissão do documento será feita de acordo com o novo modelo. E a versão digital poderá ser acessada pelo app do Gov.br.

No mais, a nova Carteira de Identidade Nacional é emitida pelos órgãos estaduais, recebendo validação dos órgãos de registro civil.

Desse modo, se precisar da nova CIN, dirija-se ao órgão emissor de sua região, seja Secretaria de Segurança, Expresso Cidadão ou Poupatempo para solicitá-la. Vale dizer que para a solicitação do documento é necessário ter o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral.

Curtiu essas informações sobre a nova Carteira de Identidade Nacional? Se este post ajudou a sanar as suas principais dúvidas sobre o documento, então não hesite em compartilhar nas redes sociais. Dessa forma, ajudamos ainda mais pessoas a conhecer o novo modelo da documentação.

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

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