Delivery em um negócio: Como ele pode salvá-lo? - INFOCU

Delivery em um negócio: Como ele pode salvá-lo?

Uma série de fatores influenciam o desempenho das empresas e um bom delivery pode ser um deles.

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delivery em um negócio
Fonte: Freepik

Nos últimos anos, o delivery em um negócio se tornou mais do que uma tendência, virou uma verdadeira necessidade dos empreendedores que desejam alcançar melhor o seu público. Mesmo com um enfrentamento da pandemia, ainda é um canal de vendas importante, sendo uma forma de ter ainda maior proximidade do consumidor.

Ao longo do conteúdo, será possível descobrir mais sobre a implantação dessa mudança em um negócio. Certamente, as dicas também podem ser úteis para quem já tem delivery e deseja melhorar diferentes pontos.

Como um negócio pode ser salvo pelo delivery?

Sem dúvidas, é preciso considerar diferentes pontos ao abordar a possibilidade do delivery salvar um negócio. Afinal, se sabe que, por trás de um negócio de sucesso há uma série de questões que se devem considerar. Logo, a implementação do delivery não seria necessariamente a única resposta para todos os casos que se encontram com vendas baixas. 

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Sendo assim, é preciso sempre analisar como um todo a empresa, identificar os pontos para trabalhar e se essa, de fato, pode ser uma alternativa viável. A verificação das vendas é um dos pontos que merecem a análise, principalmente se a demanda de pronta entrega não está sendo atendida adequadamente ou se é algo que se pretende atingir.

Isso porque o delivery contribui com o alcance de mais clientes no dia a dia. Aliás, se com a pandemia do coronavírus foi uma maneira de adaptação, hoje em dia continua sendo uma forma importante de alcance aos consumidores.

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Como implementar o delivery em um negócio?

Primeiramente, assim como em outras questões que envolvem uma empresa, é preciso planejamento e testes. Os impactos em potencial devem ser avaliados com cautela, que envolvem desde o atendimento e embalagem até a plataforma e o pós-venda.

Uma vez que há uma série de passos para se atender, é preciso conhecer os pontos que não podem ficar de fora, tais como:

  • Qualidade e segurança dos produtos via delivery;
  • Plataforma para compra e entrega;
  • Atendimento;
  • Horário de atendimento flexível;
  • Meios de pagamento diversificados.

No que diz respeito a qualidade e segurança dos produtos, trata-se tanto do preparo quanto das embalagens aplicadas. Afinal, é preciso que o cliente receba um produto apresentável e seguro para consumo. Além disso, as condições ideais de higiene também devem ser asseguradas.

delivery em um negócio
Fonte: Freepik

Ainda mais, para todo o processo, se deve definir uma plataforma que seja compatível com o funcionamento e objetivos do seu negócio. Hoje, algumas das principais utilizadas são o Ifood e o Rappi. Para que seja algo eficiente, é preciso avaliar a área de entrega, prazos que podem ser atendidos, se serão entregadores próprios ou da plataforma e horários de funcionamento.

Certamente, uma estrutura deve ser pensada para esse sistema, pois é uma dinâmica diferente e que exige muita organização, agilidade e cautela. Esses pontos estão associados a cada etapa, inclusive ao atendimento, que deve ser sempre eficaz, tanto antes quanto após a compra.

Com isso, se deve considerar também os modos de pagamento. Deve-se dar ênfase na importância da flexibilidade para os clientes e sem dúvidas, é algo que faz grande diferença.

Por outro lado, não se pode esquecer da importância de fazer a devida divulgação nas redes sociais, para que os clientes saibam da novidade. Afinal, essa é uma grande facilidade que certamente os atenderá de maneira ainda mais eficaz no cotidiano.

Não se esqueça de trabalhar em melhorias contínuas ao aplicar delivery em um negócio

Acima foi possível descobrir que o delivery em um negócio abrange uma série de fatores. E, nesse cenário, é importante lembrar que aprimoramentos contínuos são cruciais para alcançar resultados cada vez melhores.

Além das embalagens já citadas, divulgação, entre outros pontos, é preciso fazer uma análise constante dos resultados, desde o alcance dos clientes até o retorno dessa opção no geral. Se lembre que parcerias estratégicas podem existir em diferentes setores.

Por exemplo, a inserção de novidades constantemente que atraiam e gerem engajamento com os clientes é interessante. Para isso, pode ser válido oferecer cupons de desconto, sistemas de fidelidade e fazer promoções, entre outras ações.

São atitudes que contribuem no relacionamento com o cliente e esse é justamente um dos pontos principais no sucesso de um delivery, em especial, ao considerar o quanto essa relação pode se tornar cada vez mais um atrativo para o público.

Sendo assim, se pode perceber que o delivery para um negócio pode proporcionar resultados muito positivos desde que receba atenção constante. Não se esqueça que, nesse cenário, diversas plataformas e parceiros oferecem um suporte significativo. Afinal, o conhecimento faz toda a diferença na hora de se direcionar de uma forma cada vez mais precisa, o que pode evitar até mesmo frustrações e prejuízos.

Nathalia Oliveira

Graduada em Jornalismo especializada em SEO, finanças e redação de artigos. Sou apaixonada por contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas.

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