Dia do Biólogo: origem, funções e campo de atuação
Pular para o conteúdo

Dia do Biólogo: conheça a origem da data comemorativa!

A data em questão consiste em uma homenagem prestada ao dia de sanção da lei que regulamenta a profissão. Saiba mais!

    Anúncios

    Dia do Biólogo
    Fonte: Freepik

    O Dia do Biólogo é uma data comemorada anualmente no dia 03 de setembro, com a finalidade de reconhecer as contribuições dos profissionais da Biologia para a sociedade.

    A área é conhecida pelo seu rico campo de especialidades, que se divide em pesquisa científica, biologia marinha, genética, ecologia etc. Além disso, traz grandes oportunidades de atuação, visto que os biólogos podem ser encontrados desde salas de aula até ONGs ambientais.

    Anúncios

    No post de hoje, vamos entender a origem do Dia do Biólogo e apresentar alguns dos principais campos de atuação e atribuições deste profissional tão importante na nossa sociedade. Acompanhe a seguir!

    Como surgiu o Dia do Biólogo?

    Comemorado em 3 de setembro, o Dia do Biólogo diz respeito a uma homenagem à criação da profissão de biólogo no Brasil. Dessa forma, a data foi escolhida em referência a origem da Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979, a qual regulamentou a profissão e estabeleceu as atribuições do biólogo em nosso país.

    Anúncios

    Antes dessa regulamentação, os profissionais da biologia não possuíam um reconhecimento legal específico. Segue daí, que com a criação da Lei nº 6.684, os biólogos brasileiros passaram a ter uma identidade profissional clara.

    O objetivo principal do Dia do Biólogo é promover o reconhecimento social da profissão, destacando o papel crucial dos biólogos na conservação da natureza, na pesquisa científica e no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.

    E, claro, essa é uma grande oportunidade de conscientizar a sociedade sobre a importância da biodiversidade e da preservação dos ecossistemas.

    É comum que durante essa data comemorativa sejam realizadas atividades que promovam o conhecimento científico. Dessa forma, atividades que aproximem os biólogos da comunidade são organizadas nesta época do ano, tais como: eventos educativos em escolas, workshops, seminários, palestras e feiras de exposições.

    Além disso, no Dia do Biólogo também são realizados congressos e simpósios de peso, nos quais pesquisadores abordam temas como os progressos dos avanços científicos, ética profissional e desafios enfrentados pelos profissionais.

    Mas, afinal, o que faz um biólogo?

    Em termos simples, o biólogo consiste em um profissional especializado no estudo da vida em suas diferentes formas. Em outras palavras, podemos dizer que o biólogo é o responsável por analisar os processos biológicos que ocorrem em animais, plantas, microrganismos e ecossistemas.

    E vale salientar que para ser biólogo é preciso de uma formação específica. No geral, os profissionais precisam fazer uma graduação em Biologia em alguma instituição de ensino credenciada pelo MEC. A duração do curso tende a variar de 4 a 5 anos.

    Aliás, não podemos esquecer que estamos diante de uma profissão, cuja atuação é bem vasta e compreende diferentes áreas. Isso porque o biólogo pode atuar em instituições de pesquisa, universidades, órgãos governamentais, empresas privadas e ONGs ambientais, como o Greenpeace Brasil.

    O profissional ainda pode trabalhar em áreas de proteção ambiental, parques nacionais e reservas naturais, monitorando e estudando os ecossistemas, identificando espécies ameaçadas e propondo medidas de manejo sustentável.

    Principais áreas de atuação do biólogo

    Como vimos anteriormente, o biólogo pode se especializar em uma área que possui maior afinidade para atuar no mercado de trabalho. Vejamos a seguir algumas delas:

    1.   Pesquisa Científica

    Biólogos que focam em pesquisa científica possuem a oportunidade de realizar experimentos em laboratórios, coletar dados em campo e contribuir para a expansão do conhecimento científico, divulgando os resultados a partir de artigos.

    Vale dizer que a pesquisa científica é muito ampla, podendo abranger desde a compreensão dos processos celulares e moleculares até a investigação de ecossistemas complexos.

    Aliás, é muito comum que aqueles que se enveredem por essa área façam mestrado e doutorado, contribuindo para a comunidade científica com suas dissertações e teses.

    Dia do Biólogo
    Fonte: Freepik

    2.   Biologia Marinha

    Já a biologia marinha consiste em uma área específica de atuação dos biólogos, que estudam os organismos e processos que ocorrem nos oceanos e mares.

    Assim, os profissionais investigam a vida marinha, desde organismos microscópicos até grandes espécies, como baleias, tubarões e golfinhos. Além disso, os biólogos analisam os impactos das ações humanas nos ecossistemas costeiros, contribuindo para a preservação dos recursos marinhos.

    3.  Genética

    Dessa área você já deve ter ouvido falar no ensino médio. Afinal, a genética consiste em um dos campos de atuação mais conhecidos.

    Biólogos que se especializam nessa área estudam os genes e os processos de herança, analisando como as características são transmitidas de geração em geração. Em busca de melhores compreensões das doenças genéticas, por exemplo, os biólogos genéticos podem realizar pesquisas em laboratórios e até propor formas de cura.

    4.   Ecologia

    Interações entre os organismos e o meio ambiente são o foco dos biólogos que trabalham com ecologia. Aqui, os profissionais estudam os ecossistemas, bem como as cadeias alimentares e as dinâmicas populacionais.

    E, neste caso, a função do ecologista é melhorar a conservação dos ecossistemas a partir da boa gestão dos recursos naturais e melhor entendimento das mudanças de clima e tempo.

    Curtiu conhecer a história do Dia do Biólogo? Então, já sabe, compartilhe nas redes sociais com os amigos e continue navegando pelo nosso site para ter acesso a mais conteúdos como esse.

    Gabriel Mello

    Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.