4 estratégias para alcançar o estado de flow
Pular para o conteúdo

Rumo à imersão total: descobrindo o estado de flow

Concentrar-se profundamente não é tarefa fácil. Saiba como alcançar o estado de flow e ter foco total!

Anúncios

estado de flow
Fonte: Freepik

Você já ficou conversando com um amigo e perderam a noção do tempo? Ou a sensação de que a conversa durou apenas alguns minutos? Essas sensações são o que chamamos de estado de flow. Estado este que pode ser alcançado em diversos momentos.

O estado de flow não acontece somente em momentos de lazer. Ou seja, é possível entrar em estado de flow no trabalho ou nos estudos. Basta se concentrar plenamente por horas em determinada atividade. Vejamos um pouco mais sobre esse conceito.

Anúncios

O que é estado de flow?

O estado de flow foi proposto pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi. Em sua pesquisa, ele explorou a psicologia da felicidade e da experiência ótima, concentrando-se nos momentos em que as pessoas se sentiam mais envolvidas e satisfeitas em suas atividades.

Logo, o estado de flow é caracterizado por uma concentração profunda, perda da noção do tempo e um envolvimento significativo na atividade que se está realizando. Dessa forma, costuma ocorrer quando as habilidades estão alinhadas com a dificuldade da tarefa.

Anúncios

Durante esse estado, as distrações são minimizadas e a pessoa se encontra em um estado de produtividade e satisfação. Nesse sentido, o conceito está frequentemente associado a experiências positivas em diversas áreas, como trabalho, estudo e atividades criativas.

Devido ao alto poder de concentração durante o estado de flow, a produtividade pode ter um aumento de até cinco vezes. Observa-se ainda um grande envolvimento com a atividade que a pessoa poderia realizar por um longo período.

4 estratégias para alcançar o estado de flow

Embora pareça tentador entrar no estado de flow, não é tão fácil assim. Pelo contrário, consiste em um evento raro e que depende de algumas circunstâncias. Confira a seguir o que você pode fazer para chegar lá!

1.   Esteja com o corpo e a mente descansados

Para começar, esteja com o corpo e mente descansados. Assim, você estará mais propenso a se concentrar intensamente na tarefa, facilitando a entrada no estado de flow. Aliás, o descanso adequado fortalece a resiliência mental, permitindo que você lide melhor com desafios e mantenha o foco, mesmo diante de obstáculos.

Além disso, descansar proporciona a energia necessária para se envolver completamente na atividade. Assim como pode estimular a criatividade, dado que facilita a abordagem de problemas com uma mente mais flexível e inovadora.

2.   Elimine qualquer tipo de distração

Crie um ambiente de trabalho que seja o mais livre possível de distrações. Desligue notificações de dispositivos, feche aplicativos não relacionados à tarefa e minimize ruídos externos.

Para melhor resultado, considere desconectar-se temporariamente de meios de comunicação e redes sociais. Reduzindo, assim, a tentação de verificar constantemente mensagens ou atualizações, preservando o foco na atividade principal.

Caso seja necessário, utilize ferramentas que ajudem a manter o foco. Assim, o uso de alguns aplicativos bloqueadores de distrações pode ser de grande valia. Ou até técnicas de gerenciamento de tempo, como a Técnica Pomodoro.

E claro, identifique e priorize as tarefas mais importantes para focar primeiro. Isso irá eliminar aquela sensação de sobrecarga e ajudará a canalizar a energia para o que realmente é essencial.

3.   Equilibre desafio e habilidade

O equilíbrio entre desafio e habilidade é um conceito central, contribuindo significativamente para a experiência positiva durante a atividade. Nesse sentido, o desafio apresentado pela tarefa deve ser proporcional às habilidades da pessoa envolvida.

Nessa perspectiva, se a tarefa for muito fácil em relação às habilidades, pode resultar em tédio; se for muito difícil, pode levar à ansiedade. O estado de flow ocorre quando há um equilíbrio delicado entre ambos.

Dessa forma, a ideia está em encontrar a ‘zona de desenvolvimento proximal’, termo cunhado por Vygotsky. Ou seja, selecionar tarefas desafiadoras o suficiente para estimular o crescimento e aprendizado, mas que ainda estejam dentro das capacidades da pessoa.

Outro ponto importante são os feedbacks constantes sobre o desempenho durante a atividade, para ajustar o equilíbrio. Com os feedbacks, à medida que a pessoa progride na tarefa, ela consegue fazer adaptações.

4.   Esteja envolvido totalmente

Um dos sinais distintivos do envolvimento total está na perda da noção do tempo. Horas podem parecer minutos, visto que a pessoa está tão imersa na atividade que está realizando.

Além disso, existe uma fusão entre a ação e a consciência. Assim, a pessoa está totalmente envolvida na execução da tarefa, que a atividade em si se torna uma experiência fluída e contínua. Por isso, durante o envolvimento total, a autoconsciência diminui. A pessoa não está constantemente avaliando seu desempenho ou pensando sobre si mesma, o que contribui para a imersão completa na tarefa.

E aí, já conhecia o estado de flow? Já conseguiu alcançá-lo? Inclusive, existe outro conceito muito importante e que pode te ajudar no ambiente de trabalho. Saiba o que é inteligência emocional e como desenvolvê-la.

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.