Gestão do tempo: ser proativo não é apenas trabalhar mais
Gerenciamento de tempo é um dos fundamentos básicos para manter a produtividade sem se sobrecarregar.
Anúncios
Infelizmente, devido a rotina espelhada em modelos como fordimos e toyotismo não nos damos conta que não precisamos operar como máquinas durante as 24 horas do dia. Ainda mais, conectamos ser proativo com trabalhar excessivamente.
No entanto, a realidade e os reflexos do estresse e exaustão apresentam resultados divergentes do que se espera. Isto é, apesar de não parecer, nosso tempo é suficiente para gerenciar e equilibrar uma rotina.
Isso mesmo, o foco e descrição de metas “reais” podem ser conclúidas com êxito em apenas 8 horas de trabalho, rendendo tempo para o relaxamento e lazer. Assim, confira abaixo como gerenciar o seu tempo e manter a proatividade.
Anúncios
O que significa ser proativo?
De acordo, com o dicionário, a definição de proativo é: “visa antecipar futuros problemas, necessidades ou mudanças; antecipatório”. Logo, o proativo é o individuo que se preocupa em concluir as tarefas antecipadamente, a fim de evitar, e solucionar possíveis problemas.
Entretanto, esses problemas surgem apenas no trabalho? Não, resolver problemas futuros, também é uma medida que precisa ser tomada em uma rotina pessoal. Consequentemente, quando não estamos relaxados e resolvidos como individuos, nenhuma tarefa garante bons resultados, o rendimento no trabalho é reduzido e o que você chama de ser proativo é apenas exaustão.
Anúncios
Então, é válido destacar que a proatividade precisa ser um equilíbrio entre o relaxamento individual com a produção no trabalho.
É possível gerenciar meu tempo em apenas 24 horas?
Ao invés de se habituar com pensamentos e objetivos inderminados, por que não definir pequenas tarefas para a conclusão de um objetivo?
Como por exemplo: você sente necessidade de retomar uma leitura abandonada e até iniciar um novo romance literário, por que não iniciar a obra durante o caminho do trabalho? Bem como, ler apenas 15 minutos enquanto toma o café.
Desse modo, você alcança um novo objetivo sem acumular outras tarefas de obrigatoriedade, como o trabalho ou graduação. Além de tudo, há um movimento de gratificação, evitando assim a exaustão e o breakdown ocasionado pelo trabalho full-time.
Outra maneira de gerenciar o seu tempo é aproveitar o horário após expediente para o autocuidado; massagens, um bom vinho em um bistrô próximo do trabalho e até assistir a novela das 9 são momentos de descontração no dia que contribuem para o melhor aproveitamento do seu tempo.
Quais as vantagens de gerenciar o meu tempo?
Além de garantir um tempo para executar programas de relaxamento individual, você também oportuniza viver momentos especiais com o companheiro(a), aproveitar a companhia dos filhos e/ou visitar um(a) amigo(a).
A organização beneficia o trabalho e seus projetos também, isto é, com mais tempo livre, você viabiliza reduzir as horas exaustivas de tabalho, proporcionando a conclusão antecipada de projetos.
Assim como traz outros benefícios, como impedir aqueles momentos perdidos em frente ao computador, chamados de “bloqueio criativo”. Logo, o maior descanso, evita longas horas de ansiedade e medo para conclusão de atividades.
Redução de problemas também é uma vantagem que necessita de reconhecimento na gerência do tempo. Esqueça a aflição de entregar uma tarefa no prazo apertado, dessa forma, você garante o planejamento e preparo para o deadline.
- Mais tempo para o relaxamento;
- Fins de semana livres;
- Oportunidades para iniciar nova tarefas;
- Impede o acumulo de funções;
- Conclusão de tarefas antecipadamente;
- Melhora no desempenho do trabalho.
Evite o estresse, livrando-se da procrastinação. Segundo, especialistas a procrastinação é o mal do século prejudicando a rotina de estudantes e trabalhadores no mundo. Dessa maneira, ocasionando medo e frustração, bem como acúmulo de tarefas.
Portanto, o gerenciamento de tempo é um método primordial para impedir a ação de procrastinar durante o desenvolvimento de projetos, por conseguinte, evitando o estresse e exaustão.
Uma forma de afastar a procrastinação é elaborando, listas e metas no smartphone e até mesmo no velho bloco de notas. Comece com metas simples “finalizar uma página do TCC”, “lavar o banheiro toda segunda-feira”.
Desse modo, você objetiva métodos fáceis e estimulantes para começar as tarefas árduas do dia. Aliás, você também pode estabelecer deadlines individuais, antecipando assim, todo o trabalho.