Gestor de tráfego: o que é e como se tornar um? - INFOCU

Gestor de tráfego: o que é e como se tornar um?

É preciso que exista uma boa administração no fluxo de visitantes das plataformas das empresas e é nesse cenário que esse profissional atua.

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Cada vez mais o gestor de tráfego é buscado no mercado, uma vez que atua em estratégias que podem ser fundamentais para a atração de visitantes nas plataformas das empresas. Afinal, há diferentes formas de atração para que o tráfego ocorra e aspectos que merecem atenção, o que torna ainda mais necessário o seu papel.

gestor de tráfego
Fonte: Freepik

Basicamente, entre os resultados de uma gestão de tráfego de qualidade estão o aumento do Retorno sobre o Investimento, o chamado ROI, a criação de uma audiência qualificada e a construção ou reforço da autoridade da marca. Ao longo do conteúdo você verá ainda mais informações sobre a atuação desse profissional.

Entenda mais sobre o tráfego

A compreensão do que o tráfego abrange pode contribuir com o entendimento ainda mais claro da importância e modo de atuação de um gestor dessa área. Esse fator se difere de várias maneiras.

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Isso porque o fluxo de visitantes pode partir de indicações de pessoas conhecidas ou determinados conteúdos, links em redes sociais ou e-mails e até mesmo a procura direta. Nesse último caso, o nome da empresa já é buscado diretamente pelo usuário. Com isso, se tem:

  • Tráfego de referência;
  • Social;
  • E-mail marketing;
  • Tráfego direto.

Além disso, pode ser orgânico, ou seja, que acontece naturalmente. Nele, os clientes chegam normalmente a partir de pesquisas. Por outro lado, o tráfego pode ser pago, que conforme o próprio nome indica, requer um investimento das empresas em anúncios. Sendo assim, entre os canais de tráfego estão os influenciadores digitais, Facebook Ads, Google Ads, e-mail marketing, pesquisas orgânicas, entre outros.

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O que o gestor de tráfego faz?

Diferentes aspectos que envolvem o tráfego em si, são de responsabilidade do gestor. Logo, é um profissional amplamente ligado ao conhecimento do público-alvo da empresa e criação de um planejamento, seja para o tráfego pago ou não.

O gestor de tráfego pode gerar estudo de palavras-chave e de público alvo, desenvolver as campanhas de mídia paga e a otimização e aplicar adequadamente o orçamento para os meios pagos. Além disso, pode gerenciar as contas e campanhas dos clientes, além de fornecer relatórios.

Com isso, também faz parte da lista de atividades de um gestor de tráfego a definição e acompanhamento de métricas. Dessa forma, o profissional pode identificar quais pontos podem ganhar ênfase ou serem destacados no processo de gerar tráfego. 

Mais aspectos sobre a atuação do gestor de tráfego pago

A descoberta de oportunidades, novos recursos e mercados, assim como a elaboração de relatórios também são tarefas de um gestor de tráfego pago. O grande diferencial é que, naturalmente, os aspectos analisados são distintos, uma vez que envolve o orçamento aplicado pela empresa.

Sendo assim, é comum que esse profissional busque maneiras de amenizar os custos enquanto eleva as vendas das empresas. Além disso, pode sugerir os modelos e canais mais adequados para aplicação de verba.

O gestor nesse caso pode ter especialização em diferentes plataformas, por exemplo, um profissional especializado em Google Ads pode organizar e administrar campanhas voltadas para o posicionamento mais atrativo da empresa nos resultados de pesquisas.

Naturalmente, a atuação deste profissional tanto no âmbito pago quanto orgânico, pode variar de acordo com a demanda de cada empresa, o que significa que não são todas essas ações que serão atendidas em todos os locais.

gestor de tráfego
Fonte: Freepik

Como se tornar um gestor de tráfego?

De acordo com as informações acima, a demanda para esses profissionais é cada vez maior. Todavia, como atuar como um gestor de tráfego? Naturalmente, tal elevação da demanda tem um reflexo entre os cursos oferecidos, por isso, é possível encontrar uma variedade interessante.

Com isso, há desde opções mais longas e abrangentes dentro do marketing digital até cursos específicos de certas técnicas, por exemplo, mais focados em Instagram e Google Ads.

Um ponto interessante nesse cenário é que existem certificações e cursos das próprias ferramentas, por exemplo, a plataforma Facebook Blueprint, com cursos gratuitos. Na plataforma Google também é possível encontrar opções gratuitas e pagas.

No geral, o conhecimento em marketing digital e suas estratégias têm uma grande importância para esses profissionais. Afinal, lidará com estratégias dos clientes nas formas orgânicas e/ou pagas online.

Com isso, também é interessante trabalhar a capacidade de análise de dados para tomar decisões mais precisas, tanto para a criação de campanhas quanto para manutenção e encerramento. Nesse cenário, a criatividade também se faz importante.

Naturalmente, em prol de ter cada vez mais conhecimento e oportunidades, a prática de networking é de forte relevância, tanto pelas trocas valiosas que podem ocorrer entre os profissionais quanto pela indicação para desafios.

Esse também é um modo de construir a autoridade e se tornar uma referência. A indicação é um ponto essencial no mercado de trabalho e não seria diferente nesse contexto. Por fim, se pode perceber que esse profissional desempenha um papel de grande importância para empresas de diversos portes e áreas que estão no meio digital.

Nathalia Oliveira

Graduada em Jornalismo especializada em SEO, finanças e redação de artigos. Sou apaixonada por contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas.

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