Crescimento do turismo e as novas oportunidades de emprego
Pular para o conteúdo

Crescimento do turismo: veja como buscar oportunidades

Espera-se que a redução dos custos operacionais propicie a recuperação do setor turístico, após a crise pandêmica.

Anúncios

Com o avanço da vacinação e, consequentemente com a redução dos casos confirmados de Covid-19, há um crescimento do turismo previsto para 2022. Quero compartilhar aqui especialmente como você como é possível buscar oportunidades para lucrar ou aumentar a receita.

Com a chegada da pandemia e as medidas de isolamento social, o setor de turismo foi um dos mais prejudicados. Dentre as medidas que afetaram negativamente as atividades turísticas está além do isolamento social, o fechamento das fronteiras e também o cancelamento de viagens sobretudo pelo receio quanto ao cenário epidemiológico.

Anúncios

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial do Turismo, somente no ano de 2020 o setor perdeu cerca de novecentos milhões de turistas. O que resultou na perda de mais de novecentos e trinta e cinco milhões de dólares de recursos.

Apesar dos dados pouco animadores, o setor espera que o ano de 2022 seja de retomada e crescimento. Tais perspectivas se sustentam sobretudo pelo avanço da imunização e pela redução dos casos confirmados. Nesse sentido, reuni dicas de como você pode aproveitar esse momento em busca de oportunidades.

Anúncios

Previsão de crescimento do turismo: redução dos custos operacionais 

Mesmo com o avanço da imunização que tem chegado a um contingente significativo de pessoas em nosso país, no Brasil, a atividade turística pode demorar para se recuperar completamente das perdas ocasionadas com a pandemia.

Para começar, para quem busca uma oportunidade no setor é preciso ter em mente que, mesmo que haja uma expansão drástica da oferta, o mesmo tem uma limitação de estrutura física para atuação.

Ou seja, mesmo que haja o aumento exponencial da oferta em busca de produtos turísticos como pacotes e correlatos, haverá sempre a limitação física que impedirá suprir essa demanda.

Assim sendo, a oportunidade para quem deseja lucrar com o crescimento do turismo para 2022 está sobretudo na redução dos custos operacionais. Os custos operacionais são passíveis de serem administrados ao contrário da estrutura para assistência ao turista.

A alternativa é reduzir os custos operacionais de modo que não comprometa a qualidade do serviço prestado. Essa é uma oportunidade para que a retomada do setor seja otimizada pelo empreendedor.

A retomada do turismo demanda de um esforço conjunto de todos e somente ocorrerá a partir do momento que a atividade turística do país for vista como fonte de renda e também de geração de emprego. Além de gerar emprego e renda, a atividade turística no Brasil pode auxiliar na retomada econômica e a alavancar a imagem do país. 

Os esforços, sobretudo, dos governantes, podem favorecer com que o turismo volte a trazer receitas principalmente para os mais vulneráveis que a depender da atividade turística estão diretamente com ele envolvido.

Investimento em marketing digital para o setor de turismo 

Outra oportunidade importante para empreendedores do segmento turístico que querem aproveitar essa retomada do setor para voltar a crescer consiste no investimento em marketing e na presença online.

A pandemia trouxe algumas questões, criou tendências, e revolucionou o comportamento humano. Nesse sentido, a revolução digital na prática turística foi algo que veio para ficar. Se você quer lucrar e destacar a sua empresa uma dica é investir no marketing digital e na presença online. 

Essa foi uma das alternativas adotadas por empreendedores que conseguiram manter as atividades conforme as medidas de isolamento e distanciamento social permitiram. Além da presença em si, os clientes de modo geral hoje estão mais autônomos. Hoje realizam a contratação e o agendamento de suas viagens sozinhos através da internet. 

É preciso que você esteja preparado para suprir a essa demanda e assisti-los da melhor maneira possível. Isso independente do setor de turismo que você atua.

    Caroline