Cursos 2021: 3 ótimas opções para investir!
Anúncios
Estamos no segundo ano consecutivo submersos na pandemia global que atingiu o Brasil no começo do ano passado. Pandemia essa que já tem a cura, a vacina, produzida por diversos laboratórios de diferentes países com variadas potencialidades de imunização diante do vírus. Mas todas garantindo que caso a pessoa pegue o mesmo, ela só apresentará sintomas leves, sem agravamento que a coloque em risco, o que acontece quando a pessoa ainda não está imunizada e sim, tudo isso tem relação aos cursos 2021.
A maioria dos países atingidos pela Covid-19 tiveram estratégias rápidas dos seus respectivos governos. Isso fez com que a essa altura do campeonato quase toda a população já esteja imunizada, desde idosos, crianças a grupos de risco.
Anúncios
Mas por aqui a história é outra, mais de onze ofertas de vacinas já foram recusadas pelo governo Bolsonaro nos últimos dois anos e nesse mesmo tempo ainda não estamos nem com um sexto da população vacinada.
Entre discursos apoiadores de medicamentos que não têm efeito positivo comprovado pela medicina, como a cloroquina, o presidente ainda minimiza a cura real do vírus, a vacina, e influência a ignorância brasileira para que não tenham interesse em tomar nem a segunda dose da mesma.
Anúncios
Comportamento que é recorrente em grande parte dos vacinados que já poderiam ter tomado a segunda dose e estarem imunizados, mas que ainda não o fizeram.
Lembrando que ao tomar a segunda dose da vacina, ainda se tem cerca de 15 dias para que a mesma faça do organismo imunizado.
Entre vacinas recebidas e a falta e entre ignorância e informação, conhecimento da ciência, o Brasil vai nesse processo lento, doloroso e angustiante ganhando imunização. Éramos os pioneiros em mortes, agora somos o segundo somente atrás da Índia.
No meio disso tudo…
No meio de tanta incerteza tivemos que nos adaptar e o cenário se mostrava totalmente novo. Se pararmos para pensar ainda há muito a se descobrir sobre o Covid-19 e sobre a eficácia das vacinas a longo prazo.
Tudo isso nos abre brecha para pensar sobre os profissionais da área da saúde. Aquilo que o presidente chamou unicamente de gripezinha vem perdurando há mais de um ano. Será que ainda seria uma boa investir na área?
Quais os melhores cursos 2021?
Área da saúde sim
Sim, os cursos na área de saúde são tidos pelos especialistas como aqueles que irão bombar esse ano. Sem contar que a demanda por estes profissionais tem crescido a passos largos antes mesmo da pandemia.
Mas qual área da saúde? Você deve estar se perguntando isso nesse momento. Dentre as profissões que estão em alta temos farmacêuticos, médicos, biomédicos e enfermeiros.
A pandemia de Covid que mencionei no início fez com que muitas pessoas quisessem ajudar. E esse auxílio tem sido partilhado tanto nas frentes de saúde quanto de pesquisa. Nas áreas de saúde o maior contingente deve ser especialmente para as respectivas áreas do conhecimento citadas acima.
Espera-se um aumento significativo na procura por cursos de medicina, enfermagem, farmácia e biomedicina. Para estes cursos o estudante realizará quando formado o atendimento direto da população, ou atuará com pesquisas relativas à cura de doenças que afligem a todos nós (no caso da área de farmácia e biomedicina).
Se você está pensando em tentar em algumas dessas áreas é necessário redobrar os estudos. São cursos bem concorridos e que demandam de um bom preparo para conseguir aprovação sobretudo em instituições públicas tanto através do vestibular próprio quanto através do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.
Cursos de engenharia para 2021
Cursos que conectam saúde e tecnologia também tem tudo para prosperarem esse ano. Esses cursos serão altamente demandados sobretudo para a criação de modelos para o controle sanitário e ambiental.
Dentre as subáreas, por assim dizer, da engenharia que estão mais em alta temos engenharia de biomedicina, engenharia sanitária, engenharia de biotecnologia, engenharia de bioprocessos, engenharia bioquímica, etc.
Assim como os cursos da área de saúde mencionados no tópico acima tais cursos possuem uma procura alta. Procura essa que tende a aumentar e consequentemente tornar a concorrência por uma vaga ainda mais acirrada.
De todo e qualquer modo também vale muito a pena investir nas áreas mais tradicionais de engenharia como a engenharia ambiental, engenharia química, e engenharia de alimentos, por exemplo.
Os cursos de engenharia tem duração média de cinco anos e possui uma boa oferta por parte das universidades tanto públicas quanto privadas. Aliás, é uma graduação que possui uma boa adaptabilidade para o EAD.
Tecnologia da Informação, TI
Se tem uma área que vem em uma crescente sem dúvida alguma é a área de Tecnologia da Informação, ou TI. Inclusive é um dos campos profissionais com melhor remuneração.
Assim como a saúde, a Tecnologia da Informação está em alta há alguns anos e esse não será diferente para essa respectiva área. A adoção do teletrabalho fomentou ainda mais a necessidade de ferramentas que aproximem pessoas que estão fisicamente distantes e consiste em um desafio para os profissionais.
Hoje o foco sobretudo da área de Tecnologia da Informação está em favorecer a proximidade de pessoas que estão distantes e igualmente de criar mecanismos para a transmissão de documentos e informações de maneira eficaz.
As subáreas em TI que estão com tudo, segundo os especialistas, são computação em nuvem, infraestrutura e gerenciamento de TI, segurança de dados e informação e monitoramento de rede. Além disso, há uma procura substancial para o desenvolvimento de plataformas de inovação e autogestão.
Gostou de saber mais sobre os cursos 2021? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!