Anúncios
Os riscos ergonômicos são muito difundidos na ergonomia do trabalho, visto que suas avaliações são essenciais para assegurar a saúde dos trabalhadores. Aliás, fontes de riscos e probabilidades de eventos perigosos precisam ser observados pelas empresas para garantir o bem-estar dos seus funcionários.
Contudo, é comum que tanto as empresas quanto os próprios colaboradores tenham dúvidas sobre o que é de fato um ambiente de trabalho saudável e ergonômico. Por isso, reunimos informações sobre esta temática, as quais você confere a seguir!
O que são os ricos ergonômicos?
De acordo com a ISO 31010, o risco é descrito a partir das fontes de risco e eventos potenciais. Em outras palavras, ao descrever um risco, temos que levar em conta a caracterização e magnitude deste fator de risco. É justamente por isso que falamos de fonte de risco. Por exemplo, um ruído pode ter como causa uma máquina ou até mesmo um ambiente.
Anúncios
Já a ISO 45001 define que o risco em saúde e segurança em saúde ocupacional é uma junção da probabilidade a exposição de agentes e a gravidade, caso um evento perigoso se materialize.
Existem diversos fatores de riscos ergonômicos, talvez a mais conhecida seja a má postura. Esta acomete diversos trabalhadores em múltiplas funções, sobretudo aqueles que ficam expostos a longos períodos na frente do computador.
Anúncios
O que é uma postura correta?
Em ergonomia, a postura é avaliada de acordo com os conceitos da fisiologia do trabalho com o objetivo de avaliar os posicionamentos que o trabalhador adota na atividade laboral. Assim, a má postura pode ser um fator de risco, visto que posturas ruins mantidas por um longo período de tempo podem corroborar ao surgimento de lesões.
Mas, a postura correta se dá em relação a visão para com o trabalho. De todo modo, o conceito de boa postura diz respeito ao arranjo harmônico entre as partes corporais. Ou seja, ausência de articulações com sobrecargas e em posições extremas. Por conseguinte, uma má postura seria um arranjo desarmônico dessas partes.
E como observar a postura de um trabalhador? Bem, suponhamos que um colaborador que passa muito tempo no computador não tenha uma cadeira com o encosto adequado.
Sendo assim, é bem provável que a lombar não esteja bem apoiada e, por consequência, a sobrecarga na região será evidente. Este é um exemplo claro de má postura, considerada ainda um fator de risco capaz de causar uma lombalgia.
Vale dizer que as posturas estáticas são muito danosas à saúde dos colaboradores. Isso porque em uma postura forçada e não de repouso articular mantida por longos períodos dificilmente a musculatura se adaptará a essa condição.
Em outras palavras, em posturas estáticas o músculo perde a sua capacidade de contração e relaxamento, trazendo então o aparecimento de dores e fadiga muscular. É justamente por isso que colaboradores que passam muito tempo sentados de forma incorreta sentem dores musculares.
Como melhorar a postura no trabalho?
Se você passa muitas horas sentado, precisa evitar ao máximo ter uma má postura no trabalho para não sofrer lesões e dores. A primeira forma de evitar isso é ajustar o ambiente profissional, independentemente de um regime in loco ou home office.
Para tanto, escolha uma cadeira ergonômica e confortável, que seja capaz de abrigar o seu corpo durante toda a jornada de trabalho. Aliás, dê preferência para cadeiras com ajuste de altura e com apoio de braço.
Além disso, apoio para os pés e para o notebook são fundamentais para a manutenção de uma postura correta. A ideia é que os devidos ajustes reduzam ao máximo os riscos ergonômicos, mantendo o seu corpo no ângulo de 90º.
Por isso, a tela do computador precisa estar na altura dos seus olhos à distância de 50 a 60 cm, de modo que você não tenha que abaixar a cabeça ou levantá-la.
É claro que o mais prudente é que as empresas forneçam equipamentos ergonômicos aos seus funcionários. Contudo, é responsabilidade dos colaboradores os utilizarem da forma correta.
No mais, fazer alongamentos antes de iniciar os trabalhos na frente do computador, como a ginástica laboral, é uma forma contundente de fortalecer a musculatura e preparar o corpo para a jornada de trabalho. Assim, alongue o pulso, os dedos e o braço, além da coluna.
Lembrando ainda que todas essas adaptações e exercícios também valem para o ambiente doméstico, considerando as rotinas e vagas home office, sobretudo se você for um profissional que trabalha diante das telas.
Curtiu conhecer mais sobre os riscos ergonômicos? Então, já compartilhe este post com seus amigos nas redes e até a próxima!