Entregador de aplicativo: como ingressar na profissão?
Pular para o conteúdo

Deseja ser entregador de aplicativo, qual passo a passo

Aplicativos intuitivos, flexibilidade de horário e oportunidade de renda extra fazem da entrega por aplicativos uma profissão bastante procurada.

Anúncios

Tornar-se um entregador de aplicativo com certeza é um dos trabalhos mais comuns hoje em dia. Devido à pandemia do novo corona vírus, esse trabalho cresceu bastante.

Diariamente mais pessoas exercem essa atividade. Ser entregador de aplicativo pode ser uma opção bastante lucrativa. Então, é interessante saber o seu passo a passo. Além disso, o mercado de entregador de aplicativo cresce a cada dia que passa.

Anúncios

A tendência é que essa evolução continue por uns anos. Claro que esse trabalho já existia antes mesmo do isolamento social. Entretanto, visando o respeito ao distanciamento social, essa demanda cresceu desenfreadamente. Tudo isso a fim de atender ao mercado. Hoje vemos que há entregador de aplicativo para os mais diversos mercados.

Desde lanches prontos até comprar em supermercado, o entregador de aplicativo atende variadas demandas. Por isso, nesse cenário, você deve estar se perguntando sobre como é possível ser entregador de aplicativo. Ou seja, de que forma se dão os primeiros passos para esse trabalho. Além disso, você deve se perguntar também sobre o faturamento das suas entregas.

Anúncios

Dessa forma, é necessário ter uma visão concreta sobre o seu trabalho como entregador de aplicativo. Dito isso, vamos conferir algumas informações sobre como você pode começar a ser um entregador de aplicativos. Vamos conferir alguns dos apps mais comuns hoje?

Como é possível se tornar um entregador de aplicativo?

Primeiramente, para ser um entregador de aplicativo, isso vai depender bastante da política do aplicativo. Cada aplicativo tem as suas regras, bem como taxas ou outras disposições. De uma maneira geral, o primeiro passo é baixar o aplicativo, claro.

Depois disso, você deverá seguir os passos que o próprio aplicativo lhe solicita. Geralmente, esse momento é para discorrer melhor sobre os seus dados pessoais. Além dos seus dados, cada aplicativo apresenta alguns requisitos específicos para entregador. Os requisitos mais comuns entre os aplicativos são:

  • Ter idade superior a 18 anos;
  • Possuir uma Carteira Nacional de Habilitação;
  • Documento original com foto.

Ressalte-se ainda que a CNH não é obrigatória em todos os aplicativos. Além disso, em alguns casos, o entregador de aplicativo faz as suas entregas com bicicleta. Nessa hipótese, não há um documento que regulamente a locomoção através das bicicletas.

Porém, se a entrega for por moto ou carro, a sua CNH deve ser correspondente à utilização. Separamos algumas exigências específicas dos aplicativos que precisam de entregador mais comuns do nosso dia a dia:

iFood

O iFood tem um aplicativo próprio para os entregadores, sendo o “iFood para Entregadores”. O aplicativo que você usa para fazer pedidos não é a mesma plataforma para se cadastrar como entregador. É interessante salientar que esse aplicativo pode ser usado tanto no Android como no IOS. Os entregadores deverão portar e apresentar a CNH com categoria A ou categoria B. Os ciclistas estão livres para apresentar somente a sua foto do RG.

Rappi

O Rappi também tem um app próprio, que é RappiEntregador, disponível apenas para Android. Os entregadores também precisam apresentar a sua CNH, em relação ao meio de transporte.

Uber Eats

No caso do Uber Eats, o entregador precisa realizar o cadastro no site próprio. Além disso, a plataforma também exige que os entregadores possuam a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada) e CNH.

Após se cadastrar em uma dessas plataformas, é necessário esperar um tempo para validar os dados. Além dos dados, o app deve verificar a veracidade da sua documentação entregue. Depois de um certo período, que pode ser curto ou não, a plataforma entra em contato com você.

Confirmando ou não a sua participação como entregador. Após se tornar um entregador de aplicativo, você receberá alguns materiais em relação ao treinamento.

É importante saber como lidar com essa plataforma. Além, claro, saber cumprir os valores pregados pela companhia. Agora sim, você está oficialmente pronto para ser um entregador de aplicativos e ter a sua independência financeira.

Quais os benefícios de ser entregador de aplicativo?

Cada aplicativo apresenta os seus benefícios, bem como desvantagens. E, nesse momento, cabe a você decidir o que predomina. Sabemos que cada app tem a sua forma de trabalhar e gerenciar os entregadores. Entretanto, vamos analisar quais os benefícios de ser entregador de aplicativo:

– Atividade flexível. Você faz o seu horário, decidindo quando trabalha ou não;

– Aplicativos simples;

– Todos os apps são fáceis de manusear;

– Renda extra, afinal, com toda essa situação econômica do país, é necessário ter outros métodos de gerar renda;

– Plataformas seguras, visto que, entrega em si pode não ser tão segura. Mas a plataforma oferece o suporte necessário;

– Promoções, pois os aplicativos lançam a todo momento promoções. Isso impulsiona o seu ganho.

Quais os desafios de ser um entregador de aplicativo?

Assim como tudo na vida, ser entregador de aplicado tem os seus desafios a serem superados. Como foi dito acima, você precisa analisar se as vantagens serão maiores que os desafios.

O entregador de aplicativo não tem nenhum vínculo empregatício. Em outras palavras, o entregador exercerá a sua atividade como trabalhador autônomo. Isso significa dizer que não poderá usufruir dos benefícios previdenciários. Salvo os autônomos que abram um CNPJ, como o MEI.

Muitos dos entregadores hoje em dia reclamam da comunicação e suporte. Geralmente, essa reclamação tem ligação com o contato entre empresa e cliente. No meio de uma entrega, é mais complicado entrar em contato com o cliente.

Além disso, não há remuneração mínima. Os ganhos dos entregadores ocorrem de acordo com a quantidade diária. Isto é, você, como entregador de aplicativos, receberá o equivalente às entregas feitas naquele dia.

Outras formas de avaliar o seu ganho é considerando o período trabalhado. Em alguns casos, considera-se a quilometragem que foi percorrida. No geral, ser entregador de aplicativo não é uma novidade. Mas é uma opção que as pessoas estão recorrendo com maior frequência.

Portanto, vale a pena avaliar se essa também não seria a sua opção ideal. Por isso, procure saber melhor sobre as opções na sua região. Por fim, você viu que tornar-se um  entregador de aplicativo, não é uma tarefa difícil, pois tem seus benefícios e desafios como qualquer outro emprego.

Além disso, se esse meio de emprego é o que esteja buscando, não perca tempo para garantir sua renda extra ou fixa mensalmente. Até a próxima!

    Tuanny Silva

    Graduada em Administração e Especializada em Marketing Digital. Sou uma profissional apaixonada por publicidade, com uma sólida formação e experiência em estratégias de SEO.