Atacado e varejo: veja quais são as diferenças - INFOCU

Atacado e varejo: veja quais são as diferenças

Há grandes diferenças entre os dois setores e é fundamental compreendê-las, uma vez que envolvem diferentes etapas das vendas e estratégias.

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Seja para quem deseja empreender, seja para consumidores, é normal que existam dúvidas sobre as diferenças entre atacado e varejo. Afinal, é uma divisão crucial do mercado e que tem ligação, em especial, com o volume de venda dos produtos e público-alvo.

atacado e varejo
Fonte: Pixabay

Com isso, é de grande importância avaliar todos os aspectos que sofrem impacto nesse cenário. Ou seja, desde as táticas de marketing até recursos de venda e infraestrutura. 

Ao longo do conteúdo, uma visão mais clara sobre as distinções entre ambos poderá ser obtida. O que é essencial principalmente para quem quer empreender, independente do setor.

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Quais são as principais diferenças entre atacado e varejo?

Se sabe que há diferentes formas de dispor os produtos para os consumidores. E, segundos as informações acima, o público-alvo e o volume de produtos são dois pontos que divergem entre atacado e varejo.

Essas são duas maneiras de aquisição de produtos variados, tudo dependerá das necessidades do consumidor em questão.

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Varejo

Os estabelecimentos comerciais, tais como mercearias, supermercados, perfumarias e farmácias comumente atendem no modelo de varejo. Essa é uma modalidade que atua com foco no cliente final, isto é, a pessoa física. 

Em outras palavras, os produtos, normalmente, são obtidos em quantidades menores, para o dia a dia. Sendo assim, o consumidor visa quantidades para a semana ou até mesmo duas. Logo, é comum que os estoques sejam menores.

Atacado

Já nesse caso, um maior volume de compras é uma das principais características. O público-alvo é predominantemente outros empreendedores que buscam insumos ou mercadorias para revenda. Apesar disso, os clientes que desejam produtos para mais semanas em suas residências também recorrem a essa modalidade.

Isso porque, normalmente, os preços para as aquisições em maior volume podem ser mais atrativos para esses clientes. Há redes de supermercados que atuam nas duas frentes, como o Atacadão e o Tenda. Nesses casos, ao ir às compras, os clientes se deparam com diferentes valores e podem levar os itens de acordo com o que é mais compatível com o orçamento.

Geralmente, nesses locais os itens contam com preço de atacado a partir de 3, 4 ou 6 unidades com valores até 50% menores do que no varejo. Além disso, como um atrativo, é comum a disposição do cartão de crédito que promove o valor de atacado aos produtos adquiridos.

Conheça outras diferenças entre atacado e varejo

Há ainda outras diferenças que envolvem atacado e varejo, inclusive em relação aos valores apresentados aos clientes. Você descobriu que os valores do atacado podem ser menores a partir de compras com maiores volumes, porém, o que isso envolve?

Nesse cenário, se deve considerar que os valores são mais baixos ao comparar com o varejo, uma vez que os varejistas contam com processos diferenciados. Neles, há impostos e custos no preço final do produto, contando também com a logística, controle das perdas, embalagens, entre outros parâmetros que fazem com que os produtos sejam mais caros.

Dependendo do local, é comum que os varejistas tenham uma localização mais privilegiada. Naturalmente, tudo dependerá dos produtos que os atacadistas vendem para que as localizações sejam escolhidas de forma mais estratégica. Ambos devem contar com um bom investimento na infraestrutura, apresentação e variedade dos produtos, sendo que é comum que no caso dos atacadistas, as infraestruturas sejam mais robustas.

atacado e varejo
Fonte: Pixabay

Quais são as diferenças em relação às estratégias de marketing?

Apesar das exceções apresentadas acima, no geral, o meio varejista atende pessoas físicas e o atacadista, pessoas jurídicas. Sendo assim, enquanto o primeiro atende o consumidor final, o segundo caso atende, basicamente, fábricas, cooperativas, indústrias, entre outros locais.

Com isso, se tem distinções nas abordagens realizadas e canais em que os investimentos se tornam uma maior prioridade. Por exemplo, há uma maior necessidade do setor de varejo de investimento nos pontos de vendas em prol da experiência de compra dos consumidores, atração e conversão.

Já no atacado, é interessante que exista uma boa segmentação de clientes e, se possível, uma comunicação que seja mais personalizada. Embora existam distinções, a fidelização dos clientes pode ser trabalhada em ambos setores, desde que diferentes etapas das jornadas de compras sejam devidamente atendidas.

Naturalmente, é algo que serve tanto para os processos online, quanto offline. Afinal, é preciso usufruir de todos os recursos compatíveis com a sua estratégia e disponíveis para atrair, envolver, converter e fidelizar o público-alvo. Nesse ponto, não há um padrão a ser seguido, pois independente das táticas, é preciso considerar as particularidades de cada negócio.

De qualquer modo, é preciso compreender o modelo de negócio ideal que se deseja seguir ou a forma mais compatível de compra para o seu dia a dia. Afinal, conforme observado ao longo do conteúdo, os modos de compra entre atacado e varejo podem contar com valores significativamente divergentes.

Nathalia Oliveira

Graduada em Jornalismo especializada em SEO, finanças e redação de artigos. Sou apaixonada por contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas.

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