Alavancar a carreira profissional: Como fazer isso?
Há diferentes pontos associados com melhorias na carreira profissional, como o networking, soft skills e realização de cursos.
Anúncios
O mercado apresenta mudanças constantes e se reinventar é cada vez mais uma preocupação dos profissionais. É um contexto que abrange a busca para alavancar a carreira profissional, uma vez que o ritmo nesse meio se apresenta de forma diferente do que gerações atrás.
Antes, fazia mais sentido para muitos entrar em uma empresa e permanecer por muitos anos. Hoje o mercado apresenta uma dinâmica mais diferenciada. Afinal, as demandas mudam de acordo com os acontecimentos, o que gera impacto em todas as áreas, desde o comportamento do consumidor até nas habilidades procuradas nos profissionais.
Inclusive, pautas como a procura por conhecimentos multidisciplinares, jornadas de trabalho diferenciadas, trabalho remoto, entre outras, estão mais em alta. Pontos como esse, reforçam a necessidade de ter sempre atenção para melhorar na carreira. A seguir, conheça alguns pontos que podem ajudar.
Anúncios
Aposte no aprendizado contínuo e nas soft skills
É importante saber que a busca pelo aprendizado não termina junto com uma graduação ou curso técnico. Sendo assim, além deles, é importante aprender com os desafios da rotina e identificar modos de aprimorar o conhecimento.
Cursos, palestras, oficinas, entre demais opções do tipo podem contribuir com esse cenário, inclusive para se adaptar às mudanças do mercado e ter um perfil profissional mais competitivo.
Anúncios
Ao mesmo tempo, há habilidades que não estão necessariamente associadas a certificações. Elas são chamadas de soft skills e são cada vez mais citadas. Têm uma maior ligação com a parte sociocomportamental, como empatia, entusiasmo, lidar bem com situações de pressão, foco e gestão de tempo.
Tenha uma mentalidade que busca soluções para alavancar a carreira profissional
Cada vez mais há uma maior busca por profissionais que apresentem soluções. De fato, todos os pontos da lista estão ligados e não seria diferente com esse. A partir do aprendizado contínuo, é interessante buscar meios de ser mais ativo e apresentar soluções inteligentes, que sejam compatíveis com as necessidades da empresa e colaboradores.
Além de contar com o conhecimento, é importante não deixar de fora o poder da observação crítica. Saiba olhar para o ambiente ao redor. E, quando possível, se coloque à frente reunindo os principais pontos que podem melhorar e quais são as possibilidades de resolução.
Uma vez que está buscando ir além, vale se observar enquanto profissional. Então, soluções para os próprios pontos a trabalhar podem ser obtidas por esse caminho. Isso porque é importante também cuidar de si.
Além dessas dicas, o networking se mostra como um grande aliado de profissionais de todas as áreas. No tópico a seguir, será possível descobrir mais sobre esse conceito e sua aplicação.
Como fazer um bom networking para alavancar a carreira profissional?
Assim como as outras dicas acima, o networking pode fazer toda a diferença para alavancar a carreira profissional. E, há tantos caminhos para essa prática que no conteúdo de hoje também será possível descobrir ainda mais sobre esse ponto.
Para quem não está muito familiarizado com o conceito, se trata de uma prática importante que visa a estruturação e manutenção de uma rede de contatos profissional.
É algo capaz de agregar positivamente na carreira quando bem feito e vai além de um sistema de suporte. Isso porque, a partir das conexões criadas, é possível trocar conhecimento, receber e realizar indicações, fazer parcerias, entre outros pontos que envolvem aspectos positivos para todas as partes envolvidas. No entanto, como um bom networking é feito?
Conte com contatos que já conhece
Em primeiro lugar, por mais que seja valioso conhecer novos profissionais, não se esqueça que recorrer aos contatos que já passaram por sua vida também pode ser interessante. Afinal, oportunidades e conhecimentos valiosos também podem te aguardar nessas conexões.
Não foque em apenas um meio
Já em relação aos modos de criar tais conexões, é interessante recorrer a mais de um meio. Por exemplo, um profissional pode ser ativo no LinkedIn e participar com certa regularidade de eventos.
Inclusive, palestras, oficinas e workshops, entre outros eventos, são grandes oportunidades não apenas para o aprendizado, como também para conhecer outros profissionais.
Cuidado com a abordagem
Além desses pontos, é preciso ter sempre cautela com a abordagem, tanto para não ser inconveniente, quanto para não soar interesseiro. Lembre-se que o networking visa a construção de uma rede de contatos profissional, ou seja, é preciso cultivá-la.
Para o início, talvez identificar pontos em comum seja algo vantajoso. De qualquer forma, se pode perceber que há diversos modos de alavancar a carreira profissional e naturalmente, possuem diferentes impactos para a situação de cada um. Por isso, é preciso avaliar o que pode ser aplicado em sua vida da melhor forma possível.