Entenda como o aumento na Selic afeta os investimentos!
Alta na Selic afeta diretamente os investimentos e deixa a poupança mais chamativa!
Anúncios
Muita gente não sabe o que é a taxa Selic, para começo de conversa. É um termo muito restrito ao mundo das finanças e dos investidores. Então, quando alguém está recém entrando nesse cenário, pode acabar ficando bem perdido.
Dessa forma, é necessário primeiramente entender o que é essa taxa, para depois entender como o aumento na taxa Selic afeta os investimentos, não é mesmo? Por isso, nesse artigo verá tudo do começo. Então se está interessado para entender um pouco mais do mundo das finanças, continue a leitura!
O que é a taxa Selic?
A taxa Selic pode influenciar muito no bolso da população no dia a dia, mas não são muitos que sabem disso. Bom, a SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) surgiu em 1979 pelo Banco Central, sua principal função era combater e controlar a inflação, pois quanto maior os juros, menor a inflação.
Anúncios
O motivo disto acontecer está no fato das pessoas costumarem comprar menos quando os juros estão altos. Assim, a demanda diminui e, consequentemente, também diminui a inflação.
Por causa desse motivo e outros, a taxa Selic também tem o poder de impactar em diversos investimentos financeiros e inflacionários. Em alguns investimentos, o retorno é maior quando há o aumento da taxa Selic. Desse jeito, com o novo aumento na taxa recentemente, muito se fala em voltar a investir. Entenda mais a seguir!
Anúncios
O aumento na taxa Selic
De acordo com a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade), o aumento na taxa Selic afeta diretamente os investimentos. Isso se dá porque com a elevação da taxa de juros, que foi para 7,75% agora no último outubro, os fundos de renda fixa acabam perdendo para as cadernetas de poupança.
O principal motivo para o aumento na taxa Selic está na pressão inflacionária e na alta do dólar. Um dos objetivos é pressionar uma queda na inflação através da baixa demanda.
Entretanto, com o aumento na taxa, muitos começam a pensar em investir novamente, principalmente para lidar com os preços altos nos empréstimos e cartões de créditos. Afinal, este aumento pode se repetir em dezembro, segundo vários analistas econômicos. Isso por causa da aceleração da inflação que já está em 10,25% ao ano e não mostra sinais de que vá diminuir. Dessa forma, a taxa aumenta para tentar forçar uma queda.
Olhando para os investimentos, a poupança, há muito esquecida e considerada a pior forma de investimento, se revela uma boa opção agora. Então, para quem pensa em aproveitar a taxa alta para investir, talvez possa começar pela poupança.
Por que investir na poupança é uma boa opção agora?
Por que investir na poupança se mostra uma boa opção com o aumento na taxa Selic? Bom, isso se dá porque a poupança é um investimento com ganho garantido por lei e, assim, não sofre qualquer tributação.
Então investir na poupança com o aumento na taxa Selic se mostra uma boa opção. Entretanto, ela não é a única forma de investimento que você pode procurar com o aumento na taxa Selic.
Existem outras formas de investimento que você pode estar procurando! Ficou interessado? Continue a leitura do texto para saber mais!
Outras formas de investimentos com o aumento na taxa Selic
Com o aumento na taxa Selic, os investimentos com o melhor retorno se mostram os investimentos pós-fixados, como os indexados à Selic e ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário).
Por ser indexado a um indexador definido, o investimento vai acompanhar as oscilações do mesmo. Ou seja, se o investimento for indexado à Selic, dessa forma, quando a taxa subir, haverá maior rendimento.
Três exemplos de investimentos pós-fixados são o tesouro Selic, os CDBs pós-fixados (atrelados ao CDI) e o LCI e LCA. De qualquer forma, há também os investimentos pré-fixados.
Estes, ao contrário dos supracitados, se mostram opções piores com o aumento na taxa Selic. Isso se dá porque eles oferecem uma remuneração fixa com prazo de vencimento. Assim, a taxa Selic pode subir além da taxa oferecida por esse tipo de investimento, não se mostrando uma boa opção no momento.
Dessa forma, se você busca investir com o aumento na taxa Selic, invista nas possibilidades mais rentáveis. Afinal, como já mencionado, a taxa pode voltar a subir, pois a inflação ainda não foi contida. Então é o momento para pensar e não perder tempo caso seu intuito seja investir!
E aí? Gostou do texto? Compartilhe com outras pessoas que pensam em investimentos com a taxa do aumento Selic!