Banido do ChatGPT: 5 coisas proibidas pelo chatbot!
Pular para o conteúdo

Banido do ChatGPT: 5 coisas que você não deve fazer no chatbot da Open AI

Criação de conteúdo que incite ódio, violação de privacidade e planejamento de golpes podem te levar a uma suspensão de conta.

    Anúncios

    banido do ChatGPT
    Fonte: Freepik

    O uso do ChatGPT tem se tornado cada vez mais popular. Mas não é só como uma simples plataforma para responder perguntas que a ferramenta da Open AI viralizou. Há quem utilize o chatbot para estudar, ganhar dinheiro, trabalhar e até mesmo para pesquisar assuntos ilícitos e ilegais. Ou melhor, para tentar pesquisar, afinal, este tipo de busca pode levar o usuário a ser banido do ChatGPT.

    Isso mesmo! Existem uma série de coisas que não devem ser feitas dentro da ferramenta, visto que podem violar as diretrizes e políticas éticas do ChatGPT.  E, embora o usuário banido possa tentar reverter o quadro, é sempre melhor se precaver para não fazer um mau uso da ferramenta.

    Anúncios

    Pensando nisso, fizemos essa lista com 5 coisas para não fazer dentro do ChatGPT, caso não queira que sua conta seja suspensa. Confira abaixo!

    1.  Conteúdo que contenha discurso de ódio e incite a violência

    O ChatGPT possui diretrizes claras quanto a criação de conteúdo que contenha qualquer resquício de discurso de ódio e violência. Dessa forma, se usar a ferramenta para esse fim, saiba que pode ser penalizado, mesmo porque a prática é crime em muitos países.

    Anúncios

    Quando o chatbot da Open AI é incitado a criar este tipo de conteúdo, deixa uma mensagem bastante clara e objetiva de que sua programação tem por finalidade evitar conteúdos sobre assuntos violentos.

    De acordo com as diretrizes do chatbot, qualquer conteúdo que possa promover o ódio, bem como assediar e ameaçar um indivíduo não é tolerado dentro da plataforma.

    2.  Softwares maliciosos

    banido do ChatGPT
    Fonte: Freepik

    Outra prática repudiada no ChatGPT diz respeito a utilizar a ferramenta para gerar algum software malicioso, que possa colocar em risco ou tentar acesso negado a um computador.

    Vírus, cavalo de Tróia ou até mesmo malwares não podem ser criados, tampouco distribuídos por usuários com o auxílio do ChatGPT. As diretrizes éticas da Open AI são claras, e qualquer tentativa de uso da ferramenta para esses fins pode gerar um banimento.

    3.  Golpes financeiros

    Pode parecer óbvio, mas para muitos não é. Utilizar o ChatGPT com a finalidade de planejamento de golpes financeiros não é só antiético, mas um crime. Por isso, evite perguntas tendenciosas com finalidades fraudulentas, a saber “como clonar um cartão de crédito” ou ainda “como efetuar um phishing”. Afinal, perguntas desse tipo podem gerar suspensão da conta.

    Lembrando que o phishing consiste em um golpe cibernético em que os golpistas fingem ser uma instituição bancária respeitada e fidedigna com a finalidade de roubar dados bancários das vítimas. Portanto, lembre-se que o banimento do ChatGPT pode ser mínimo comparado às consequências legais que você pode receber ao tentar aplicar um golpe desse tipo.

    4.  Campanhas políticas

    De fato, o ChatGPT pode ser uma ótima ferramenta para criação de conteúdo para diferentes finalidades, mas não campanhas políticas, sobretudo, se a inclinação seja a criação de conteúdos tendenciosos.

    De acordo com as diretrizes da Open AI, a produção e propagação de materiais sobre política vão contra os princípios da plataforma. Dessa forma, usuários que insistirem nesse tipo de ação podem ser banidos automaticamente do ChatGPT.

    Vale dizer que o ChatGPT aprendeu a partir dos dados constantes na internet até 2021, e entre o conteúdo que traz consigo podemos encontrar diversas informações incorretas. Por exemplo, quando perguntado sobre quem é o atual presidente do Brasil, o chatbot respondeu que o cargo ainda era ocupado por Jair Messias Bolsonaro.

    5.  Violação de privacidade

    Ações que violem a privacidade de terceiros também podem te levar a ser banido do ChatGPT. De acordo com as suas políticas, monitorar e rastrear pessoas e até mesmo pesquisar informações confidenciais são atividades inapropriadas.

    Dessa forma, evite utilizar a ferramenta para stalkear pessoas, violando assim a privacidade alheia. Afinal, essas ações também possuem consequências legais, além de éticas.

    Curtiu conhecer as 5 coisas que você não pode fazer dentro do ChatGPT para não ser banido? Então já compartilhe este conteúdo nas redes sociais para que seus amigos também possam se informar.

    Lembramos que quando o ChatGPT considera que o prompt é ilegal dentro de suas diretrizes, o usuário receberá um aviso sobre as políticas da Open AI. Contudo, a depender da ação, a conta pode ser imediatamente suspensa, e o usuário banido do ChatGPT.

    Mas, fique tranquilo, visto que, neste caso, a plataforma enviará um e-mail informando os motivos da suspensão, inclusive com o prazo de desativação da sua conta.

    Se você quiser fazer um pedido de contestação contra a suspensão, é fundamental entrar em contato com a plataforma, acessando o seguinte endereço: ‘https://help.openai.com/en/’. Boa sorte!

    Gabriel Mello

    Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.