Golpe do cartão de crédito: conheça os 5 mais populares!
Pular para o conteúdo

Conheça os principais tipos de golpe do cartão de crédito e aprenda a se proteger

Com as dicas certas, você pode manter seus dados financeiros seguros durante compras físicas e online ao usar seu cartão de crédito.

    Anúncios

    golpe do cartão de crédito
    Fonte: Freepik

    O golpe do cartão de crédito já vem assombrando diversos brasileiros, que constantemente sofrem com os seus dados financeiros roubados. Com golpistas cada vez mais criativos por busca de informações confidenciais, é sempre importante saber como se proteger.

    De fato, o cartão de crédito é um método de pagamento muito seguro. No entanto, a sua popularidade entre os brasileiros tem feito com que muitos fraudadores manipulem as redes sociais e endereços eletrônicos, fazendo muitas vítimas por aí.

    Anúncios

    No post de hoje, conheceremos os principais tipos de golpe do cartão de crédito e daremos dicas importantes para que você possa se proteger contra as fraudes. Confira a seguir!

    1.   Phishing

    O golpe de phishing já é muito popular, sendo considerado um golpe cibernético. Nele, os golpistas se passam por uma entidade muito respeitada no mercado, como um banco ou financeira. A ideia é obter informações confidenciais, como números de cartão de crédito, senhas e informações pessoais.

    Anúncios

    Sendo assim, os fraudadores podem enviar e-mails e mensagens de texto falsas para as vítimas, pedindo dados sensíveis e confidenciais. Assim, para se proteger, nunca clique em links suspeitos e evite fornecer qualquer tipo de informação pessoal para perfis duvidosos.

    2.   Pharming

    O golpe de pharming também é outro tipo de golpe que pode resultar no roubo dos seus dados do cartão de crédito, se você não ficar esperto. A fraude consiste em um redirecionamento de tráfego de um um site legítimo para um site falso, com o objetivo de roubar dados.

    Uma forma de fazer o pharming é a partir da instalação de um malware no computador da vítima ou ainda da manipulação de servidores. Sendo assim, a melhor forma de se proteger deste tipo de golpe é sempre manter o antivírus atualizado e fazer escaneamentos periódicos em seus dispositivos eletrônicos.

    3.   Skimming

    O skimming, também popularmente conhecido como chupa-cabra, diz respeito a um golpe financeiro no qual um dispositivo é instalado em um terminal de pagamento, como caixas eletrônicos, a fim de coletar informações do cartão, como o número e a senha.

    O grande problema é que esses dispositivos são muito difíceis de serem reconhecidos pelos usuários, sendo muito efetivos quando o assunto é clonagem de cartão. Mas, se estiver em um terminal de pagamento e notar algo suspeito no leitor de cartão, desconfie prontamente.

    4.   Clonagem

    Talvez um dos golpes de cartão de crédito mais conhecidos seja a clonagem de cartão. Segundo pesquisas, cerca de 40% dos brasileiros já foram vítimas de golpes financeiros, sendo o cartão clonado o mais comum dos golpes.

    A clonagem de um cartão de crédito se dá quando os golpistas obtêm acesso ao seu cartão e fazem cópias no intuito de realizarem compras fraudulentas. O acesso à ferramenta de crédito pode ser feito de diferentes modos, além do skimming, o mais comum é hacking de dados financeiros por parte de funcionários mal intencionados.

    A melhor forma de saber se o seu cartão de crédito foi clonado é fazer vista grossa nas transações financeiras. Você pode acompanhar todas elas a partir da conta digital do seu banco e, em caso de alguma suspeita, notifique imediatamente sua empresa de cartão de crédito.

    5.   Sites falsos

    Fique de olho, porque as compras online também podem ser uma boa oportunidade de golpe com o cartão de crédito. Atualmente, temos encontrado muitos sites falsos na internet que se passam por sites oficiais de marketplaces gigantes do mercado.

    Assim, é comum que as vítimas acessem o site, tomando-o por verdadeiro, e façam compras sem jamais receberem os produtos. Além disso, podem cair em um gole duplo, uma vez que, ao fornecerem os dados do cartão de crédito para pagamento da compra, acabam por terem tais dados roubados pelos golpistas.

    Sendo assim, todas as vezes que entrar em um site para fazer compras online, verifique se o URL é verdadeiro e preste atenção se o checkout é realmente confiável e seguro.

    6.   Maquininha de cartão

    Além das compras online, compras físicas também possibilitam que os golpistas façam novas vítimas. Este golpe consiste no uso de uma maquininha de cartão adulterada em que o valor da cobrança não condiz de fato com o valor cobrado pela compra.

    Esse é um golpe muito comum em deliveries de comida. Assim, quando o entregador chega ao destino da entrega, pede ao cliente que passe o cartão em uma máquina, cujos números estão errados, cobrando um valor maior pelo pedido.

    Inclusive, com a maquininha adulterada ainda é possível que o fraudador clone o cartão do cliente sem que este saiba.

    Melhores dicas para não cair em um golpe do cartão de crédito

    golpe do cartão de crédito
    Fonte: Freepik

    Entendido quais são os principais tipos de golpes do cartão de crédito, é igualmente importante conhecer formas de se proteger contra as ações fraudulentas. Dessa forma, a nossa primeira dica é quanto às compras online. Todas as vezes que entrar em uma loja virtual, certifique-se de que o site seja seguro.

    Para isso, é sempre importante verificar se há um cadeado na barra de endereço e se este começa com “https://” ao invés de “http://”. Esses indicadores de segurança asseguram que informações estarão protegidas durante a navegação.

    Outra dica básica é não compartilhar as suas informações pessoais em redes sociais com terceiros. Números completos de cartão de crédito, senhas ou dados de identificação pessoal são informações muito sensíveis para repassar por e-mail, telefone ou em sites não seguros.

    Lembre-se que é muito comum que os golpistas se passem por empresas legítimas para obter essas informações, portanto, todo cuidado é pouco. Aliás, atente-se aos e-mails, mensagens de texto ou ligações em que informações pessoais ou financeiras são solicitadas.

    Muitas dessas comunicações podem ser fraudulentas e é sempre importante verificar a autenticidade das solicitações nos canais de atendimento oficiais da empresa requerente.

    Gabriel Mello

    Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.