Reunião de pais: afinal, posso faltar ao trabalho?

Posso faltar ao trabalho para comparecer na reunião de pais?

O mais importante, antes de se ausentar do ambiente de trabalho, é se certificar de justificar a ausência para não haver descontos salariais.

Anúncios

reunião de pais
Fonte: Google

Em linhas gerais, é sim possível faltar ao trabalho para a reunião de pais, mas isso não pode ser feito de forma constante e sem avisos. Esse tipo de ausência é considerado como uma falta justificada, e os pais que trabalham podem faltar uma vez a cada trimestre com permanência de até 4h na instituição de ensino.

No entanto, é importante o bom senso por parte dos pais, uma vez que o Código do Trabalho pontua que o funcionário deve permanecer somente o tempo necessário na instituição de ensino do filho.

Ou seja, nada de utilizar o tempo disponível para cumprir tarefas de outra natureza somente porque a falta será justificada.

Anúncios

Como proceder ao ter que se ausentar para uma reunião de pais?

O primeiro passo a se dar ao receber o aviso que precisará comparecer à reunião de pais é comunicar a ausência ao empregador ou RH da empresa.

Aliás, é fundamental dar este comunicado com no mínimo 5 dias de antecedência. E, claro, você precisará expor o motivo da falta. Mas, caso fique sabendo em cima da hora, comunique o RH o mais rápido possível.

Anúncios

Vale dizer que, caso você não avise o empregador da sua ausência e simplesmente vá a reunião em um dia e horário de trabalho, a falta será injustificada, podendo ser descontada do seu salário.

Faltei ao trabalho sem avisar, o que pode ser descontado do meu salário?

Caso o funcionário tenha faltado ao trabalho para comparecer a uma reunião de pais, mas não avisou o RH, o empregador pode descontar a falta do seu salário. Lembrando ainda que se houver faltas injustificadas recorrentes, o empregado pode ser demitido por justa causa.

Em relação ao desconto, o funcionário perde então o valor de um dia de trabalho e um dia de repouso, no caso, o descanso semanal remunerado, sendo este, normalmente, no domingo.

Quem pode faltar ao trabalho para acompanhar uma reunião de pais?

A verdade é que a mãe ou pai pode perder algumas horas de trabalho sem colocar em risco os seus salários para acompanhar a vida escolar da criança.

Ou seja, a falta ao trabalho será justificada quando for dado um aviso prévio de que o responsável se locomoverá até a escola para uma reunião de pais; fazer matrícula; justificar faltas; ou até colher informações sobre o desempenho escolar do filho.

Contudo, embora seja natural que os pais assumam o papel de encarregados da educação dos filhos, nem sempre são eles que ocupam essa função. Isso porque o menor pode estar aos cuidados de outra pessoa, como um parente, devido a uma decisão judicial, por exemplo.

Além disso, pode ser que os pais se separem e assim é preciso que os mesmos cheguem ao acordo de quem será o encarregado da educação da criança. Em casos de divergências, assume este papel aquele com o qual a criança resida.

Afinal, qual é o papel do encarregado da educação?

reunião de pais
Fonte: Google

É muito importante que os encarregados da educação assumam um papel ativo no processo de ensino-aprendizagem das crianças. Isso a fim de possibilitar o desenvolvimento intelectual e até mesmo cívico dos pequenos.

Vale dizer que assumir o papel de encarregado da educação não equivale apenas a frequentar uma ou outra reunião de pais. Mais que isso, quem ocupa esta função tem uma série de condutas a cumprir, tais como:

  • Permanência ativa na vida escolar da criança;
  • Cooperação com os professores em prol da realização da missão pedagógica;
  • Ensinar os filhos a importância do respeito e educação aos professores e colegas de classe;
  • Ocupar a escola e a comunidade escolar sempre que necessário;
  • Atualizar sempre que possível os seus dados cadastrais e do educando para uma comunicação mais assertiva e direta com a escola;
  • Reconhecer e indenizar a escola em caso de danos físicos à instituição de ensino por parte do educando;
  • Assegurar sempre que possível a integridade física e segurança de todos os membros da vida escolar.

Aliás, é ainda dever dos encarregados da educação cuidar da pontualidade e assiduidade das crianças no ambiente escolar.

É isso, esperamos que tenha ficado claro que se ausentar do trabalho para comparecer a uma reunião de pais é totalmente possível, desde que a ausência seja justificada. Se este conteúdo foi útil para você, então compartilhe nas redes sociais. Quem sabe ele também não seja esclarecedor para outros papais e mamães como você. Até logo!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo